A mais nova opção de exercícios físicos para os moradores do bairro Residencial Gramado chegou nesta segunda-feira (20). A Prefeitura de Uberlândia entregou à comunidade mais uma Academia Ao Ar Livre. Agora considerada um dos principais pontos de encontros das famílias do Gramado, a Praça Comendador Tuffic Issa, que é tradicionalmente freqüentada por pessoas para jogarem futsal na quadra de esportes, ganhará um novo público.

As Academias Ao Ar Livre de Uberlândia são compostas por sete aparelhos como o esqui que serve para aumentar a flexibilidade dos membros inferiores, superiores, quadris e melhora a função cardiorrespiratória. O multiexercitador fortalece, alonga e aumenta a flexibilidade dos membros inferiores e superiores. O aparelho pressão de pernas serve para fortalecer a musculatura das coxas e quadris. Os moradores do bairro Residencial Gramado terão a remada sentada que visa trabalhar músculos das costas e ombros. Para aumentar a mobilidade das articulações dos ombros e cotovelos será realizada no aparelho de rotação dupla diagonal. Quem quiser aumentar a mobilidade dos membros inferiores e desenvolver a coordenação motora poderá utilizar o simulador de caminhada. Para ampliar a parte aeróbica será disponibilizado o simulador de caminhada que ajudar a melhorar a musculatura dos membros inferiores e superiores.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Residencial Gramado, João Batista ressaltou sobre a importância dos trabalhos desenvolvidos na localidade. “Parabenizamos o empenho da Prefeitura de Uberlândia por ouvir a voz da população. Moro aqui desde 1996, e através de uma reunião setorizada conseguimos conquistar a Academia ao Ar Livre”, disse.

O diretor da Fundação Uberlandense de Turismo Esporte e Lazer (Futel), Ezequias Souza disse que a instalação das Academias ao Ar Livre e a reforma dos Poliesportivos promovem a melhoria da qualidade de vida e a integração das pessoas. “O trabalho da administração está focado na zona urbana e rural da cidade, um exemplo disso foi à entrega da Academia ao Ar Livre para os moradores do Distrito de Martinésia”, enfatizou.

Benefícios

Especialistas em saúde afirmam que a vida sedentária provoca nas pessoas obesidade, perda de massa muscular, cansaço, pressão alta. E, segundo estatística da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2013 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030 a inatividade física será a causa de 23,3 milhões de óbitos no planeta. Neste espaço democrático as pessoas são estimuladas a praticarem exercícios físicos além de agregar o lazer ao esporte, contribui ainda, para a melhoria da qualidade de vida.

Acácias

Nesta terça-feira (21) será a vez dos moradores do bairro Jardim das Acácias receberem a Academia Ao Ar Livre, às 18h30 na praça Leopoldo de Mello.

Secom