O economista e especialista em gestão pública, Alexandre Andrade (PSB), pediu para sair do comando da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), cargo que ele ocupou desde janeiro de 2013. A exoneração foi publicada na edição desta terça-feira, 05, do Diário Oficial do Município (DOM).Na saída, o secretário, afirmou que durante esses três anos tentou fazer o que pôde para melhorar a qualidade do trânsito e dos transportes oferecidos em Uberlândia.

  “No transporte público conquistamos o tão sonhado desconto de 50% do vale-transporte e fomos a primeira cidade de Minas Gerais a criar o passe livre para idosos a partir de 60 anos. Modernizamos a fiscalização do trânsito com a implantação de uma moderna Central de Controle Operacional.

Pensamos também no conforto do passageiro ao lançar um novo modelo de ponto de ônibus com muito mais acessibilidade e ergonomia. Foi durante este período também que introduzimos os primeiros ônibus com ar condicionado da história do nosso sistema de transporte.

”, ressalta Andrade.Segundo Andrade, foi criado um Comitê de Acompanhamento da Tarifa e o Observatório da Mobilidade.

 “A modernidade sempre foi uma marca da nossa gestão e a introdução do aplicativo de classe mundial MOOVIT é uma prova disto. Demos uma atenção especial para quem mais precisa de transporte público e por isto lançamos os Expressos Canaã e Shopping Park.

Não nos esquecemos da Zona Rural, tanto é verdade que viabilizamos a primeira linha regular para o distrito de Miraporanga. Deixamos também estruturada a maior rede de BRT do Brasil que vai beneficiar, quando pronta, 200 mil pessoas dia.

”, diz. A ciclomobilidade ganhou atenção especial em toda gestão na Settran.

O Pedal Noturno caiu no gosto dos ciclistas e é realizado três vezes por semana em diversos pontos de Uberlândia. De acordo com o Alexandre, vários outros avanços foram empreendidos, mas ainda a muito para avançar.

“A mobilidade em centros urbanos como Uberlândia impõe desafios diários e constantes. Apontar novos caminhos para a mobilidade é central para o desenvolvimento da nossa cidade.

Estamos prontos para este e maiores desafios.”, finaliza.

 
.

Fonte: Gazeta de Uberlândia