Dia 08 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data tem como objetivo principal sensibilizar e conscientizar a população sobre as doenças decorrentes da alta taxa de colesterol no sangue, além das formas de prevenção e tratamento.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o colesterol alto é responsável pela morte de 17 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo. Apesar de ser uma gordura importante para o organismo, que ajuda em funções como a estruturação da parede das células e o fornecimento de energia, o excesso de colesterol pode causar vários problemas para a saúde. Um dos principais fatores de risco para tal excesso de colesterol é a obesidade, mas pessoas magras também devem estar atentas.

Segundo o cardiologista do Hospital Santa Clara Guilherme Martins Boareto, o aumento da deposição de gordura nas artérias pode resultar em problemas de saúde sérios como o infarto, o acidente vascular cerebral (AVC) e alguns tipos de trombose. 

Porém, existem maneiras de se combater essas complicações. “As duas principais formas de controlar o colesterol são a diminuição do consumo do mesmo e a queima de gordura com exercícios físicos. Caso as medidas não funcionem, é necessário o tratamento com medicações que auxiliam nesse combate”, explica o médico.

Fique atento à alimentação e cuide de sua saúde. Veja dicas:

Foto: Divulgação

KompletaComunicação