As comemorações em alusão ao Dia do Índio estão despertando a atenção de quem passa pela Praça Cívica, do Centro Administrativo Municipal. A data celebrada anualmente em 19 de abril está sendo comemorada em Uberlândia nesta terça (19) e quarta-feira (20) com várias atividades que valorizam a cultura indígena e alertam sobre a importância da preservação dos povos nativos, da manutenção de suas terras e do respeito às suas manifestações culturais.“Hoje somos mais conhecidos, mas ainda temos muitos avanços para obter”, disse a cacique Kaun Poty Guarani, organizadora do evento em Uberlândia.

Segundo ela, em Uberlândia a cultura indígena precisa ser mais respeitada e preservada. A cacique destaca que ela é mortal, mas deseja que sua cultura seja perpetuada.

Quem for à Praça Cívica poderá conhecer um pouco da cultura indígena, como as ervas usadas em tratamentos medicinais. “Estamos trabalhando para contribuir na manutenção da cultura destes povos.

Eles são importantes para nossa história”, disse a Superintendente da Igualdade Racial, Antônia Aparecida Rosa.O evento é realizado pelo Movimento dos Indígenas não Aldeados (Mina) e tem o apoio da Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Superintendência da Igualdade Racial (Supir), vinculada à Secretaria de Governo.

Secom
.

Fonte: Gazeta de Uberlândia