Os eleitores que deixaram para regularizar sua situação na última hora devem enfrentar grandes filas, já que se encerra às 18h desta quarta-feira (4) o prazo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De setembro do ano passado até essa terça (3), um total de 274.286 pessoas haviam realizado o cadastramento biométrico e atualizado o cadastro.

Devem procurar o TRE para fazer o título eleitoral os jovens que completarão 18 anos até o dia das eleições. Além deles, pessoas que não votaram nos últimos três turnos e não justificaram as faltas também devem procurar o tribunal.

Parte desses eleitores que estão nas filas, nesta quarta, segundo informou o tribunal, procuraram o local por acreditar que o cadastramento biométrico é obrigatório, mas o TRE lembra que, apesar de importante, o procedimento não será exigido nas eleições municipais deste ano.A distribuição de senhas será encerrada às 17h desta quarta, mas quem já estiver com ela em mãos será atendido independente do horário.

DocumentaçãoPara tirar o título de eleitor, basta levar documento de identidade original com foto (não serão aceitos carteira de habilitação e passaporte), comprovante de endereço recente e, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar.Quem quiser pedir a transferência do domicílio eleitoral deve procurar o cartório de sua nova residência portando o título, se ainda o possuir, um documento de identidade original com foto e comprovante de residência.

Para pedir a transferência para uma seção de fácil acesso, os documentos necessários são os mesmos.Pelo EstadoNo interior, os eleitores receberão senhas até as 17h30, como em Uberlândia.

Já na Grande BH, como Betim e Contagem, as senhas serão distribuídas pelas Centrais até as 18h.Dúvidas e informações específicas de cada um dos municípios podem ser consultadas no Disque-Eleitor, telefone 148.

OTempo/CAMILA KIFER
.

Fonte: Gazeta de Uberlândia