Os novos nomes escolhidos para assumir algumas secretarias, superintendências e fundação da Prefeitura de Uberlândia tomaram posse na tarde desta quarta-feira (6). O anúncio dos gestores foi feito pelo prefeito Gilmar Machado em coletiva de imprensa no Centro Administrativo Municipal. Os novos titulares assumirão as pastas de Agropecuária e Abastecimento, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Futel, Habitação, Superintendência de Defesa Social, Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Trânsito e Transportes.

A troca no comando das pastas acontece em virtude do período eleitoral. A legislação determina que os futuros candidatos que exercem cargo público devem se desincompatibilizar para concorrer às eleições.

A secretaria de Trânsito e Transportes é a única que será comandada interinamente. A responsável por administrá-la é a secretária municipal de Governo, Rosângela Paniago, que deverá entregar a titularidade na próxima semana, quando o novo nome for anunciado.

Três secretarias terão como dirigentes servidores que já atuavam internamente em suas pastas. Antes comandada por Murilo Ferreira, a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento terá à frente Luiz Cláudio Portilho.

Formado em Comunicação Social, Portilho exerceu as funções de coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos e diretor de Inspeção e Fiscalização. “Estou na secretaria há mais de um ano.

Estou preparado para conduzir todo o procedimento e os projetos com sobriedade. Conheço bem a secretaria e temos uma equipe competente e sólida”, disse.

A Futel ficará sob responsabilidade de Ezequias Souza Santos, em substituição a Márcio Nobre. Anteriormente, Ezequias, formado em Gestão Pública e ex-diretor da Escola do Legislativo na Câmara Municipal, era assessor especial da fundação.

“Manteremos aquilo que está dando certo junto das metas da Administração Municipal. Temos feito muitas parcerias na Futel e isso tem se concretizado em resultados”, destacou.

Com a meta de completar a entrega de 10 mil moradias até o fim de 2016, a Habitação será administrada pelo até então assessor municipal da secretaria, Selis Luiz Brandão. Graduado em Geografia, técnico agrimensor e especialista em Planejamento e Gestão Ambiental, Selis substituirá Delfino Rodrigues, que estava como secretário desde janeiro de 2013.

Para conduzir os trabalhos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o bacharel e doutor em Administração Cláudio de Almeida Fernandes pretende dar sequência aos trabalhos desenvolvidos pelo antigo titular, Ronaldo Alves. Fernandes conhece a estrutura da pasta devido ao trabalho que já exercia de assessoria e consultoria ao ex-secretário.

“Em razão do período econômico que vivemos, vamos usar de criatividade para desenvolver os projetos e ligar a cadeia produtiva”, comentou.O Procon será comandado pelo advogado Nilcio Costa, em substituição a Frank Resende, que se desincompatibilizou do cargo ainda em março.

Costa é pós-graduado em Direito Previdenciário e em Educação do Campo e Agroecologia. “Recebemos a missão de continuidade ao trabalho da instituição em defesa do consumidor e procuraremos aprimorar mais esse trabalho, o qual tem obtido uma boa recepção da população de Uberlândia”, afirmou.

Já para a Defesa Social, superintendência responsável pela proteção e defesa do patrimônio público municipal, assume Narendranath Lacerda Pacheco, no lugar de José Manoel Pacheco. Narendranath é bacharel em Decoração, ex-diretor da Saúde Total Serviços e ex-corretor de imóveis.

Secom
.

Fonte: Gazeta de Uberlândia