A Tocha Olímpica chega à Uberlândia neste sábado (7) e percorrerá um trajeto de 16 quilômetros, que contará com revezamento entre 86 pessoas. Como medida de segurança, vias e estacionamentos em diferentes bairros do município estarão interditados durante a passagem do símbolo olímpico pelos principais pontos da cidade. A Secretaria de Trânsito e Transporte (Settran) irá interditar 16 vias cerca de duas horas antes da chegada do comboio e liberar assim que a comitiva passar.No total, 108 cruzamentos receberão intervenções. Os agentes da Settran começarão atuar a partir das 12h do sábado com a distribuição de cavaletes, cones e retiradas de veículos estacionados.

O encarregado de campo da Settran, Cezar Augusto Gonzaga, alerta para que a população ajude na organização do evento, evitando estacionar veículos nas ruas por onde a tocha passar, já que nos trechos do revezamento, permanecerão fechadas as saídas de todos os estacionamentos que dão acesso a essas vias. O encarregado pede para que a população seja compreensiva excepcionalmente neste dia e que deixem os veículos estacionados em ruas paralelas ou na casa de amigos e familiares.

Para as pessoas que não forem participar do evento, a recomendação é que optem por outro trajeto. “Queremos causar o mínimo possível de transtorno, para isso, é importante que as pessoas entendam a importância do evento e nos ajudem.

Uberlândia será projetada para todo o mundo e temos condição de ser exemplo para outros municípios com a passagem da tocha em uma rota bem organizada”, disse.Durante o período de intervenção no tráfego, o itinerário das linhas de ônibus que passam pelo trajeto será isolado e desviado para outras ruas e avenidas.

A organização do evento é do Comitê Olímpico Internacional (COI) e a segurança da Força Nacional. Para a Prefeitura de Uberlândia cabe organizar o trânsito, conforme cronograma estabelecido pelo COI, e é por isso que os bloqueios de vias e de estacionamentos estão sendo planejados, principalmente, para as ruas onde haverá condução a pé do fogo olímpico.

Batedores farão a segurança da tocha e mais de 100 pessoas entre agentes e voluntários irão atuar no desvio de tráfego para o comboio. A rota começará no ginásio do Sabiazinho com previsão de chegada da tocha às 17h20, posteriormente ela passará pelas principais avenidas da cidade até o ponto de encerramento, que contará com uma festa de celebração, no Teatro Municipal às 20h45.

A segurança do símbolo olímpico será feita pela Força Nacional com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Polícia Militar. Além do efetivo policial, um comboio com mais de 140 pessoas da organização do evento acompanharão o roteiro.

Durante o trajeto haverá apresentações culturais, musicais, esportivas, além de um envolvimento de estudantes das redes municipal, estadual e particular. Alunos de Universidades serão voluntários.

Rota da Tocha

Arena Sabiazinho

Av. José Roberto Migliorini

Parque do Sabiá – Entrada Mundo da CriançaPista de Caminhada – até saída Parque do Sabiá/Santa Mônica

Av.Anselmo Alves dos Santos

Rua Nordal Gonçalves de Melo

Av. Lazara Alves Ferreira

Av.João Naves de Ávila

Av. Floriano PeixotoRua Bernardo Guimarães

Av.João PinheiroRua XV de Novembro

Av. Afonso Pena

Av. João Naves de Ávila

Av. Cesário AlvimRua Cruzeiro dos Peixotos

Av. Afonso PenaRua Rio de Janeiro

Av. Floriano Peixoto

Rua Paraná

Av. Rondon Pacheco

Teatro Municipal