Em entrevista coletiva na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal de Uberlândia, nesta quinta-feira (28), foi anunciado o trajeto de passagem da tocha olímpica por Uberlândia no dia 07 de maio. O símbolo olímpico vai percorrer 18 ruas e avenidas, a rota começará no ginásio do Sabiazinho com previsão de chegada às 17h20. No local, um paratleta olímpico fará o acendimento da Tocha, posteriormente ela passará pelas principais avenidas da cidade até o ponto de encerramento, que contará com uma festa de celebração, no Teatro Municipal às 20h45.

Ela permanece no local durante toda a noite e segue no dia seguinte para Uberaba. Os mapas com os pontos por onde a tocha passará pode ser acompanhado por este link.

            O trajeto será percorrido por 16 quilômetros e revezado por 86 pessoas. Cada condutor vai levar a chama por 200 metros.

O comitê montado pela Secretaria Municipal de Governo, para organizar as determinações do Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Rio 2016, escolheu oito pessoas para o revezamento, todas ligadas ao esporte que representam a cidade no Brasil e no Mundo.            A segurança será feita pela Força Nacional com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Polícia Militar.

Além do efetivo policial, um comboio com mais de 140 pessoas da organização do evento acompanharão o roteiro. Durante o trajeto haverá apresentações culturais, musicais, esportivas, além de um envolvimento de estudantes das redes municipal, estadual e particular.

Alunos de Universidades serão voluntários.            As vias serão interditadas cerca de duas horas antes da chegada do comboio em cada local e liberadas assim que a comitiva passar.

Os órgãos envolvidos no esquema de trânsito comunicarão a população. Durante o período de intervenção no tráfego, o itinerário das linhas de ônibus que passam pelo trajeto será isolado e desviado para outras ruas e avenidas.

À medida que os condutores passarem com a tocha, o trânsito será liberado aos poucos.            Com previsão de chegada ao centro da cidade às 19h, no sábado, dia que antecede o Dia das Mães, celebrado domingo (8), o fluxo de pessoas na região central irá aumentar e ainda movimentar o mercado local.

Além disso, a rede hoteleira, bares e restaurantes também estão preparados para receber turistas vindos de diversas cidades que chegarão até Uberlândia para acompanhar a tradição milenar dos Jogos Olímpicos.            Durante 95 dias a Tocha Olímpica vai percorrer 20 mil quilômetros em 329 municípios brasileiros.

A principal mensagem é de união e irmandade dos povos, buscando não a disputa, mas a solidariedade das pessoas. A estimativa do Comitê Rio 2016, somando a população de todos os pontos de passagem da tocha, é que 90% dos brasileiros acompanhem o revezamento.

No total, serão 12 mil condutores.Rota da TochaArena SabiazinhoAv.

José Roberto MiglioriniParque do Sabiá – Entrada Mundo da CriançaPista de Caminhada – até saída Parque do Sabiá/Santa MônicaAv. Anselmo Alves dos SantosRua Nordal Gonçalves de MeloAv.

Lazara Alves FerreiraAv. João Naves de ÁvilaAv.

Floriano PeixotoRua Bernardo GuimarãesAv. João PinheiroRua XV de NovembroAv.

Afonso PenaAv. João Naves de ÁvilaAv.

Cesário AlvimRua Cruzeiro dos PeixotosAv. Afonso PenaRua Rio de JaneiroAv.

Floriano PeixotoRua ParanáAv. Rondon PachecoTeatro MunicipalSecom
.

Fonte: Gazeta de Uberlândia