Pode se dizer que as Olimpíadas Rio 2016 começa nesta quinta-feira (21), em Olímpia (Grécia), quando a Tocha Olímpica será acessa, começando o revezamento por várias cidades do país grego, depois viajando ao Brasil, com chegada no dia 03 de maio. Em Uberlândia, uma das cidades escolhidas pelo Comitê Olímpico Internacional, o evento de passagem será dia 07 de maio.Durante 95 dias a Tocha Olímpica vai percorrer 20 mil quilômetros em 329 municípios brasileiros.

A principal mensagem é de união e irmandade dos povos, buscando não a disputa, mas a solidariedade das pessoas.  O símbolo olímpico chegará à Uberlândia às 16h do dia 7 e no dia seguinte irá para Uberaba.

O trajeto ainda não foi divulgado, mas já foram anunciados os pontos de partida e chegada, respectivamente, o ginásio do Sabiazinho e o Teatro Municipal. No trajeto haverá apresentações culturais, musicais, esportivas, além de um envolvimento de estudantes das redes municipal, estadual e particular.

Os alunos de Universidades também serão voluntários no dia 7 de maio.Por se tratar de um evento internacional, a segurança será feita pela Força Nacional com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Polícia Militar.

O comitê montado pela Secretaria Municipal de Governo para organizar as determinações do Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Rio 2016 escolheu oito pessoas, dos 86 que conduzirão a tocha. Todas ligadas ao esporte que representam a cidade no Brasil e no Mundo: Manoel Honorato (vôlei), Luciano Dantas “Montanha” (halterofilismo), Karolina e Pedro Cordeiro (corrida), Rafael Farnezi (triathlon), Leonardo Afonso (fisioterapeuta do esporte), Juliana Mohallen (hipismo e corrida de montanha), José Gama (atletismo) e Fábio Cavalheiro Silvestri (ultra ciclismo).

No trajeto de 16 quilômetros, cada condutor vai levar a chama por 200 metros.E este é só o primeiro momento em que Uberlândia participa diretamente das Olimpíadas deste ano, porque a partir de agosto receberá na cidade as delegações da Bélgica, Irlanda e Sérvia, que escolheram a cidade como centro de treinamentos para os Jogos.

Secom
.

Fonte: Gazeta de Uberlândia