18.7 C
Monte Carmelo, MG
sábado, 21 janeiro 2017
PSICOLOGIA
Dra Micheli Rodrigues Costa – Psicóloga
Formada na Universidade Paulista em 2004, com pós graduação
em psicologia Clínica na PUC de São Paulo e curso de Equoterapia. Atua profissionalmente em Monte Carmelo e região desde 2007.

Dicas saudáveis

Uma alimentação saudável.

Manter uma alimentação equilibrada e saudável é essencial para se ter saúde. O que comemos influência a nossa saúde em geral e o nosso estado de espírito. Além disso, a alimentação assume um papel fundamental para o bom funcionamento do cérebro.

Por tudo isto, opte por alimentos que contêm triptofano (o aminoácido responsável pela produção de serotonina), que o vão deixar mais bem-disposto e bem-humorado e que contribuem para atenuar os sintomas da depressão.

Aqui ficam algumas sugestões (tenha-as em conta, pelo menos, 3 vezes por semana):

  • Arroz e cereais integrais;
  • Aveia;
  • Soja;
  • Chocolate amargo (30 g/dia);
  • Leite, ovos e derivados magros;
  • Frutas (banana, laranja, tangerina, limão, abacate, melancia, maçã, uva, morango, framboesa, amora);
  • Legumes (espinafres, repolho, couve alface, bróculos);
  • Peixe (salmão, sardinha, cavala, atum).

Fazer exercício físico.

O exercício físico é uma forma eficaz de o ajudar a ultrapassar a depressão. Se não está habituado, chegou o momento de criar novos hábitos. Comece devagar, com caminhadas ao ar livre ou com passeios de bicicleta. A hidroginástica, a natação ou o ioga podem ser também atividades relaxantes para si. As aulas de grupo em ginásios, ou aulas de dança são uma óptima alternativa que estimulam o contacto entre pessoas. Assim, ao mesmo tempo que faz uma atividade agradável, cuida da sua saúde. Informe-se junto do seu médico e receba orientações para o melhor plano de treino para si.

Estar rodeado de amigos e familiares.

Os seus amigos e familiares sentem a sua falta quando se afasta deles. Por isso, combata a falta de vontade de sair, de conversar e conviver. Deixe que aqueles que lhe são mais próximos o ajudem e acompanhem. Passear ou fazer um lanche em casa de familiares são atividades simples e pouco cansativas, que lhe permitem estar rodeado de pessoas de quem gosta e que gostam de si.

Cuidar de si.

O mais importante agora é o seu bem-estar. Cuidar de si é uma forma de aumentar a sua autoestima e de se valorizar. Ao longo do dia, existem muitas formas de o fazer.

Comece por descansar e regular o seu sono, dormindo 8 horas por noite. Durante o dia, sempre que possível, apanhe um pouco de sol. A luz solar atenua os sintomas da depressão e ajuda-o a manter uma pele saudável. Se preferir, vá ao cabeleireiro, às compras, pratique algum desporto com os amigos, leia um bom livro, veja um filme bem acompanhado. E se gosta de música, dança, pintura ou outra atividade, inscreva-se numa escola, atelier ou associação e divirta-se. Assim, mantém-se ativo enquanto faz o mais gosta.

Evitar situações de stress.

O stress é inimigo da saúde e do bem-estar. Por isso, procure descobrir quais as situações que lhe causam stress, pressão ou desconforto e evite-as. Sempre que não seja possível evitá-las, procure gerir a situação de forma a diminuir o seu impacto. Tente planear com antecedência as suas tarefas do dia a dia e procure sempre manter a calma, consigo mesmo e com os outros. Existem técnicas de relaxamento que o podem ajudar a aliviar o stress acumulado. Procure um profissional ou fale com o seu médico sobre o assunto.

CENTRO AUDITIVO ORAL E INTERCLÍNICA

Rua Tito Fugêncio, 500 – Centro
Monte Carmelo – MG
(34) 3842 – 0643
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Powered by moviekillers.com