Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis)(Foto: TV Globo/ Renato Rocha Miranda)Novela de sucesso, ‘Alma Gêmea’ está prevista para voltar ao ar em agosto no ‘Vale a Pena Ver de Novo’. Escrita por Walcyr Carrasco e com direção de núcleo e geral de Jorge Fernando, a obra fala sobre a busca do amor verdadeiro e sobre o reencontro de um casal que foi separado pelo tempo, pela tragédia e pela condição social.
A história, ambientada na década de 20, mostra o amor entre Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina.

Quando os dois se conhecem é amor à primeira vista. Um amor tão forte que, em pouco tempo, eles se casam e têm um filho, Felipe (Sidney Sampaio).

No entanto, alguém muito próximo está disposto a fazer de tudo para separá-los: Cristina (Flávia Alessandra), a prima pobre de Luna que morre de inveja do casal. Para se vingar, ela planeja um assalto a Luna.

Na noite em que o plano é colocado em prática, a bailarina leva um tiro dos bandidos e não resiste. Arrasado com a morte da esposa, Rafael se torna um homem muito infeliz.

Perde o amor pela vida e vive solitário, preso dentro de casa. O que o botânico nem imagina é que, Serena (Priscila Fantin), uma jovem índia mestiça, vai chegar à cidade e despertar sua atenção.

Serena consegue um emprego como faxineira no casarão de Rafael e, a partir de então, estranhos fenômenos começam a acontecer e a dar a sensação em muitos que conviveram com Luna, inclusive no patrão, de que a bailarina está de volta. O botânico tenta resistir por um tempo, mas, mesmo sem saber o que ocorre, resolve seguir seu coração.

Inicia-se assim a história de amor entre Rafael e Serena, uma trama envolta em mistério e marcada por fatos surpreendentes. Mas Cristina, mais uma vez, não mede forças para impedir o  romance.

  Revoltada, tenta destruir todos que estão em volta do casal e começa a despertar suspeitas em Rafael.
AudiênciaMaior sucesso do horário das seis na década, ‘Alma Gêmea’ foi um fenômeno de audiência.

A trama, que registrou 36 pontos de média, em sua estreia no dia 20 de junho de 2005, alcançou 53 pontos no último capítulo e teve média geral de 39 – 12 a mais que a substituta, “Como Uma Onda”.
Na primeira reprise no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, em 2009, ‘Alma Gêmea’ estreou com 18 pontos e chegou ao fim com incríveis 30 pontos – fechou com média geral de 20 pontos.

Curiosidades
Cristina (Flávia Alessandra) se desespera ao ver o fantasma de Guto (Alexandre Barillari)(Foto: Globo/Márcio de Souza)– Para dar vida à vilã Cristina, Flávia Alessandra assistia a filmes de terror, suspense, obsessão e loucura, em busca de inspiração para compor as diversas fases da personagem. A atriz também dispensava os dublês nas cenas mais difíceis.

– Devido ao enorme sucesso, a trama foi esticada em mais 25 capítulos.
– As cenas da morte do vilão Guto (Alexandre Barillari) foram exibidas a partir do capítulo 130, que foi ao ar em 17 de novembro de 2005.

Mas o ator não saiu da novela. Ele continuou na trama, dessa vez como espírito que assombrava a vilã Cristina (Flávia Alessandra).

A última cena do personagem foi ao ar no capítulo 220, exibido em 02 de março de 2006.
– A vilã Débora (Ana Lúcia Torre) teve seu desfecho antes do fim da história.

No folhetim, ela morreu envenenada, depois de planejar o envenenamento de Rafael (Eduardo Moscovis). Curiosamente o feitiço se voltou contra o feiticeiro.

Essa sequência de cenas foram exibidas a partir do capítulo 208, em 16 de fevereiro de 2006.
Débora (Ana Lucia Torre) morre envenenada(Foto: Divulgação/Globo)– Rodrigo Faro fez uma participação no último capítulo da novela.

Ele interpretou Zacarias, um homem rico que se casa com Mirna (Fernanda Souza).
– Foram escritos três finais diferentes para o casal protagonista Serena e Rafael -prática adotada por Walcyr Carrasco em várias novelas, para que o final não vaze antes.

ElencoPriscila Fantin – Serena AnauêEduardo Moscovis – Rafael de Souza DiasFlávia Alessandra – Cristina Ávilla SaboyaAna Lúcia Torre – Débora Ávilla SaboyaLiliana Castro – Luna Ávilla Blanco DiasAlexandre Barillari – GutoDrica Moraes – Olívia MédiciMalvino Salvador – Vitório SantiniElizabeth Savalla – Agnes Ávilla BlancoLuigi Baricelli – Raul de Carvalho SiqueiraFernanda Machado – Dalila Santini da SilvaNívea Stelmann – AlexandraFernanda Souza – Mirna Gonçalves da SilvaEmílio Orciollo Netto – Crispim Gonçalves da SilvaRita Guedes – KátiaThiago Luciano – IvanBia Seidl – Vera Souza DiasMichel Bercovitch – CiroCarla Daniel – ZulmiraNicette Bruno – OféliaFúlvio Stefanini – Osvaldo SantiniNeusa Maria Faro – Divina SantiniSidney Sampaio – Felipe Ávilla Blanco DiasErik Marmo – Hélio SantiniWalderez de Barros – Adelaide ÁvillaDavid Lucas – Terê DiasErnesto Piccolo – EuricoÂngelo Antônio – Dr. EduardoAisha Jambo – Sabine Bel-LacKeruse Bongiolo – JudithMarcelo Faria – JorgeRodrigo Phavanello – Roberval da SilvaBruna di Tullio – MadalenaKayky Brito – GumercindoCecília Dassi – Mirella de Médici Siqueira DiasRenan Ribeiro – Carlito de Médici SiqueiraEmiliano Queiroz – Bernardo dos Santos (Tio Nardo)Umberto Magnani – EliasCaroline Smith – RitinhaLady Francisco – GenerosaTammy di Calafiori – Nina SantiniCarlos Gregório – Sr.

RodriguezMariah da Penha – ClariceRonnie Marruda – AbílioAndréa Avancini – TerezinhaFelipe Camargo – Dr. Julian EnkeRosane Gofman – NairLuciano Vianna – XavierHilda Rebello – Dona FilóMarcelo Barros – AlaorDuse Nacaratti – BruxaPamella Rodrigues – Paulina

.

Fonte: TV Foco