Joaquina (Andreia Horta) e Xavier (Bruno Ferrari)(Foto: Globo/João Miguel Júnior)Nova novela das onze da Globo, “Liberdade, Liberdade”, que contará a história de Joaquina, filha de Tiradentes, estreia nesta segunda-feira (11).
Confira a seguir, o perfil de cada personagem da história, mostrando quem é quem na trama escrita por Mário Teixeira, baseada em argumento de Marcia Prates, livremente inspirada no livro ‘Joaquina, Filha do Tiradentes’, de Maria José de Queiroz.
Perfil dos personagens
Joaquina ou Rosa (Mel Maia / Andreia Horta) – É por natureza uma grande heroína.

Filha de Tiradentes (Thiago Lacerda) e Antônia (Letícia Sabatella), quando criança tem admiração pelo pai. Testemunha o enforcamento dele e é resgatada por Raposo (Dalton Vigh), que a cria como filha em Portugal.

Cresce e é chamada pelo nome Rosa, para esconder sua verdadeira origem. Torna-se uma mulher à frente de seu tempo, repleta de ideais e senso de justiça.

Faz esgrima, cavalga, é letrada e muito corajosa. Volta para o Brasil e começa a descobrir mais sobre o passado do pai biológico e sobre o sangue revolucionário que corre em suas veias.

José Maria Rubião (Mateus Solano) – É o braço direito de Tiradentes (Thiago Lacerda) na luta pela libertação do Brasil da Coroa até ter a própria vida ameaçada. Entrega o Alferes para a família real portuguesa e tem a vida poupada, sendo eternamente grato por isso.

Tenta resgatar um saco de ouro que deixou com Antônia (Letícia Sabatella) e, após uma discussão, acaba a assassinando. Torna-se o Intendente de Vila Rica e preserva os valores da Coroa portuguesa no local.

 Mora sozinho com a governanta Anita (Joana Solnado), com quem tem uma relação bem íntima, apesar de não nutrir sentimentos por ela. Quando Rosa (Andreia Horta) chega à cidade, a atração é imediata.

O que ele não sabe é que ela é Joaquina, filha do Alferes e de Antônia (Letícia Sabatella).
Xavier (Bruno Ferrari) – Jovem recém-formado como médico, passou seis anos em Coimbra.

Volta ao Brasil para atuar como médico e se casar com Branca (Nathália Dill), a quem foi prometido antes de viajar. Os pais dele, Matias (Mario Borges) e Brites (Rita Clemente), apostam no casamento para recuperarem a fortuna que um dia tiveram.

Tem ideais revolucionários, quer um Brasil livre da Coroa e direitos iguais para todos os homens e mulheres. Se encanta por Rosa (Andreia Horta) e descobrirá, no devido tempo, que os dois compartilham da mesma luta.

Branca (Nathália Dill) – É o melhor partido de Vila Rica. Linda, bem criada, tem valores e comportamento dignos de uma dama.

Porém tem uma personalidade insidiosa, calculista e dissimulada. Faz tudo para conseguir o que quer.

Reencontra o noivo Xavier (Bruno Ferrari) e quer logo resolver o casamento, afinal sabe que, assim como ela, ele é o melhor partido de Vila Rica. Os pais, Diogo Farto (Genézio de Barros) e Luzia (Chris Couto), um dia fizeram gosto pela união, mas ao saber que a família do moço anda falida, tentam convencer a filha a mudar de ideia.

  Mas Branca tem personalidade forte e não vai desistir do homem que ama, mesmo percebendo a aproximação dele com Rosa (Andreia Horta).
Raposo (Dalton Vigh) – É o homem que resgata Joaquina (Mel Maia) após a morte de Tiradentes (Thiago Lacerda) e Antônia (Letícia Sabatella).

Até então é simpatizante pela luta dos inconfidentes. Ao ver a pequena testemunhar a morte do próprio pai, ele se compadece de seu sofrimento e assume sua criação.

Juntos, eles embarcam para Portugal e lá a chama de Rosa. Apesar de um dia ter apoiado a luta dos inconfidentes, Raposo deve tudo que tem à Coroa portuguesa.

Torna-se um importante fidalgo pelas riquezas que adquiriu ao longo dos anos. Anos depois, quando os nobres vêm para terras brasileiras para fugir das invasões napoleônicas, Raposo decide os acompanhar.

Por ser um ex-revolucionário que se tornou um conservador, vai entrar em colisão com os ideais de Joaquina.
Dionísia (Maitê Proença) – Irmã de Raposo (Dalton Vigh).

Ela é tia de criação de Joaquina/Rosa (Andreia Horta). Dionísia é responsável pela preservação dos bens do irmão no Brasil enquanto ele reside em Portugal.

Ela é conservadora, se considera uma senhora de respeito e acaba tendo conflitos com Joaquina por conta da diferença de opiniões. Mas ela ama a sobrinha e faz de tudo para proteger sua identidade, para que nenhum mal a atinja.

Dionísia carrega marcas do passado. Cicatrizes causadas pelas surras que levava do ex-marido.

André (Caio Blat) – Filho de Raposo (Dalton Vigh), é o grande confidente da irmã Joaquina (Andreia Horta). Sabe de todo seu passado e teme pela vida dela com o retorno para o Brasil.

Quer agradar o pai e tenta acompanhar seus hábitos, mas a sensibilidade do rapaz o mantém distante da brutalidade típica dos homens da época. André tem que lidar com o inesperado amor de Mimi (Yanna Lavigne), linda prostituta que se apaixona por ele.

Bertoleza (Sheron Menezzes) – Negra alforriada criada como filha por Raposo (Dalton Vigh). Cresce ao lado de André (Caio Blat) e Joaquina, a quem conhece como Rosa (Andreia Horta).

Não sabe do passado da mulher que considera como irmã. Cresce como fidalga e, ao vir para o Brasil com a família, se depara com um limbo social: não se encaixa na realidade dos fidalgos e nem na dos escravos.

Gaspar (Romulo Estrella) – Arruaceiro de Vila Rica, um dos muitos que vagavam pela capital do ouro, esperando a chance de enriquecer com facilidade. Torna-se um suposto negociante de escravos, quando na verdade é traficante e contrabandista, um tipo disposto a tudo.

Mão De Luva (Marco Ricca) – Grande salteador da região de Vila Rica, líder de um bando, que garante que o lucro fique somente nas mãos de seus integrantes. Pegam itens de valor que podem revender – moedas, roupas, pedras preciosas… O que der lucro, está valendo.

Sequestra Joaquina (Mel Maia) ainda criança e tenta trocar a filha de Tiradentes (Thiago Lacerda) por ouro, mas ela consegue fugir. Mais velha, reencontra o salteador, que tentará de novo o golpe.

Afinal, agora ela vale ainda mais ouro!
Simão (Nikolas Antunes) – Integrante do bando de Mão de Luva, é o braço-direito do líder. De vez em quando se atrapalha e dificulta os negócios do chefe, mas é fiel e faz de tudo para ajudá-lo.

Caju (Gabriel Palhares) – Bandoleiro mirim do bando de Mão de Luva (Marco Ricca). Muito esperto, fica de olho na movimentação das estradas para já alertar o grupo sobre lucro a caminho!
Ascensão (Zezé Polessa) – É uma mulher que vive à margem da sociedade.

Entende de remédios naturais e curas, e conhece os segredos de muita gente da cidade, pois já prestou serviços a muitas delas. Como tem grande conhecimento de práticas médicas, tem fama de bruxa.

Virgínia (Lília Cabral) – Dona do Cabaré de Vila Rica. É uma mulher que encanta os homens por sua sensualidade e inteligência.

Promove os encontros dos rebeldes em seu estabelecimento, sendo ela um dos pilares do movimento. No passado, ajudou Raposo (Dalton Vigh) a fugir com Joaquina (Andreia Horta).

Ao conhecer Rosa, reconhece no olhar a pequena que carrega o sangue do líder do movimento dos Inconfidentes. Tenta trazer Joaquina para perto e mostrar mais sobre a história de Tiradentes (Thiago Lacerda).

Poucos sabem, mas ela é mãe de Rubião (Matheus Solano) e se ressente do caminho que o filho escolheu.
Mimi (Yanna Lavigne) – Trabalha no Cabaré de Virgínia (Lilia Cabral).

Sonha em se casar com um príncipe. Tem uma preguiça e tanto dos afazeres domésticos e por isso discute frequentemente com Vidinha (Yasmin Gomlevsky) e Gironda (Hanna Romanazzi).

É linda e se apaixona loucamente por André (Caio Blat). Esse amor impossível vai deixá-la arrasada.

Gironda (Hanna Romanazzi) – Trabalha no Cabaré de Virgínia (Lilia Cabral). Não tem habilidades para costurar e cozinhar.

Acredita que uma mulher é virgem até encontrar o homem certo, o grande amor. E jura de pé junto que nunca se deitou com um homem, para gargalhada das outras.

Na verdade, ela é uma falsa virgem, e sua virgindade será leiloada entre os clientes. Tolentino (Ricardo Pereira), o coronel dos dragões e braço direito de Rubião, cai de amores por ela, e essa paixão o faz se afundar em dívidas para satisfazer os caprichos da moça.

Vidinha (Yasmin Gomlevsky) – É o braço-direito de Virgínia (Lilia Cabral) no Cabaré. É fiel à dona do local e a ajuda em tudo que é possível.

A única menina do bordel que sabe ler e escrever.
Tolentino (Ricardo Pereira) – É o capitão que captura Tiradentes (Thiago Lacerda).

É fiel à Coroa portuguesa e cumpre seu trabalho com precisão e objetividade. Quando Rubião (Mateus Solano) se torna Intendente da Coroa, passam a trabalhar como parceiros na tentativa de manter a ordem de acordo com os interesses da família real portuguesa.

Omar (BukassaKabengele) – Vem para o Brasil para ser o espião da Coroa portuguesa e identificar focos de rebelião. Só quem sabe suas reais intenções são o Intendente Rubião (Matheus Solano) e o Capitão Tolentino (Ricardo Pereira).

Para vigiar as atividades dos rebeldes, procura emprego no cabaré de Virginia (Lília Cabral). Por ser negro, é discriminado por muitos e, em meio a uma confusão, é resgatado por Xavier (Bruno Ferrari).

E não só uma ou duas vezes. Ao descobrir que ele é um dos rebeldes, entra em conflito: preserva a vida do homem que o salvou ou cumpre suas obrigações?
Anita (Joana Solnado) – É a governanta de Rubião (Mateus Solano).

Mantém um relacionamento íntimo com o dono da casa e se ressente de sua aproximação com Rosa (Andreia Horta).
Ventura (Vitor Thiré) – Irmão cego de Rubião (Mateus Solano).

Apaixona-se por Bertoleza (Sheron Menezes) sem saber que ela é negra.
Diogo Farto (Genézio De Barros) – Apoia o movimento dos Inconfidentes, mas avisa Tiradentes (Thiago Lacerda) que as coisas estão saindo de controle pouco antes da morte do rapaz.

Aconselha Antônia (Leticia Sabatella) e ajuda a procurar Joaquina (Mel Maia) quando a pequena foge. Com a morte de Antônia e do Alferes, Diogo Farto alia-se à Coroa portuguesa para manter sua família e sua qualidade de vida.

Despreza a promessa de casamento da filha Branca (Nathalia Dill) com Xavier (Bruno Ferrari), pois sabe que a família do moço está falida. Com a chegada de Raposo (Dalton Vigh), vê no jovem André (Caio Blat) uma possibilidade de noivo muito mais interessante, afinal ele é rico.

Luzia (Chris Couto) – Casada com Diogo Farto (Genézio de Barros), cuida dos interesses de Branca (Nathalia Dill) e tenta fazer o possível para controlar os ímpetos da filha. Gosta da vida que o marido lhe dá, das regalias e quer manter o status em Vila Rica.

Alexandra (Juliana Carneiro Da Cunha) – A “mecenas” dos rebeldes, recém-chegada de Paris, irmã de Diogo Farto (Genézio de Barros). Banca os atos dos rebeldes, como financiadora da causa, mas tudo em segredo, porque mantém a fachada de velha dama da sociedade.

Matias (Mario Borges) – Minerador, perde boa parte da fortuna da família quando as terras secam, e o pouco que ganha paga de impostos para a Coroa portuguesa. Hoje trabalha de sol a sol para garantir o sustento da família.

Consegue mandar o filho Xavier (Bruno Ferrari) para estudar medicina em Coimbra e aposta no casamento dele com Branca (Nathalia Dill) para recuperar a boa vida da família.
Brites (Rita Clemente) – Casada com Matias (Mario Borges), se esforça para manter a casa em ordem com a ajuda de Celeste (Olívia Araújo).

Ama o filho Xavier (Bruno Ferrari) incondicionalmente e pensa sempre no melhor para ele.
Celeste (Olívia Araújo) – É a mucama de Matias (Mario Borges) e Brites (Rita Clemente), que querem a todo custo vender a mulher para conseguir algum lucro.

Caldeira (Jairo Mattos) – É o dono da taverna local. Respeita os mandos e desmandos da Coroa portuguesa na cidade, pois não quer problemas.

Guarda um segredo: é judeu, cristão-novo, vítima do preconceito e da intolerância.
Simoa (Leticia Isnard) – Cristã-nova como o marido Caldeira (Jairo Mattos), sonha em ter uma boa vida, com escravos e dinheiro.

Acha-se boa demais para trabalhar de sol a sol na taverna/estalagem do marido.
Malveiro (Bruce Gomlevsky) – É o feitor de Dionísia (Maitê Proença).

Garante o bom funcionamento da chácara onde a senhora mora e pune os escravos.
Saviano (David Junior) – Trabalha na casa de Dionísia (Maitê Proença) e é constantemente assediado por ela.

Gosta mesmo de Luanda (Heloísa Jorge).
Luanda (Heloísa Jorge) – Trabalha na casa de Dionísia (Maitê Proença).

Envolve-se com Saviano (David Junior) às escondidas da patroa, que mantém uma relação íntima com o escravo. Quando descobre o relacionamento, Dionísia pune os dois.

Luanda detesta Bertoleza (Sheron Menezes), pois não entende como uma negra, apesar de alforriada, priva da intimidade dos brancos.
Blandina (Mariana Nunes) – Trabalha na casa de Dionísia (Maitê Proença).

 Divertida, bem-humorada, vive sempre longe de encrencas. Não questiona nada, mas tem olho crítico, é observadora e perspicaz.

Esméria (Ju Colombo) – Garimpeira velha da Mina da Travessia, de propriedade de Raposo (Dalton Vigh). Idosa para a lida no garimpo, agora é lavadeira.

Jacinta (Dani Ornellas) – A melhor garimpeira da mina. Encontra um enorme diamante capaz de comprar sua liberdade, mas ele é roubado pelo feitor Malveiro (Bruce Gomlevsky).

Por causa dessa injustiça, foge e ajuda a fundar um quilombo.
Padre Vizeu (Marcos Oliveira) – Matou o padre que se dirigia a Vila Rica para tomar a identidade dele.

Participações especiais
Tiradentes (Thiago Lacerda) – Principal nome da Inconfidência, quer livrar a colônia dos mandos e desmandos de Portugal. Envolve-se com Antônia (Letícia Sabatella) no passado e com ela tem uma filha, Joaquina (Mel Maia/Andreia Horta).

É um sonhador, como diz a pequena, que o admira apesar dos avisos da mãe. Um dos parceiros da Inconfidência o entrega para a Coroa e ele acaba enforcado diante da filha.

Dona Antônia (Letícia Sabatella) – Cuida da filha Joaquina (Mel Maia/Andreia Horta) e quer distância de Tiradentes (Thiago Lacerda), pai da criança. Ama o Alferes, mas a vida os separou.

Hoje o homem só lhe traz problemas e ele ainda ensina conceitos libertários para a pequena, o que preocupa a mãe. É uma mulher forte, que luta para ter uma vida tranquila e ensinar bons valores à filha.

Acaba morta pelo homem que entregou Tiradentes para a Coroa Portuguesa.

.

Fonte: TV Foco