As Caiçaras – Chica (Tatiana Tiburcio), Vanda (Cinara Leal), Dora (Juliana Alves) , Julia (Erika Januza) com Tiago (Marcello Melo Jr.)(Foto: Globo/João Miguel Junior)Em “Sol Nascente”, próxima novela das seis da Globo, faça chuva ou faça sol, lá estão elas, incansáveis e prontas a ajudar umas às outras. As caiçaras são um grupo de mulheres nômades, descendentes de negros e índios e que se sustentam através da pesca artesanal.

São ciganas do mar. É assim que se comportam.

Elas chegam de barco a Arraial do Sol Nascente e se instalam por lá. Pescam com rede de emalhar, com arpão indígena, e têm na figura de Chica (Tatiana Tibúrcio), a líder do grupo.

Chica (Tatiana Tibúrcio) é muito respeitada pela comunidade e fora dela também. Tem um carinho especial por Alice (Giovanna Antonelli), filha de uma ex-líder das caiçaras, Rosário (Karolina Albertassi), que se casa com Tanaka (Luis Melo).

O japonês, dono da Arraial Pescados, adota Alice e a cria sozinho depois que Rosário morre. O espírito de cooperação das caiçaras e a escassez de peixes na região também aproxima Tanaka do grupo, agregando assim a pesca artesanal à pesca industrial.

A união é realmente a marca registrada destas mulheres. Dora (Juliana Alves), irmã mais nova de Chica, é uma destas mulheres.

Casada com Tiago (Marcello Melo Jr), os dois formam um casal apaixonado. A harmonia entre eles só é abalada porque o sonho de Tiago é ser pai e Dora não quer engravidar.

A caiçara alega que a vida nômade e sem grandes recursos financeiros que levam não seria conveniente para a criação de um filho. Ainda assim, Dora acaba engravidando para a alegria de Tiago, um pescador atuante e artesão autodidata, com muita habilidade para confecção de móveis e peças em bambu.

Cap 6 – Cena 25 – Chica (Tatiana Tiburcio), Vanda (Cinara Leal), Dora ( Juliana Alves) e Joana (Erika Januza)(Foto: Globo/João Miguel Junior)As irmãs Julia (Erika Januza) e Vanda (Cinara Leal) também são caiçaras. A rotina de trabalho delas em Arraial não se altera nem com a chegada dos maridos vindos de Santa Catarina.

Ainda assim, elas não escondem a felicidade do reencontro com seus parceiros. Quirino (Val Perré), marido de Chica, Nuno (Pablo Morais), e Cauã (Lucas Sapucahy), respectivamente marido e filho de Vanda, se juntam ao grupo para ajudar na pesca e na venda do pescado na cidade.

O retorno de Nuno vai mexer com Julia, a irmã caçula de Vanda. Tudo porque no passado eles tiveram um rápido relacionamento, mas ela nunca esqueceu o cunhado.

“Sol Nascente” é uma novela de Walther Negrão, Júlio Fischer e Suzana Pires. Com direção artística de Leonardo Nogueira e previsão de estreia para o dia 29 de agosto.

.

Fonte: TV Foco