Os irmãos Lenita (Leticia Spiller) e Ralf (Henri Castelli)
(Foto: Globo/João Miguel Junior)

Ralf (Henri Castelli)
(Foto: Globo/Ramón Vasconcelos)

Bastidor – Vittorio (Marcello Novaes) e Lenita (Leticia Spiller)
(Foto: Globo/João Miguel Junior)

Tanaka (Luis Melo)
(Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Chica (Tatiana Tiburcio), Vanda (Cinara Leal), Dora (Juliana Alves) Julia (Erika Januza) e Tiago (Marcello Melo Jr.)
(Foto: Globo/João Miguel Junior)

Bastidor – Mario (Bruno Gagliasso), Alice (Giovanna Antonelli) e o diretor Leonardo Nogueira
(Foto: Globo/Ramón Vasconcelos)

Bruno Gagliasso (Mario) e o diretor artístico Leonardo Nogueira no intervalo de gravação na Praia do Forno, em Búzios
(Foto: Globo/João Miguel Júnior)

O colorido de ‘Sol Nascente’, próxima novela das seis, é resultado da convivência de diferentes culturas, sabores e estilos na trama de Walther Negrão, Júlio Fischer e Suzana Pires. Italianos, japoneses, uma comunidade de pescadoras, tatuadores, roqueiros, surfistas, motociclistas.

Todos esses tipos se encontram na fictícia Arraial de Sol Nascente, proporcionando às equipes de cenografia e produção de arte um universo rico em diversidade e detalhes.
Animação, cumplicidade, amor e comida farta não vão faltar no núcleo da família De Angeli.

Uma casa italiana, com certeza! Mamma mia!! Pães, massas e doces de dar água na boca. As baguetes, bisnagas e os pães italianos serão o carro-chefe da padaria Pane Madre, de Geppina (Aracy Balabanian) e Gaetano (Francisco Cuoco), e gerenciada pelo filho, Vittorio (Marcello Novaes).

Entre os destaques, o cannolli, um canudo recheado de ricota, bastante apreciado na Itália, e um dos preferidos da família. A matriarca Geppina é uma expert na sobremesa.

“É uma família com vida intensa. Aquela bagunça com todo mundo falando junto e ao mesmo tempo.

Muitos objetos coloridos compõem o cenário deste núcleo, que é alto astral e acolhedor”, explica Nininha Médicis, a produtora de arte da novela. E, nas paredes da casa, fotos antigas de família e pratos temáticos coloridos.

As cores ocre e mostarda serão predominantes neste núcleo.
Já para a casa de Tanaka (Luis Melo), o patriarca da família japonesa, o clima minimalista dá o tom do cenário.

Como vive há mais de 50 anos no Brasil, o diferencial é a mescla de elementos e objetos das duas culturas. “Tanaka trouxe a alma japonesa para o Brasil e se adaptou também ao país.

Ainda cultiva a serenidade, o jeito metódico e detalhista. E essa harmonia está presente também em sua casa”, explica o cenógrafo Gilson Santos.

Uma das novidades é a utilização de bambu na casa que está sendo construída nos Estúdios Globo. Foram utilizados 3000 bambus tratados para fazer a cerca da casa do pai adotivo de Alice (Giovanna Antonelli) e 60 palmeiras tipo jerivá para compor o ambiente.

Linear e com um lago de carpas e espaço para meditação, o lugar também terá um anexo que será o ateliê de Yumi (Jacqueline Sato), que é uma artista plástica na história.
Outro cenário importante é o Rota 94, o bar gerenciado por Lenita (Letícia Spiller), que reúne ainda o estúdio de tatuagem de seu irmão, Ralf Tattoo (Henri Castelli), e um palco para apresentações musicais.

Lenita, inclusive, vai soltar a voz cantando clássicos do rock por lá. É o verdadeiro point da cidade de Arraial do Sol Nascente.

Ponto de encontro de jovens e moradores da cidade, o Rota está sendo construído num espaço da cidade cenográfica que mescla uma estrutura de demolição com a modernidade da decoração inspirada nos bares temáticos americanos de motociclistas.
Para as caiçaras, o grupo de mulheres negras liderado por Chica (Tatiana Tibúrcio), e que conta também com Dora (Juliana Alves), Júlia (Erika Januza) e Vanda (Cinara Leal), foram confeccionadas várias redes e cestos que auxiliam na pesca em cena.

As atrizes também aprenderam a caçar caranguejos e treinaram o movimento de jogar a rede corretamente no mar para pescar. “Como elas se sustentam através da pesca artesanal, é importante termos elementos que retratam essa realidade do grupo”, explica Nininha.

Como Arraial do Sol Nascente é um balneário turístico e charmoso, repleto de praias paradisíacas, reúne também muitos jovens praticantes de esportes. Tanto que foram confeccionadas quatro pranchas de stand up padle especialmente para as personagens das irmãs Yumi (Jacqueline Sato) e Hirô (Carolina Nakamura).

A de Yumi tem estampas exclusivas florais e a de Hirô, formas geométricas com listras e bolas. Dois caiaques e 12 pranchas de surfe também são usados nas gravações.

Sol Nascente é uma novela de Walther Negrão, Júlio Fischer e Suzana Pires. Com direção artística de Leonardo Nogueira, a novela tem previsão de estreia para agosto.

.

Fonte: TV Foco