O diretor Luiz Fernando Carvalho dirige Rodrigo Santoro, Afrânio na primeira fase de “Velho Chico”(Foto: Globo/Caiuá Franco)Diretor artístico de “Velho Chico”, Luiz Fernando Carvalho rejeitou mudanças na novela e acabou criando atrito na Globo. Isso porque, ele se recusa a aceitar as sugestões de Silvio de Abreu, chefão da teledramaturgia do canal, e tem resistido a promover mudanças na linha de direção da trama das 21h.
Depois serem exibidos os primeiros capítulos da segunda fase de “Velho Chico”, Silvio de Abreu, Diretor de Teledramaturgia Diária da Globo, apontou na semana passada uma série de aspectos que podem estar causando rejeição de telespectadores, são eles: falta de romance, narrativa lenta, figurino incompatível com a região (Nordeste) e época (contemporânea) e erro na caracterização dos personagens de Antonio Fagundes (Afrânio) e Iolanda (Christiane Torloni).

É o que informa o jornalista Daniel Castro.
Autor de “Velho Chico”, Benedito Ruy Barbosa aceitou a sugestão e decidiu mexer no andamento do folhetim, antecipando o reencontro de Santo (Domingos Montagner) e Tereza (Camila Pitanga), principal casal maduro da história.

Carvalho, por outro lado, segue não acatando as sugestões e defendendo suas escolhas artísticas. Afrânio, por exemplo, usa roupas coloridas e peruca porque é uma caricatura dos coronéis do sertão (e da política brasileira).

O impasse terá que ser arbitrado pelo diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder. Ele poderá bancar as decisões de Carvalho, que é um diretor de prestígio, ou intervir na novela.

O segundo cenário é visto como mais provável caso Velho Chico não reaja no Ibope. A partir da semana que vem, a novela será submetida a pesquisas com grupos de discussão.

O resultado poderá dar razão a Silvio de Abreu e enfraquecer Carvalho.
Nos bastidores da Globo, Carvalho é apontado como principal motivo da saída de Edmara Barbosa do time de autores.

Insatisfeita com decisões de Carvalho (como reedição de capítulos, cortes de cenas e ganchos) Edmara teria rompido com o diretor e, em seguida, brigado com o pai, Benedito Ruy Barbosa. Ela deixou Velho Chico há uma semana.

Procurado, o diretor Luiz Fernando de Carvalho negou estar resistindo às recomendações de ajustes em Velho Chico. “Não é nada disso”, disse.

.

Fonte: TV Foco