Silvio Santos é o dono do SBT (Foto divulgação)Em 12 de dezembro de 1930 nascia Senor Abravanel , conhecido por todos como Silvio Santos.  O mais prestigiado apresentador da televisão brasileira tem uma grande história nestes seus últimos 85 anos de vida.  Conheça ou relembre a história deste ícone da TV:
Vida pessoal de Silvio Santos
Silvio se casou pela primeira vez com Maria Aparecida Vieira, falecida em 1977 com câncer.

Maria e Silvio adotaram suas duas primeiras filhas: Cíntia e Silvia Abravanel. Um ano depois da morte de Maria Aparecida, Silvio casou-se com Íris Pássaro Abravanel, com quem tem quatro filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata.

Começo de carreira
Silvio Santos era camelô aos 14 anos de idade. Segundo sua biografia, escrita pelo jornalista Arlindo Silva, Silvio trabalhava como camelô apenas 45 minutos por dia, porque esse era o tempo do almoço do guarda que trabalhava na localidade onde vendia seus produtos, enquanto o guarda almoçava, geralmente em um bar, um funcionário o vigiava.

A sucessora
Silvio Santos e Patricia Abravanel(Foto: Lourival Ribeiro/SBT)Em 2006, durante as comemorações dos 25 anos do SBT, Silvio afirmou oficialmente estar preparando sua filha Patrícia Abravanel para sucedê-lo nos negócios da família.
Descendência
Silvio é filho de Isaac Abravanel, um estadista judeu português, filósofo, comentador da Bíblia e financista.

O nome Senor vem de seu avô Señor Abram Abravanel, falecido em 1933.
Patrimônio de Silvio Santos
Silvio Santos na década de 70 (Foto: Divulgação / Caras)Segundo o FGC – Fundo Garantidor de Créditos, o patrimônio de Silvio Santos é avaliado em torno de R$6.

000.000.

000,00 (6 bilhões de reais).
Silvio é dono de um grupo que carrega o seu nome, que inclui empresas como a Jequiti Cosméticos, a Liderança Capitalização — administradora da loteria TeleSena — e  Sistema Brasileiro de Televisão – SBT.

Carreira artística
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Silvio Santos começou a carreira ainda na juventude.

Um fiscal de posturas da prefeitura do Rio de Janeiro, percebendo o potencial de voz de Silvio, o convidou a fazer um teste na Rádio Guanabara(atual Rádio Bandeirantes do RJ). Silvio ficou em primeiro lugar no teste da rádio, superando nomes como José Vasconcelos e Chico Anysio.

Silvio ficou apenas 1 mês na profissão de radialista pois como ambulante ganhava mais.
Logo depois, Silvio decidiu ser locutor de uma rádio em Niterói.

 Percebendo que as viagens das barcas entre o Rio de Janeiro e Niterói eram marcadas pela monotonia, decidiu montar um serviço de alto-falantes nas embarcações. Nos intervalos das músicas, Silvio fazia anúncios de produtos.

O primeiro programa de Silvio Santos foi o “Vamos Brincar de Forca?”, que estreou em 1962 e era transmitido pela TV Paulista, na faixa noturna. Em 1964, passou a comandar seu programa aos domingos, das 12 às 14 horas.

No decorrer dos anos, o formato seria expandido e aprimorado no “Programa Silvio Santos”.
Seus programas
Silvio Santos já comandou, num total, 82 programas ao longo de sua vida artística, são eles:
 “Arrisca Tudo”, “Bailando por um Sonho”, “Boa Noite, Cinderela”, “Caldeirão da Sorte”, “Campeonato Brasileiro de Dança”, “Casa dos Artistas”, “Casados na TV”, “Casais na Berlinda”, “Casamento à Moda Antiga”, “Cidade Contra Cidade”,  “Corrida de Fórmula B” “Cuidado com a Buzina”, “Desafio dos Alunos Nota Dez”, “Disco de Ouro”, “Domingo no Parque”,  “Ela Disse, Ele Disse”, “Em Nome do Amor”, “Eu Compro Seu Televisor”, “Family Feud”, “Festa dos Sinos”, “Festival da Casa Própria”, “Festival de Sucessos”, “Os Galãs Cantam e Dançam”, “Gente Que Brilha”, “Gol Show”, “O Grande Perdedor”, “Jogo das Famílias”, “Hot Hot Hot”, “Isto é o Amor”, “Mina de Ouro do Baú”, “Miss Brasil”, “A Mulher é um Show”, “Música e Alegria”, “Nada Além da Verdade”, “Namoro na TV”, “Namoro no Escuro”, “Parada das Crianças”, “Passa ou Repassa”, “Perdoa Pelo Mal Que Lhe Fiz”, “Poço dos Milhões”, “Porta da Esperança”, “Pra Ganhar é Só Rodar”,  “Programa Silvio Santos”, “O Preço Certo”, “Qual é a Música?”, “Quem Manda é o Chefe”, “Quem Sabe Mais, o Homem ou a Mulher?”, “Quer Namorar Comigo?”, “Quina de Ouro”, “Rei Majestade”, “Roda a Roda”, “Roletrando”, “Se Rolar, Rolou”, “Sete e Meio”, “Show da Loteria”, “Show de Calouros”, “Show de Prêmios”, “Show de Variedades”, “Show de Talentos”, “Show do Milhão”, “Silvio Santos Diferente”, “Sinos de Belém”, “Só Compra Quem Tem”,  “Sou Grato a Você”, “Sua Majestade, o Ibope”,  “Tele Sena”, “Teleton”, “Tentação”, “Todos Contra Um”, “Topa ou Não Topa”, “Topa Tudo Por Dinheiro”, “Troféu Imprensa”, “Tudo Por Dinheiro”, “Um Milhão na mesa”, “Vamos Brincar de Forca?”,“Vamos Fazer Média”, “Vamos Nessa”, “Vinte e Um”, “Viva o Samba”, “Você é Mais Espero que um Aluno da Quinta Série?”, “A Volta ao Mundo em 80 Perguntas” e “Xaveco”.

.

Fonte: TV Foco