Isabel (Patricia Pillar) em “Ligações Perigosas”(Foto: Globo/João Cotta)Entre os dias 4 e 7 de abril, a Globo participa do MIPTV 2016, uma das maiores e mais importantes feiras de TV do mundo, realizada anualmente em Cannes, na França. Além do lançamento de seu catálogo de licenciamento no mercado europeu, neste ano a Globo também apresenta suas experiências no desenvolvimento de tecnologias para a televisão e destaca o planejamento para a cobertura jornalística dos Jogos Olímpicos Rio 2016 com a presença do ex-jogador e atual comentarista Ronaldo Nazário. A Globo ainda será indicada com ‘Malhação Sonhos’ ao International Emmy Kids Awards, em cerimônia que acontece durante a feira.

Com os olhos do mundo voltados para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a Globo, como mídia patrocinadora oficial, tem pela frente o enorme desafio de cobrir o maior evento esportivo do planeta em sua cidade. No MIPTV Conference, sessão de palestras e seminários da feira, a empresa apresenta as inovações digitais em transmissão e as ações em conteúdo desenvolvidas especialmente para os jogos, com o fim de envolver, ainda mais, os fãs de diversas modalidades.

E em esporte, quem tem uma legião de fãs e pode falar bem sobre o assunto é o ex-jogador Ronaldo Nazário, que atualmente integra o quadro de comentaristas de futebol da Globo. No painel ‘Sports, the origins of fans’, ao lado de João Pedro Paes Leme, diretor executivo de Esporte da empresa, o fenômeno conta as melhores histórias de sua carreira e analisa seu papel, como comentarista, de engajar os torcedores.

João Pedro ainda fala sobre os investimentos em conteúdo de excelência, como o ‘Time de Ouro’, uma equipe de comentaristas formada por ex-atletas olímpicos; e as tecnologias inovadoras, como as mesas táticas, os campos virtuais e projeções em tela.
Sobre tecnologia e inovação, Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo, divide com os participantes o conhecimento adquirido pela empresa nos últimos anos em produção em ultra-alta definição.

Com mais de 40 câmeras 4K destinadas à sua produção de entretenimento, a Globo já teve duas minisséries inteiramente produzidas em 4K, ‘Ligações Perigosas’ e ‘Dupla Identidade’, que podem ser conferidas em UHD na plataforma de video on demand Globo Play. E foi também a primeira emissora do Brasil a transmitir jogos ao vivo em 4K, durante a Copa do Mundo da FIFA 2014.

Durante a feira, Barros aborda essa expertise em três diferentes momentos. No dia 4 de abril, debate o uso do High Dynamic Range video e seus planos para incrementar grandes coberturas, como eventos esportivos, no painel ‘Sport: Breaking Records in Ultra HD HDR’.

No dia 4, às14h, o executivo apresenta os investimentos da empresa em tecnologias 4K e HDR. E em seguida, integra a discussão ‘Forward Thinking in Ultra HD’, sobre investimentos e gerenciamento da produção em UHD.

E é na feira que o International Academy of Television Arts & Sciences anuncia os vencedores do International Emmy Kids Awards, em cerimônia no dia 5 de abril. ‘Malhação Sonhos’ concorre na categoria Kids: Series.

A obra, exibida entre julho de 2014 e agosto de 2015 na Globo, é de autoria de Rosane Svartman, Paulo Halm, presentes no MIPTV, e Márcio Wilson, com direção geral de Luiz Henrique Rios e direção de Marcus Figueiredo, Cristiano Marques, Noa Bressane, Felipe Strazzer e João Paulo Jabur. A temporada foi marcada pela volta da academia como cenário principal  e pela história de amor entre Duca (Arthur Aguiar), que sonha em ser um grande campeão de muay thai, e Bianca (Bruna Hamú), que luta por ser uma atriz tão boa quanto sua mãe era antes de falecer.

Grandes produçõesEm entretenimento, a Globo leva o melhor da produção de conteúdo brasileiro em seu catálogo de licenciamento: seis novelas, duas minisséries e quatro filmes. Especialmente para o MIPTV, ainda lança as minisséries ‘Alemão’ e ‘Ligações Perigosas’, e apresenta aos presentes a versão ibero-americana de ‘Supermax’, primeira produção original da Globo voltada exclusivamente para o mercado internacional.

A obra original parte do argumento da nova série homônima da Globo, uma história de suspense e drama, que mistura reality show e ficção de forma inédita. Com produção executiva da Globo, em coprodução com a Oficina Burman, a adaptação para os públicos latino-americano e hispânico é de Daniel Burman, convidado especialmente para liderar a criação artística e selecionar talentos internacionais para o elenco, como o espanhol Santiago Segura e a argentina Cecilia Roth.

‘Alemão’ é uma minissérie com quatro capítulos que conta a história de cinco policiais à paisana, que investigam o tráfico de drogas no Complexo do Alemão. Às vésperas da invasão pelas forças de segurança do Estado, o chefe do tráfico local descobre a verdadeira identidade dos policiais e coloca suas cabeças a prêmio.

Essa história eletrizante é entremeada por imagens produzidas pelo telejornalismo da Globo e que fizeram o Brasil parar em frente à TV. Entre elas, estão as cenas da fuga de centenas de traficantes armados feitas pelo helicóptero da emissora.

O trabalho jornalístico rendeu a Globo o prêmio Emmy Internacional na categoria “Notícia”, no ano de 2011.
Já ‘Ligações Perigosas’, uma adaptação do clássico francês “Les liaisons dangereuses”, promete encantar os executivos do mercado de TV pela força do texto, interpretação dos atores e pela qualidade de imagem impecável.

A minissérie foi inteiramente gravada e pós-produzida em 4K, aguçando ainda mais o refinamento da narrativa. Esse avanço tecnológico contribui para a experiência do público e permite que as produções tenham grandes inovações artísticas, se aproximando muito do que se vê hoje no cinema.

Na trama, as cenas foram lindamente envelhecidas, mostrando que a tecnologia e a arte caminham juntas.

.

Fonte: TV Foco