Xavier (Bruno Ferrari) e Rubião (Mateus Solano) em “Liberdade, Liberdade”(Foto: Globo/Pedro Curi)Nos capítulos de ‘Liberdade, Liberdade’ desta semana, Joaquina/Rosa (Andreia Horta) percebe que seus sentimentos mudaram e descobre o que é o amor verdadeiro: a filha de Raposo (Dalton Vigh) se rende aos sentimentos que tem por Xavier (Bruno Ferrari) e termina o noivado com Rubião (Mateus Solano).
“A partir desta semana perceberemos uma mudança de sentimentos e percepções dos personagens”, diz Mario Teixeira, autor da trama. “Joaquina se entrega a Xavier, descobrem-se apaixonados, dispostos a tudo para viver esse amor, mesmo que isso signifique um rompimento com as convenções”, comenta Teixeira.

Mas nem tudo sai como esperado… Um grande empecilho vai atrapalhar esse momento dos dois, e não é só a raiva do Intendente: Branca (Nathalia Dill) está grávida.
O término do noivado de Rubião e Rosa/Joaquina
Rubião (Mateus Solano) diante de Joaquina (Andreia Horta), já em meio à discussão.

Joaquina quer terminar o noivado(Foto: Globo/Caiuá Franco)Joaquina/Rosa e Xavier estão apaixonados. Ela e o filho de Matias (Mario Borges) fazem juras de amor um para o outro e se comprometem a terminar seus respectivos relacionamentos.

E já faz algum tempo que Joaquina/Rosa vem questionando as atitudes de Rubião… As dúvidas sobre o comportamento do Intendente, os alertas de Xavier e André (Caio Blat) sobre a personalidade ambígua de Rubião… Tudo isso leva Joaquina a terminar seu noivado.
“Entenda, nós não temos nada em comum… Você e eu somos diferentes em tudo! O nosso casamento vai ser um erro!”, declara Joaquina.

Rubião fica perplexo com a notícia e, depois, furioso. Ninguém pode o largar assim.

Mas Xavier ainda não conseguiu terminar seu compromisso com Branca…
Mateus Solano, intérprete do personagem, comenta a reação do Intendente ao fim do noivado: “Rubião vai tentar multiplicar as formas pra reconquistar Rosa, para mostrar que na verdade eles são parecidos. Por exemplo, ele percebe que Rosa e Virginia (Lilia Cabral) são próximas, então ele vai tentar a partir de Virginia ganhar Rosa, mas ele e Virginia,  como já vimos, têm a pior relação possível! Vai ser difícil pra ele”.

A primeira noite de Xavier e Rosa/Joaquina
Joaquina (Andreia Horta) e Xavier (Bruno Ferrari)(Foto: Globo/Artur Meninea)Joaquina (Andreia Horta) está com a cabeça a mil. Terminou seu noivado com Rubião e despertou o amor de Xavier… Precisa respirar.

Vai até o riacho se refrescar e lá encontra o homem que ama. E descobre uma novidade sobre ele.

Repara que ele tem no ombro a marca da flor-de-lis, símbolo dos condenados.
“Você então cumpriu pena, foi torturado por amor à liberdade?”, pergunta ela.

Ele responde: “Tenho um passado. E também um futuro.

De liberdade, espero. E de amor.

Junto com você”. E eles se entregam ao sentimento que cresceu entre eles.

Andreia Horta, que vive Joaquina, explica o que esse momento representa para a personagem: “Depois desse momento com Xavier, Joaquina chega em casa e diz: ‘Eu descobri o que é o amor verdadeiro, eu não sabia que o amor era assim’. Ela nunca tinha sentido no corpo dela a presença de outro corpo”.

Branca descobre a gravidezBranca começa a ter desejos incontroláveis de combinações muito estranhas de comidas, além de calores, enjoos e desconfortos. Isso desperta a desconfiança de Alexandra (Juliana Carneiro da Cunha), que questiona a sobrinha sobre as regras dela.

Ao ter a confirmação de que Branca está atrasada, Alexandra se desespera e avisa Luzia (Chris Couto): Branca está grávida. Essa será a grande arma da vilã para segurar Xavier!
Bruno Ferrari explica o dilema do personagem ao fazer essa descoberta: “O Xavier está entre a cruz e a espada.

A Branca engravida, o que torna ainda mais difícil a vida dele, porque ele está completamente apaixonado pela Joaquina. Eles combinam de terminar suas relações, mas quando ele vai falar com Branca descobre que ela está grávida.

Isso quebra ele completamente”.
“A gravidez da Branca veio a calhar e acho que ela acabou dando sorte sem querer! (risos) Vem justamente no momento em que ela sente que Xavier está distante, que ele está sumindo, e ela não sabe muito bem o porquê, ela imagina que seja por causa de Rosa”, completa Nathalia Dill.

A trama está prevista para ser exibida a partir de quinta-feira, dia 09. ‘Liberdade, Liberdade’ é uma novela de Mario Teixeira baseada em argumento de Marcia Prates, livremente inspirada no livro ‘Joaquina, Filha do Tiradentes’, de Maria José de Queiroz.

A direção artística é de Vinicius Coimbra.

.

Fonte: TV Foco