(Divulgação/ Globo)Mariana Ximenes dá vida a Tancinha na novela “Haja Coração”, mas a atriz quer dar seu toque à personagem que foi hit na década de 80, interpretada por Claudia Raia em “Sassaricando”. Prometendo uma mocinha mais doce e romântica do que a anterior, ela falou do papel da nova trama das sete da TV Globo.
“A Tancinha tem tempero, tem pimenta, tem tintas mais fortes que o normal.

Ela é colorida, tem o ambiente da feira, que é pulsante também. Ela tem um coração gigantesco, e tem um lado desastrado, que dá sabor para personagem.

Ela não é agressiva, só é estourada, daquele tipo bateu, levou. Mas ela é incapaz de fazer mal a alguém.

Ela tem um senso de justiça muito forte, mas tem simplicidade e leveza, com toques de humor”, listou Mariana em entrevista ao jornal “O Globo”.
A atriz comentou que o sotaque italiano de sua personagem foi feita pela mesma professora de prosódia que treinou a fala de Claudia Raia, o que ajudou a manter o tom consagrado nos anos 80: “Tive uma professora de prosódia, que inclusive foi a mesma que deu aulas para a Claudia Raia na época de ‘Sassaricando’.

Nós encontramos, dentro desse novo quadro da Tancinha, como seria a fala dela, esse jeito particular de dizer as palavras. Mas na verdade todos contribuíram: a figurinista, o diretor e o chefe de caracterização.

Aos poucos tudo foi se encaixando. Foram quase dois meses de ensaio, com trabalhos de ‘mesa’ e de expressão corporal.

Eu também trabalho com uma psicanalista que traça um perfil psicológico da personagem, entendendo como foi a formação da Tancinha desde a infância até os dias de hoje, quais as influências dela e o motivo por ela ter um jeito particular de falar”.
Por fim, Mariana Ximenes conta que conversou bastante com Claudia Raia para lhe ajudar, já que ela tinha apenas 6 anos quando a original foi ao ar: “Não me lembro muito bem de ‘Sassaricando’ porque eu tinha 6 anos na época, mas sei o que significou a Tancinha! Sou muito amiga da Claudia, acompanho a carreira dela há muito tempo, então eu sei da importância da personagem e de como ela brilhou! Também conversei muito com a Claudia, pedi a benção dela, e chegamos à conclusão de que eu deveria criar a minha própria Tancinha”.

.

Fonte: TV Foco