João Cotta/TV Globo Mel Maia é Joaquina, filha de Tiradentes (Thiago Lacerda) Mel Maia teve que segurar as lágrimas para gravar a cena em que Joaquina, sua personagem em “Liberdade Liberdade”, vê o pai Tiradentes (Thiago Lacerda) sendo enforcado, após ser entregue à coroa portuguesa, já no capítulo de estreia da novela, que foi ao ar nesta segunda-feira (11). A menina, que era muito ligada ao pai, e o via como um herói, observa toda a tortura sem chorar.”Ela viu o pai ser enforcado e não derramou uma lágrima, depois a mãe morre.

Ela fica estática, mas ela não chora, porque ela é forte, topetuda. A Joaquina já nasceu heroína, já nasceu poderosa.

Ela fica órfã, aí chega o Raposo (Dalton Vigh), que cuida dela como se ela fosse uma filha e leva ela para Portugal.”, contou Mel em conversa com o UOL.

Raposo é responsável por cuidar de Joaquina após a morte de Tiradentes e Antônia (Letícia Sabatella). O homem, que era simpatizante pela luta dos inconfidentes, se sensibiliza ao ver a menina testemunhar a morte do pai e assume sua criação.

Eles embarcam para Portugal, e lá Raposo passa a chamá-la de Rosa. Apesar de ter apoiado a luta dos inconfidentes, ele deve tudo que tem à coroa portuguesa.

Vinte anos depois, Raposo volta ao Brasil com Joaquina, que dessa vez, já grande, será interpretada por Andreia Horta. A moça é uma mulher à frente do seu tempo, cheia de ideais e senso de justiça.

.

Fonte: Uol Televisão