Cidade de Piranhas e o Rio São Francisco (Foto: Maria Hsu.)A novela “Velho Chico” estreou há duas semanas, com a promessa de ser ambientada na região do Rio São Francisco, no Sertão nordestino, como indica o título da trama. No entanto, nada da história se passa por aquele local, e todas as gravações foram feitas distante dali.

De acordo com a colunista Raquel Rolnik, do Yahoo, o rio da história é, na verdade, o Paraguaçu, no Recôncavo Baiano. as embarcações são típicas da região do Recôncavo, de acordo com quem mora nas redondezas, assim como a edificação do coronel Jacinto (Tarcísio Meira).

A riqueza arquitetônica de cidades à beira do São Francisco, como Penedo e Piranhas, por sua vez, são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, e a área é protegida desde 1996, onde conserva marcas do período colonial.
Novela é ambientada em outra região Apesar de se tratar de uma obra de ficção, diante da opção da produção de ambientar a trama fora dos estúdios e fazer as gravações, com uma proposta realista, é estranho que tenham escolhido uma região diferente da que está sendo representada na novela.

Mostrar a região do São Francisco, como comenta a jornalista, teria sido uma ótima oportunidade para que as pessoas conhecessem um pouco mais sobre a arquitetura, a paisagem e a cultura de cidades muito significativas para a história brasileira.

.

Fonte: TV Foco