Acontece no capítulo 10, sexta-feira, 08 de abril
Demétrio está convencido de que Verônica é a culpada pela morte do seu irmão e para levar a diante sua vingança propõe casamento a ela. Apaixonada ela aceita o pedido de casamento e João flagra os dois se beijando. Demétrio diz a Verônica que depois do casamento pretende viver na fazenda e se dedicar ao cultivo da tequila e ela se propõe a acompanhá-lo.

Chega às mãos de Teodoro o recibo assinado pela pessoa que ficou com o dinheiro de Ricardo Prata, mas a assinatura está ilegível dando apenas para reconhecer a inicial “V’, o que leva Teodoro, influenciado pelas fofocas de Virgínia, a acreditar que a pessoa em questão é Verônica. Para piorar ainda mais a situação de Verônica, Teodoro recebe uma informação, vinda do consultório do Dr.

Gilberto, que compromete moralmente a sua família pois os exames comprovam que a garota se submeteu a um aborto. Demétrio procura João e pergunta se existe algum compromisso entre ele e Verônica.

João admite que está apaixonado pela jovem mas garante que não existe nada entre eles e que abre mão de lutar pelo seu amor por que sabe que ela está apaixonada pelo amigo. Teodoro conversa com o filho, conta tudo que acaba de descobrir e diz que se sente traído por Verônica.

Numa conversa com José Dias, amigo da família Negrete, Demétrio pergunta se ele sabe o nome da mulher por quem seu irmão Ricardo estava apaixonado. José diz que Ricardo era muito discreto e nunca disse o nome dela mas ele, perspicaz, garante que essa mulher era Virgínia.

João conta ao pai que a prima não quer saber dele pois está apaixonada pelo seu amigo e Teodoro proíbe que ele conte ao Demétrio que Verônica foi amante do seu irmão. João não pretende mesmo contar e mais, para salvar o nome da família decide que vai se casar com ela.

Imediatamente ele procura Demétrio para falar sobre a sua decisão.
Acontece no capitulo 11, segunda-feira, 11 de abril
O pedido de casamento pega Teodoro de surpresa.

Demétrio conta a Verônica e que no dia seguinte vai formalizar o pedido. Virgínia continua posando de boa moça e já conseguiu envenenar toda a família contra a prima.

Teodoro é quem mais sofre com as mentiras da Virgínia pois sempre teve Verônica como um exemplo de garota e não se conforma de ter vivido enganado durante tantos anos. Demétrio, atormentado pela dúvida, continua investigando para saber se foi por causa de Verônica que seu irmão se suicidou.

Ela não entende o porquê de tantas perguntas e acaba se irritando com ele. Decidido a conquistar o amor de Verônica, João faz uma serenata para a garota, gesto que deixa Virgínia furiosa e Teodoro contrariado.

No dia seguinte João diz a Verônica que ela não poderá se casar com Demétrio, mas se recusa a dizer o motivo. Mais tarde ele tenta convencer o pai a não permitir que Demétrio e Verônica se casem e ainda quer contar ao amigo que ela foi namorada de Ricardo Prata e que abortou um filho dele.

Virgínia está decidia a colocar um ponto final no seu relacionamento com Santiago e ele ameaça contar ao seu tio que os dois são amantes e que ela abortou um filho dele. Verônica está eufórica por que foi escalada para interpretar um dos papeis principais na próxima novela.

Acontece no capitulo 12, terça-feira, 12 de abril
Verônica corre para dar a grande notícia e, diante da dúvida de Demétrio, ela afirma que está disposta a abrir mão da sua carreira para viver a seu lado. João não aceita perder Verônica e pede a seu pai que não permita que ela se case com Demétrio.

Ao ver o desespero do filho ele decide contar ao engenheiro que Verônica foi namorada do seu irmão e que abortou um filho dele. Mais tarde Demétrio vai até a mansão dos Fernandez Negrete para oficializar o pedido de casamento.

A presença dele deixa João muito perturbado. Verônica tenta melhorar o astral do primo, diz que gosta muito dele e pede desculpas por não poder amá-lo.

João desabafa com sua tia Letícia toda a angústia que está sentindo. Teodoro tenta alertar Demétrio sobre o “suposto” passado de sua sobrinha, mas o rapaz não permite que ele diga nada e diz que quer se casar o mais rápido possível.

Dividido entre o amor que sente por Verônica e o desejo de vingança, Demétrio confessa a ela que gostaria muito de poder desabafar e contar tudo que guarda no seu íntimo, mas que no momento não pode dizer nada.
Acontece no capitulo 13, quarta-feira, 13 de abril
Demétrio volta para falar com Verônica que, decepcionada, pergunta porque ele acreditou em tudo que seu primo disse se ela nunca lhe deu motivos para que ele pensasse mal dela.

Depois, chorando, ela devolve o anel de noiva e diz que uma relação não pode existir sem confiança. Enquanto Verônica procura apoio em sua tia Letícia, Virgínia entra às escondidas no quarto dela e coloca no meio das suas roupas íntimas algumas cartas de Ricardo Prata.

Nesse momento entra Teodoro, que insiste em saber o que ela está fazendo no quarto da prima. Como sempre, ela se sai bem.

Teodoro e Sara estão preocupados com o desaparecimento do filho e Carlos, seu melhor amigo, se oferece para procurá-lo. A conversa que ouviu na biblioteca deu a Demétrio a certeza de que Verônica é realmente a mulher que seu irmão amou.

Carlos encontra João, completamente bêbado, no bar do hotel onde Demétrio está hospedado e garante que não vai embora antes de falar com ele. Chega às mãos de Teodoro o suposto histórico clínico de Verônica.

Ao perguntar a Virgínia o que ela sabe sobre o assunto, ela insiste em afirmar que soube da gravidez e do aborto porque a própria Verônica lhe contou. Demétrio chega ao hotel e enfrenta a fúria do João que ameaça agredi-lo e só não consegue graças à intervenção do seu amigo Carlos e da calma que Demétrio consegue manter em consideração à amizade que existe entre eles.

Sozinho em seu quarto, Demétrio pensa como vai fazer para transformar a vida de Verônica num verdadeiro inferno. Enquanto isso Teodoro analisa mais uma vez o histórico médico e a data do aborto e chega à conclusão de que o filho que Verônica esperava não podia ser do Ricardo Prata.

Acontece no capitulo 14, quinta-feira, 14 de abril
No dia seguinte João se sente muito mal pelo escândalo que provocou durante a festa de noivado da prima e garante à sua mãe que vai se desculpar com Demétrio. Virgínia joga mais lodo sobre a reputação de Verônica dizendo ao tio que ela passou a noite fora de casa.

Teodoro se espanta e ela, maquiavélica, diz que Verônica costumava fazer isso com Ricardo Prata e que agora faz com Demétrio. Mas a mentira de Virgínia dura muito pouco pois nesse momento chega Letícia e diz que Verônica, depois de chorar muito, acabou dormindo no seu quarto.

Demétrio procura Verônica, entrega novamente o anel de noivado e os dois se reconciliam. Santiago propõe a Virgínia que seja sua cúmplice no roubo de um carro.

Ela entra no jogo do amante, conta para a tia que seu carro via ficar uns dias na oficina e Sara acaba alugando um carro para a sobrinha. Teodoro não consegue acreditar nas histórias que Virgínia conta sobre a prima e, ao analisar melhor os fatos, começa a perceber que algumas peças não se encaixam nesse quebra-cabeça.

Ele pede ao detetive que volte a vasculhar os arquivos do Dr. Gilberto, pois na data que consta no prontuário em que Verônica, supostamente, teria praticado o aborto, ela e ele estavam viajando juntos.

Verônica começa os preparativos para o casamento. Virgínia sai com o carro alugado e enquanto ela toma um chá com as amigas.

Santiago rouba o veículo. Demétrio insiste que Verônica conte a quem ela amou antes de conhecê-lo.

Ela insiste que nunca amou ninguém tão intensamente e ele a lembra que ao se casar com ele não terá o luxo a que está acostumada. Verônica diz que não se importa com nada disso e que nunca sairá do seu lado.

Acontece no capitulo 15, sexta-feira, 15 de abril
Verônica demonstra toda a paixão que sente por Demétrio e volta a dizer que a única coisa que importa é estar a seu lado. João acompanha Virgínia na conversa com a polícia sobre o roubo do carro e a megera tenta jogar a culpa para cima da amiga.

Demétrio pergunta a Verônica se amou muito Ricardo Prata. Ela fica surpresa e não entende a pergunta.

Demétrio revela que Ricardo é seu irmão e que esteve completamente apaixonado por ela. Verônica garante que gosta dele apenas como amigo e que nunca chegaram a falar de amor, mas Demétrio não se convence da sinceridade dela.

João diz ao pai que não pretende assistir ao casamento. Teodoro exige a presença dele e João, nervoso, ameaça contar toda a verdade ao noivo.

Verônica desiste da sua carreira como atriz. Ela procura o diretor que a convidou para protagonizar uma novela e diz que não poderá aceitar o papel, pois vai se casar.

Chega o dia do casamento e antes de levar Verônica para a igreja Teodoro entrega a ela o testamento que seu pai deixou e que a torna uma mulher milionária. Verônica pede ao tio que continue administrando seu dinheiro, pois pretende viver a vida que Demétrio puder lhe oferecer.

Apesar de estar decidido a vingar a morte do seu irmão. Demétrio não sabe se conseguirá colocar em prática seu plano, pois sente que está cada vez mais apaixonado por Verônica.

Enquanto isso, na fazenda, os empregados preparam tudo para receber os recém-casados. João cumprimenta Verônica pelo casamento e deixa Demétrio enciumado.

Acontece no capitulo 16, segunda-feira, 18 de abril
durante a longa viagem para a fazenda Demétrio se mantém frio e distante, deixando Verônica sem entender por que ele a está tratando com tanta indiferença. Enquanto isso, na capital, João continua inconformado por ter perdido o amor de Verônica.

Sara e Teodoro não entendem porque o casal foi embora tão depressa sem ao menos terem viajado em lua de mel. Quando o casal chega à fazenda, Verônica se decepciona quando Demétrio comunica que dormirão em quartos separados.

Ela pede explicações e se assusta com a agressividade do marido. Verônica insiste em saber porque ele a trata tão mal e Demétrio acaba contando que Ricardo está morto.

Ela se choca com a notícia e ele a culpa pela morte do irmão. Desesperada, Verônica telefona para sua tia Letícia, mas acaba sem coragem para contar o pesadelo que está vivendo.

Acontece no capitulo 17, terça-feira, 19 de abril
Verônica enfrenta o marido e ele a beija. Virgínia escreve uma carta como se fosse a prima.

Teodoro responde à falsa carta de Verônica e pede que ela não volte. Verônica vê Jandira seduzindo seu marido.

Acontece no capitulo 18, quarta-feira, 20 de abril
Verônica volta para casa decidida a enfrentar o ódio do marido. João aparece de surpresa na fazenda e sua presença não agrada nada a Demétrio.

Virgínia fica furiosa com a viagem do primo.
Acontece no capitulo 19, quinta-feira, 21 de abril
Verônica conta que é infeliz.

João passa o dia sem conseguir falar a sós com Verônica, por isso decide passar a noite na fazenda. Em um descuido de Demétrio, ele consegue conversar com Verônica mas ela, decidida a não atrapalhar a vida da família e muito menos a do primo não conta nada do que está acontecendo.

João não se convence e depois de muita insistência consegue ouvir a verdade de seus lábios. Verônica conta que é infeliz, ele se oferece para ajudá-la e pede a ela que vá embora com ele.

Verônica não aceita o convite.
Acontece no capitulo 20, sexta-feira, 22 de abril
Demétrio passa a noite angustiado achando que Verônica vai embora com o primo.

Irma conta a Verônica que conheceu a namorada do Ricardo.
Resumo da novela “A Mentira”

.

Fonte: TV Foco