Acontece no capitulo 18, quarta-feira, 20 de abril
A atitude do marido deixa Verônica transtornada e os dois acabam tendo uma séria discussão. No dia seguinte Verônica fica sabendo, através da cozinheira, que Ricardo se suicidou por causa de uma mulher. O Sr.

Belot volta à fazenda para conversar com Verônica. Demétrio chega e não gosta nada de encontrar o fazendeiro na sua casa.

Letícia procura Teodoro para dizer que falou com Verônica por telefone e que percebeu que ela estava chorando. Letícia deixa o cunhado preocupado, mas eles não sabem como fazer para se comunicar com ela.

Virgínia começa a colocar em prática seu plano de conquistar seu primo João. Ela marca um encontro com ele e pede uma chance para que possa fazê-lo feliz.

O professor Aguiar pergunta a Demétrio se ele encontrou a mulher que enganou seu irmão, mas ele se nega a falar sobre o assunto. Virgínia pede ao primo que se case com ela e João pede tempo para pensar.

A convivência entre Demétrio e Verônica está cada vez pior e os dois passam o tempo todo discutindo. Virgínia chega em casa eufórica e conta para a tia que ela e o João estão namorando.

Apesar de se manter firme diante de Verônica, Demétrio sente que a qualquer momento vai fraquejar e se deixar levar pelo amor que sente por ela.
Acontece no capitulo 19, quinta-feira, 21 de abril
Verônica enfrenta também o ódio de Jandira, a empregada, que se recusa a obedecer suas ordens.

Preocupado com a sobrinha, Teodoro tenta localizá-la através do padre Pablo, com quem deixa um recado. Verônica tenta mais uma vez se reconciliar com o marido.

Ela diz que o ama e que a única coisa que quer é que sejam felizes. Demétrio reponde que não pode ser feliz com ela e nem quer que ela seja feliz.

Verônica pergunta por que, mas ele não responde. Jandira corre para contar ao patrão que sua mulher recebeu um recado do povoado e aproveita para encher a cabeça dele de dúvidas.

Quando Demétrio chega em casa, Verônica conta a ele que recebeu um recado e que está indo embora. O padre conta que a cela do cavalo estava solta e Demétrio, furioso, diz que ele não pode acusá-lo sem provas.

Acontece no capitulo 20, sexta-feira, 22 de abril
A reação do engenheiro permite ao padre dizer que ele está fazendo o mesmo ao julgar e castigar Verônica sem ter provas concretas de que ela seja realmente a mulher que enganou seu irmão. Apesar de criticar a maneira de agir de Demétrio, o padre percebe que no fundo ele ama Verônica e tenta fazê-lo entender o mal que está fazendo a ela e a si mesmo.

Demétrio acaba confessando que gostaria muito de estar enganado para poder demonstrar todo o amor que sente por ela. Teodoro se comove com o drama dos amigos de Verônica.

Ele decide criar uma associação para ajudar os dependentes de drogas e pede a Virgínia que fique à frente da associação e cuide do dinheiro que ele vai destinar para a causa.
Acontece no capitulo 021, segunda-feira, 25 de abril
Empolgada com a ideia de poder controlar uma grande quantia em dinheiro, ela corre para contar a novidade ao amante.

Ao perceber que Demétrio não vai mudar de ideia, o padre William pede a ele que deixe Veronica voltar para a capital, pois com tudo que aconteceu ela tem direito à anulação do casamento. Muito nervoso, Demétrio diz que Verônica nunca mais voltará para a casa dos Fernandez Negrete.

Veronica recebe a visita do padre, conta a ele tudo que está acontecendo e pede que a ajude a se divorciar. O padre William diz a Verônica que no fundo do ódio que Demétrio sente por ela existe um grande amor.

Enquanto isso, na mansão dos Fernandez Negrete, todos estão muito preocupados com a falta de notícias sobre Veronica e Letícia decide viajar para ver a sobrinha. Virgínia, com medo que a ida de Letícia a fazenda possa resultar na volta de Veronica.

Tenta impedir que a tia viaje e com o maior sangue frio a empurra do alto da escada. Com o acidente de Letícia, João decide viajar no seu lugar mas é impedido pelo pai.

Na fazenda Jandira, a empregada, aproveita que Veronica continua impedida de se levantar para se oferecer para o patrão. Graças aos cuidados do Dr.

Moguel e da esposa Verônica se recupera rapidamente.
Acontece no capitulo 022, terça-feira, 26 de abril
Verônica, revoltada com tudo que Demétrio fez, trata o marido com cinismo e desprezo e comunica que não pretende continuar a seu lado.

Demétrio, violento e agressivo, garante que se ela quiser deixá-lo terá que se humilhar muito para convencê-lo. Verônica enfrenta o marido, diz que não pretende se humilhar e no meio da discussão ele a beija à força.

Demétrio se deixa levar por seus sentimentos, admite que está apaixonado, pede a ela que esqueça tudo que aconteceu e que se deem uma chance de serem felizes. Mas Verônica está muito decepcionada e diz que nunca voltará a ser sua mulher.

Virgínia, para evitar que alguém decida visitar Verõnica, escreve uma carta como se fosse a prima na qual agradece a atenção da família, diz que já está recuperada e muito feliz ao lado do marido. A família recebe a carta e se tranquiliza achando que foi realmente Verônica quem a escreveu.

Verônica vai até o povoado e, por acaso, encontra o Sr. Belot.

O fazendeiro percebe que ela não está bem e a leva para sua fazenda. Lá ele ouve toda sua história.

Ele se propõe a ajudá-la a voltar para a capital. Assustada, ela aceita o convite para passar a noite na fazenda do Sr.

Belot, mas sua decisão acaba provocando uma situação muito desagradável quando Demétrio, depois de procurá-la durante toda a noite, a encontra na fazenda do francês.
Acontece no capitulo 023, quarta-feira, 27 de abril
Os dois discutem, Belot acusa Demétrio de tentar matar a mulher e Veronica se recusa a voltar com ele.

Depois que Demétrio vai embora Verônica recebe um fax que vai mudar radicalmente seus planos. Seu tio responde à suposta carta que ela teria enviado, conta que todos estão contentes ao saber que ela está bem e que vive feliz ao lado do marido.

Teodoro conta que Virgínia e João vão se casar e pede a ela que pense na felicidade do primo e não volte para a capital, pois sua presença poderia fazer um grande mal a seu filho. Depois de ler a carta ela percebe que nunca mais poderá voltar a viver com a família.

Ela decide voltar para o marido e enfrentar todo seu ódio. Enquanto isso, na fazenda, Jandira se insinua para o patrão e Veronica chega a tempo de flagar a cena.

Veronica volta para casa decidida a enfrentar o ódio do marido. João aparece de surpresa na fazenda e sua presença não agrada nada a Demétrio.

Ele comenta sobre o fax que receberam e Verônica diz que não mandou nenhum fax. Virgínia fica furiosa com a viagem do primo e, com medo de perdê-lo para Veronica, conta para Sara e Letícia que o João a obrigou a fazer amor com ele.

Acontece no capitulo 024, quinta-feira, 28 de abril
Apesar de demonstrarem uma felicidade que não existe, João percebe que alguma coisa está errada entre Demétrio e Veronica. Ao ficarem a sós, Demétrio acusa Verônica de ter mandado um fax para a família reclamando dele e ela o acusa de ter mandado o fax para que todos acreditassem que está tudo bem entre eles.

João passa o dia sem conseguir falar a sós com Verônica, por isso decide passar a noite na fazenda. Depois de conversar com Irma ele fica ainda mais preocupado com a prima e, num descuido de Demétrio, consegue conversar com Verônica.

Decidida a não atrapalhar a vida da família e muito menos a do primo, ela não conta nada do que está acontecendo. João não se convence e, depois de muita insistência, consegue ouvir a verdade dos lábios da prima.

Veronica conta que é muito infeliz. Ele se oferece para ajudá-la e a ela convida a ir embora com ele.

Veronica não aceita o convite e, chorando, pede a ele que não se case com Virgínia sem amor.
Acontece no capitulo 025, sexta-feira, 29 de abril
Demétrio passa a noite angustiado, achando que Veronica irá embora com o primo.

Confuso e apaixonado, ao mesmo tempo que prefere que ela o abandone, pois está convencido de que não deve fazer justiça com as próprias mãos, admite que Veronica é o grande amor da sua vida. Antes de João partir Veronica diz a ele que prefere ficar e provar ao marido que é inocente de tudo que ele a culpa.

Só depois poderá ir embora de cabeça erguida. Irma conta a Verônica que conheceu, por foto, a namorada de Ricardo.

Irma conta também que Demétrio nunca viu a foto da mulher que enganou seu irmão. Fala da carta que provocou o suicídio, do broche com a letra “V” e que Ricardo morreu muito antes do casamento dos dois.

Resumo da novela “A Mentira”

.

Fonte: TV Foco