Acontece no capítulo 032, terça-feira, 10 de maio
Dolores encontra Horácio fora da igreja e, chorando, diz que Branca era uma mulher muito querida por todos e que para Elisa era como uma segunda mãe, por isso a dói muito sua morte, Horário, com pena, pede licença para Dolores e sai. Antonia diz a Almerinda que Bráulio a disse o incêndio que vitimou Branca pode ter sido provocado. Almerinda a questiona sobre quem poderia ter interesse em fazer mal a Branca.

Antonia responde que Ramiro odeia Lucio e estava furioso porque Damião havia dito que o senhor voltaria a ter um cargo de confiança na processadora, Almerinda zangada diz a Antonia que é muito cômodo jogar a culpa de tudo em Ramiro e que o culpado, mais cedo ou mais tarde, será pego pelas autoridades. Carmen descobre, por casualidade, que foi Ramiro quem ordenou a Horácio que matasse Lucio, mas por uma infelicidade quem acabou morrendo foi Branca.

Carmen exige uma grande quantia em dinheiro para guardar o segredo de Ramiro, este à diz que também sabe um grande segredo dela, e tem o guardado por anos, então que agora eles estão quites. Florência conta a Almerinda sobre o incidente entre Lucio e Ramiro.

Damião escuta quando Florência está falando com Sabrina para marcar um encontro com Henrique, as interrompe e pergunta qual o motivo desse encontro.
Acontece no capítulo 033, quarta-feira, 11 de maio
Damião exige a Florência que o diga o porquê de ela ir ver Henrique, astuta, Florência responde que Henrique está muito triste pelo incidente que teve no trabalho, e acredita que Damião irá demiti-lo, e certamente Henrique queria pedir lhe que ela intercedesse por ele.

Damião pede a Sabrina que diga a Henrique para ficar tranquilo, pois ele não irá demiti-lo. Damião procura Elisa e Carmen o diz que certamente ela saiu com Paulo.

Florência diz a Paulo que Damião quase descobre que ela estava se encontrando com Henrique, Paulo diz a Florência que Henrique deve estar muito interessado nela, e ela deveria aproveitar a situação para causar ciúmes em Damião. Lucio pede a Augusto que o prometa que irá mudar sua atitude com Elisa, e deixe essa dúvida de que não é o pai da garota, Augusto diz a Lucio que já realizou um exame de DNA, Lucio transtornado diz a Augusto que não acredita que ele precise de um papel para saber que Elisa é sua filha.

Florência chama Henrique, e deixa claro que ama Damião, porém eles podem ser bons amigos, e inclusive podem se ver de vez em quando. Paulo procura Elisa e Carmen o diz que Damião está muito interessado na sobrinha, que se ele não se esmerar na conquista rapidamente, Elisa acabará ficando com Damião.

Elisa chega a seu quarto e se surpreende ao encontrar Paulo, furiosa, ela o expulsa do local, porém antes de ir Paulo a beija, e justo neste momento entra Augusto, que furioso insulta a filha e a diz que ela é igual sua mãe. Augusto, zangado, recrimina Carmen por não ter se dado conta do que estava ocorrendo em sua própria casa, Carmen, hipócrita, diz que Elisa já não é uma menina, e quem vai saber desde quando ela tem se encontrado com Paulo as escondidas, e em seu quarto.

Carmen, com a ajuda de Ramiro e Horácio consegue falsificar o exame de DNA de Elisa e Augusto. O Doutor Edmundo entrega á Augusto a prova de paternidade e o diz que assim que abrir o envelope, saberá por fim se Elisa é ou não sua filha.

Acontece no capítulo 034, quinta-feira, 12 de maio
Carmen despede Dolores porque ela a diz que toda a vida invejou sua irmã Estefânia, e odeia Elisa porque ela a faz lembrar de sua irmã, além de garantir que sabe que foi a megera que permitiu a entrada de Paulo no quarto de Elisa. Paulo diz a Ramiro que Carmen foi quem o deixou entrar no quarto de Elisa, e está se zangou muito, porém o pior foi que quando ele estava para sair, chegou Augusto, e o flagrou junto com a garota.

Ramiro diz que Carmen é muito especial, e ele deve ter cuidado com ela. Augusto lê o resultado da prova de paternidade falsificada e fica desolado ao se inteirar que Elisa não é sua filha.

Gael, furioso, tenta agredir Paulo, a fim de que ele deixe Elisa em paz. Damião pergunta a Gael porque ele queria brigar com Paulo, Gael o diz que Paulo se meteu no quarto de Elisa, e não acredita que ele tivesse boas intenções.

Damião adverte Paulo que se não deixar Elisa em paz, será ele mesmo que o “quebrará” a cara. Elisa diz a Dolores que irá embora com ela, Augusto adverte Elisa que não vá, pois o que quer é liberdade para fazer o que a de vontade.

Elisa diz ao pai que fica com a condição que Dolores também fique, Augusto procura Carmen para dizê-la que Elisa e Dolores ficaram na casa. Carmen adverte Augusto que quando souber o resultado de exame de DNA, será ele mesmo quem expulsará Elisa de casa.

Augusto o diz que já sabe o resultado, e que Elisa fica, sendo ou não sua filha. Carmen adverte Dolores que procurará uma maneira para se desfazer dela.

Almerinda diz a Elisa que quer fazer um trato com ela, Elisa responde que já sabe que com ela não existem tratos, e também não a interessa dialogar. Almerinda insiste, dizendo que pode resolver todos os problemas econômicos de Augusto, em troca de que ela apenas se afaste de Damião.

Elisa responde que o melhor seria que Almerinda oferecesse algo que interessasse á Damião, assim ele não a procuraria, e tudo que ela deseja é que Damião e Florência desapareçam, e Almerinda a deixe em paz. Elisa pede a Lucio que a ajude a semear nas terras que herdou de sua mãe.

Almerinda tenta convencer Damião a voltar para a capital, e que adiante o casamento com Florência. Damião responde que não entende o motivo de tanta pressa, Almerinda diz que o tem notado muito estranho com Florência, e o pergunta se ele realmente quer se casar com ela.

Acontece no capítulo 035, sexta-feira, 13 de maio
Florência fica histérica quando Damião a diz que seria bom que ela fosse para a capital, e eles se permitissem um tempo, cada um do seu lado. Paulo procura Elisa, hipócrita, a diz que quer se desculpar pelo problema que a causou com seu pai, e jura que isso jamais voltará a ocorrer.

Elisa responde que não voltará a ocorrer porque qualquer tipo de relação que poderia haver entre eles acabou, pois nunca mais voltará a confiar em suas boas intenções. Elisa conta a Dolores sobre o incidente que teve com Paulo, e também que Almerinda propôs dar lhe muito dinheiro para que ela se afastasse de Damião.

Dolores diz a Elisa que Almerinda está muito preocupada que esse casamento entre Damião e Florência nem chegue a acontecer. Kenia chega diante de Ingrid e a exige que ela a ajude, Ingrid a diz que lhe de um quarto, mas que nem pense em dizer isso a sua filha.

Ingrid fica furiosa porque Gael e o Padre Lupe a surpreendem beijando Ramiro. Carmen diz a Elisa que se Damião realmente a interessa, já pode tratar de esquecê-lo, porque Augusto jamais aceitaria essa relação.

Elisa a responde que não se preocupe, porque Damião já é um homem comprometido. Carmen, cínica, diz a Elisa que certas mulheres sentem como que uma atração irresistível por homens comprometidos, assim como sua mãe, Elisa a corrige, dizendo que no caso seria como Carmen, pois ela mesma a surpreendeu beijando seu pai, quando sua mãe ainda estava viva.

Florência segue paquerando Henrique, ele a diz que está se apaixonando por ela, e tem se sentido culpado diante de Damião. Elisa diz a Dolores que vai procurar Paloma, Carmen escuta e de imediato diz a Paulo que cerque Elisa, pois enfim ela poderá ser dele.

Paulo espia Elisa, e furioso, a diz que tem sido muito paciente com ela, mas que já havia a advertido que ela seria dele por bem ou por mal, e como não foi por bem, eles ficarão juntos naquele momento, da forma que ele quiser. Paulo tenta abusar de Elisa, Damião chega e o agride.

Ingrid procura o Padre Lupe para pedir lhe que fale com Gael, o Padre a responde que levou Gael ao hotel como ela havia pedido, mas chegando lá eles a viram aos beijos com Ramiro, e a pouca boa imagem que Gael tinha dela, foi por água abaixo. Florência segue disposta a estar com Henrique, e o beija, mas logo o pede que não mal interprete as coisas, pois ela ainda está confusa.

Gael exige ao Padre Lupe que explique para que o levou ao hotel para ver Ingrid, e completa dizendo que sente que o Padre está o escondendo alguma coisa.
Acontece no capítulo 036, segunda-feira, 16 de maio
Damião diz a Elisa que a ama, e que vai romper seu compromisso com Florência, Elisa responde que não o faça, porque a gente do povoado dirá que ela seguiu o exemplo de sua mãe.

Damião a garante que não irá perdê-la uma segunda vez, e está disposto a lutar contra tudo e com todos por seu amor. Elisa diz a Dolores que Damião a disse que a ama, e lutará até contra o mundo se for necessário, e tudo por seu amor.

Damião diz ao Padre Lupe que já confessou a Elisa que a ama, e ela também o ama, o Padre diz que isso não o surpreende, mas que eles terão muitos empecilhos, pois Almerinda, Augusto e Gael irão se opor com força a essa relação. Damião diz ao Padre que sabe tudo que ele e Elisa terão que enfrentar, e o único que o preocupa é Gael, pois ele não queria machucá-lo.

Damião termina sua relação com Florência, ele o suplica que não a deixe, porque ela poderia morrer sem ele. Paulo chama Carmen, e ela se surpreende ao ver chegar Almerinda, que a diz que sabe que ela odeia Elisa, pois a jovem em tudo lembra Estefânia.

Almerinda e Carmen pensam em se unir para separarem de vez Elisa e Damião. Ramiro propõe a Carmen que o dê a casa onde ela se via com Rogério, em troca das passagens de avião com os nomes dela e de Rogério, que comprovam que quem iria fugir era ela, e não Estefânia.

Carmen duvida que ele tenha as passagens, e Ramiro as mostra a Carmen. Carmen tenta pegá-las, mas Ramiro a diz que ela já sabe o preço.

Paulo se surpreende ao ver Kenia, e finge dizendo que sentiu sua falta, ela o esbofeteia, e o revela que está esperando um filho dele, Paulo, covardemente, diz que não será pai de ninguém, e que Kenia busque outro otário para assumir a criança. Damião procura Elisa e ela o rejeita, ela o diz que entre eles não pode haver nada, Damião a diz que não voltará a desistir dela.

Dolores diz a Elisa que lute junte a Damião pelo amor que sentem, Elisa responde que ela tem razão. Florência vai atrás de Elisa.

Acontece no capítulo 037, terça-feira, 17 de maio
Kenia previamente entregou a Florência um frasco com um pouco de sua urina, e esta diz a Elisa que está com um atraso de duas semanas, e comprou um teste de gravidez, pois crê estar grávida de Damião. Elisa a propõe que faça o teste e acabe de vez com essa dúvida.

Kenia diz a Paulo que deu uma amostra de sua urina á Florência, para que seu teste de gravidez de positivo, e em frente à Elisa, Florência garanta que por estar grávida precisa se casar com Damião. Florência na verdade está arruinada, e vê em Damião a única esperança de seguir mantendo a vida que leva.

Kenia diz a Florência que agora que ela já “comprovou” sua gravidez, precisa tratar de ter relações com Damião, por do contrário a mentira logo cairá por terra. Paulo acusa Florência de haver dito onde poderia encontra-lo.

Ingrid pergunta a Kenia se por fim ela voltará para a capital, Kenia responde que não irá, que ficará, e nada mais, nada menos que na Fazenda Arango. Ingrid lembra a Kenia que não diga a ninguém que elas são mãe e filha.

Ramiro exige á Horácio que faça com que Damião sofra um acidente, e o diz que se ele não fizer, a polícia poderia encontra-lo e acabaria na cadeia. Seguindo os conselhos de Kenia, Florência tenta seduzir Damião, que a rejeita.

Almerinda entrega um cheque a Kenia, e a diz que a quer fora de sua fazenda. Kenia responde a Almerinda que só a resta ajeitar um assunto, e em seguida partirá.

Almerinda diz a Paulo que ele é tão pouco homem que nem lhe importa causar problemas em todos os lugares, e o diz que teve que dar dinheiro a Kenia para ajeitar seus problemas. Almerinda procura o Padre Lupe para tentar convence-lo a ajudar-la com que Damião não desista do casamento com Florência.

O Padre responde que se Damião tem dúvidas, é melhor que se resolvam agora do que depois que já estiver casado. Kenia vai de moto com Paulo em busca de Gael, eles sofrem um acidente e Kenia cai desacordada.

Acontece no capítulo 038, quarta-feira, 18 de maio
Almerinda diz a Paulo que sabe que ele pouco se interessa por seu trabalho na processadora, e o melhor seria que ele voltasse para a capital. Paulo tenta convence-la que na verdade deseja trabalhar, e Almerinda o responde que não nasceu ontem, e sabe que ele só quer seguir ali por manter esperanças de estar com Elisa, mas que não precisa ser muito inteligente para saber que ela nunca terá nada com ele, e que na verdade ele está se escondendo de Kenia, e como já foi descoberto por ela, o melhor seria que voltasse para a capital.

Elisa pede a Lucio que a leve ao lugar do acidente onde morreu sua mãe, e o questiona porque se sua mãe estava fugindo da cidade, o acidente ocorreu do lado contrário da pista, como se ela estivesse voltando. Lucio a responde que neste dia estava chovendo muito, Elisa o confessa que sempre achou essa história muito estranha.

Carmen chama Paulo para dizer lhe que ele é pouco homem por ter mandado Almerinda para resolver seus problemas. Ao ver Damião, Elisa o diz que se Augusto descobrir que eles tem se visto, terão graves problemas.

Damião a responde que não vai se esconder nem de Augusto, nem de ninguém, e se ela também não estiver disposta a lutar junto a ele, é porque na verdade não o ama. Justamente nesta hora, Carmen aparece com um teste de gravidez, dizendo que é de Elisa, Damião exige que Elisa o de uma explicação, Elisa o responde que não tem explicação nenhuma, e que não quer voltar mais a vê-lo.

Damião diz a Elisa se é isso que ela quer, ele fará com gosto. Dolores pergunta a Elisa de quem é esse teste de gravidez, Elisa responde, chorando, que é de Florência, a noiva de Damião.

Almerinda recrimina Florência por estar tentando seduzir Damião, e a diz que ela é uma moça de família, e não pode se comportar como Elisa, e que se de fato quer estar com Damião, tem que se comportar como uma mulher decente. Augusto, furioso, maltrata Elisa e a insulta.

Elisa chorando diz que o teste não é dela, Carmen, cínica, diz que encontrou o teste no quarto da garota. Elisa diz a Augusto que se ainda tem dúvidas, que leve o teste ao consultório do Dr.

Edmundo, para que ele o revise, Dolores o diz que pode o acompanhar. Paulo procura Carmen e diz que vai provar lhe que não precisa de ninguém, ele a beija, Carmen finge indignação, o esbofeteia e expulsa de sua casa.

Edmundo diz a Augusto que Elisa não está grávida, e que por ser seu médico, sabe que ela nunca teve relações sexuais. Augusto diz a Carmen que Elisa não está grávida, Carmen o responde que talvez o teste seja de Florência, porque ela foi a única mulher que visitou Elisa, e talvez tenha mostrado a Elisa estar grávida de Damião, para que ela se afaste de uma vez por todas dele.

Paloma diz a Damião que o teste de gravidez é de Florência. Damião pede a Florência que marque uma consulta com o médico, pois é muito estranho que ela e Kenia estejam grávidas ao mesmo tempo.

Acontece no capítulo 039, quinta-feira, 19 de maio
Edmundo diz a Kenia que ela perdeu o bebê, mas ficará bem. Betânia parabeniza Damião e Florência, já que acredita que eles serão papais.

O Padre Lupe diz a Damião que Almerinda foi vê-lo para que ele a ajudasse a convencê-lo a não terminar a relação com Florência. Damião pede ao Padre que diga a sua mãe para não se preocupar, pois ele e Elisa não chegarão a nada, pois a mesmo o pediu para não mais buscá-la, e ele estava disposto a mandar tudo para o espaço por ela, mas um filho, jamais e Florência está grávida, e por isso irá se casar com ela.

Carmen procura Almerinda para dizer lhe que agora é sua família que anda na boca do povo. Kenia agradece Gael por ter salvado sua vida, e pergunta o seu nome, quando ele se apresenta, ela pensa o quanto deve ser bom ter um irmão.

Augusto pede perdão a Elisa por novamente ter duvidado dela, e que Carmen depois o disse que o teste de gravidez era de Florência, e assim sendo, espera que a filha se afaste de uma vez por todas de Damião. Elisa responde que sua tia é muito comunicativa, e que seu pai não se preocupe, pois certamente Damião irá acelerar seu casamento, Elisa finaliza dizendo que seria bom se alguma vez Augusto duvidasse do que diz Carmen.

Florência diz a Almerinda que não é verdade que está grávida, apenas usou uma amostra de urina de Kenia, e o fez para que Elisa se afastasse de uma vez por todas de Damião. Damião vai andar a cavalo, Florência se empenha em acompanha-lo, e ambos caem do cavalo.

Henrique recrimina Damião por haver permitido que Florência montasse a cavalo, sabendo que estava grávida. Damião o responde que ela insistiu.

Ingrid insiste em esclarecer a Gael que não tem nenhuma relação com Ramiro, ele a diz que não quer ser grosseiro, mas não o diz respeito nada que ela faça ou deixe de fazer. Ingrid diz a Gael que apenas deseja que ele não tenha uma má imagem dela.

Edmundo diz a Damião que depois de todos os testes feitos, não encontrou nada de grave em Florência. Damião pergunta sobre a gravidez de Florência, e Edmundo responde que Florência nunca esteve grávida.

Acontece no capítulo 040, sexta-feira, 20 de maio
Florência segue fingindo diante de Damião que sim, estava grávida, e que a queda do cavalo é que resultou na perca de seu bebê. Paloma diz a sua avó que a noiva de Damião está grávida, Ramona responde que não é verdade, pois ainda não é tempo de que Damião seja pai, ou seja, se Florência não estiver mentindo, o pai da criança é outro homem.

Damião diz a sua mãe que vai levar Florência para a capital, Almerinda diz ao filho que segundo Edmundo, Florência estará bem em um par de dias. Damião diz a mãe que levará a noiva a um especialista, e que talvez ela nunca mais volte da capital.

Florência diz a Damião que não sente as pernas. Sabrina tenta chamar a atenção de Paulo, ele a diz que não sente o menor interesse por ela, e desta forma, ela poderia deixar de perder seu tempo.

Ramiro beija Ingrid, Ramona atira uma pedra na cabeça de Ramiro, e o adverte que da próxima vez que ele se atrever a tocar em Paloma, o jogará na cabeça uma pedra muito maior. Ingrid pergunta a Ramiro quem é essa mulher, e porque o ameaçou, Ramiro responde que é uma louca.

Gael visita Kenia, ela o diz que irá embora para sempre do povoado, e a única lembrança bonita que levará deste local é ter o conhecido, finaliza dizendo que gostaria muito de ter tido um irmão como ele, e sugere que ele tenha muito cuidado com Ingrid, pois ela não é merecedora de nenhuma confiança. Almerinda responsabiliza Edmundo por Florência não estar podendo caminhar, ele responde que não é obrigado a tolerar a prepotência da senhora, e a mostra dados de um especialista quanto á situação de Florência.

Elisa diz a Edmundo que sabe que Florência caiu de um cavalo, e quer saber como está seu bebê, Edmundo a diz que Florência jamais esteve grávida. Almerinda diz a Florência que já se deu conta de sua incrível capacidade de mentir, e só não a desmentiu frente a Damião para que ele não saísse correndo atrás de Elisa, mas que se ela descobrir que também é mentira o fato de não conseguir mover as pernas, se arrependerá amargamente, e não é recomendável tê-la como inimiga.

Augusto insulta Novamente Elisa, e a diz que ela saiu igual a sua mãe. Elisa o diz que talvez Estefânia tenha se vingado do pai com Rogério, tendo em vista que ele e Carmen se relacionavam enquanto sua mãe ainda era viva.

Carmen adverte Elisa que se arrependerá de tê-la ofendido. Augusto diz a Gael que se ele ama tanto Elisa, poderia casar se com ela, já que ele como pai já desistiu de tentar controlá-la.

Gael diz a Augusto que Elisa precisa de amor, não de controle, Augusto o diz que ele a dá muito amor.
Resumo da novela “Abismo da Paixão”

.

Fonte: TV Foco