Acontece no capitulo 027, terça-feira, 10 de maio
Moisés diz que só terá confronto se for contestada a posse de Canaã, terra que foi comprada por Abraão e Jacó, seus antepassados. Balaque lembra que isso foi há muitos anos. Betânia conversa com as irmãs, que perguntam sobre a vida no palácio.

Zur ouve atento. Yarin e Noemi olham para Quenaz e Calebe, apaixonadas.

Arão e Hur se preocupam com o rumo da conversa do rei com Moisés. Datã olha interessado para Ada.

Safira percebe e se entristece. Abigail e Leila encorajam Simut a ir atrás de Jerusa.

Zur diz a Corá que a conversa pode acabar mal porque Balaque não aceita ser contrariado. Natan diz que está ansioso por notícias de Oren.

Siloé e Lemuel contam que a terra que eles habitam foi um dia do reino de Moabe e conquistada pelos amorreus, por isso Balaque e o rei Seom são inimigos. Lemuel avisa que a garantia do comandante para ir até as terras inimigas é Natan.

Dorcas tenta proteger Adira de Rishon. Balaão seduz Elda ese beijando.

Moisés avisa que vão recuperar Canaã e Balaque pergunta quando isso vai acontecer. O líder questiona sobre os restos mortais de seu sogro e sobre as terras em Midiã.

Jerusa aceita o pedido de casamento de Simut e os dois se beijam. Balaão e Elda passam a noite juntos.

Todos ansiosos no acampamento para saber o resultado da conversa de Moisés e Balaque. Jerusa faz sinal para Simut falar com Moisés sobre o pedido.

Zípora diz a Joquebede que está preocupada com Betânia. Adira conta para Talita que Jetro morreu para protegê-la e que precisa encontrar seus filhos e irmãs.

Balaque conta a Betânia sobre a conversa com Moisés e o chama de arrogante. Safira diz para Datã olhando para a irmã de Zípora e ele diz que ficou sim, porque enquanto ela não lhe der um filho, vai continuar procurando outra esposa.

Miriã é consolada por Joquebede enquanto Hur sente falta de Miriã. Jerusa e Jaque felizes com o pedido de casamento de seus respectivos.

Ada diz que vai pedir para Betânia lhe ensinar alguns truques de quando era sacerdotisa. Damarina comenta que a irmã está com um olhar triste.

Zur entra escondido na tenda de Balaque. Ele conta que não conseguiu nada de valor ainda e confirma que os hebreus confiam no Deus deles para superar qualquer obstáculo.

Betânia acorda de madrugada e vê Zur e Balaque conversando. O irmão de Elda pede permissão para voltar a Moabe.

Balaque pergunta sobre o casamento e ele afirma que pretende ir embora logo porque já dormiu com Jaque. Betânia escuta tudo horrorizada.

Balaque percebe algo errado ao ouvir o jarro de água cair no chão. O rei ameaça matar os sobrinhos de Betânia caso ela conte que Zur é um espião.

Os hebreus colhem o maná. Jerusa e Damarina comentam com Jaque que Aoliabe é apaixonado pela irmã, mas ela diz que são apenas amigos.

O rei tenta fazer as pazes com Betânia. Eles se deparam com o maná que cai do céu e ficam maravilhados.

Neste momento, Balaque entende o poder que terá que enfrentar e se sente impotente. Betânia se despede das irmãs, mas se controla para não contar tudo para Jaque.

Zur fica de longe observando. Zípora reúne as irmãs na tenda e conta que o rei vai mandar os ossos de Jetro.

Betânia fica incomodada, pois sabe que os restos mortais de seu pai não estão em Moabe. Elas começam a se despedir e Jaque diz que gostaria muito que a irmã ficasse para seu casamento.

Betânia, então, anuncia para as irmãs que tem algo a dizer.
Acontece no capitulo 028, quarta-feira, 11 de maio
Betânia emocionada disfarça e diz que estava com muitas saudades das irmãs.

Ela pede que Jaque e as demais tomem cuidado e se despede. Moisés avisa que quando chegar a hora irá conversar pessoalmente com o rei Balaque.

Balaão tenta cortejar a rainha depois de passar a noite com ela, mas Elda é fria. Todos se despedem do rei e da comitiva.

Com tom irônico, Zur se aproxima com Jaque e diz a Betânia que cuidará muito bem de sua irmã. Safira encontra uma sacola com moedas de ouro na tenda e vai tirar satisfações com Datã.

Moisés se mostra aliviado com a partida de Balaque. Arão diz que ele foi muito esperto em se casar com a irmã de Zípora.

Os filhos de Arão se orgulham do trabalho no tabernáculo. Zur avisa Corá e Datã que vai desobedecer a ordem do rei porque precisa voltar para Moabe.

Zípora diz a Joquebede que não acredita na felicidade de Betânia e que está preocupada com a educação dos sobrinhos longe da família. Balaque é recebido na sala do trono por Elda.

Ele conta que Zur quase colocou tudo a perder e a rainha se preocupa. Betânia pergunta para Emma sobre seus sobrinhos e a dama conta que eles já foram enviados a Mispa.

Ela lamenta ficar longe de Abner e Haya. Rishon vende as peças feitas por Adira no mercado.

Oren passa pela rua do comércio e compra algumas peças. Elda curiosa em saber sobre os hábitos dos hebreus e Balaque conta que viu o pão cair do céu para espanto de Balaão.

Betânia se abre com Emma e diz que conheceu Zur no acampamento. Emma conta que ele e Tanya tiveram um caso, mas a rainha descobriu e mandou que se afastassem.

Oren conta a Seom sobre sua visita a Moabe e diz que Balaão confirmou tudo que Natan falou. O rei prevê que eles devem usar o servo para persuadir Moisés.

Balaão conta a Balaque que Oren e o rei Seom encontraram Natan, e que o rapaz contou toda a história de Jetro e família. Josué diz a Ana que está construindo uma tenda só para eles.

Oren conta a Natan que Betânia se casou com Balaque e que as crianças foram encontradas no deserto. O servo fica aliviado.

Elda provoca Betânia sobre Jaque e Zur. Betânia cobra de Balaão a ajuda para procurar por sua filha.

Zípora pede que Moisés mande homens procurar por Adira. No harém, Betânia tenta ver se Emma tem a marca de nascença nas costas.

Emma acorda, assustada. Ada entra na tenda de Josué fica nua e tenta seduzi-lo.

Josué manda que ela vá embora. Num momento de ira, Ada rasga o roupão e sai da tenda gritando que foi atacada por Josué.

Nadabe, Abiú e Eldade perplexos com a cena.
Acontece no capitulo 029, quinta-feira, 12 de maio
Josué olha pasmo para Ada, que continua com a farsa na frente de todos.

Nadabe e Abiú o questionam e ele diz que ela é louca. Eldade aconselha Josué a ir logo falar com Moisés.

Ada diz para as irmãs que Josué a atacou, mas ninguém acredita. Moisés diz a Josué que o sobrinho tem sua total confiança.

Zípora fica enfurecida com a história de Ada e dá uma surra na irmã. As irmãs escutam os gritos de Ada.

Emma mostra que não tem marca de nascença e deixa Betânia frustrada. Jaque conta que Ada aprontou com Josué e Ana dá apoio ao noivo.

Natan está com Oren na rua do comércio e procuram por Adira. O mercador avisa Rishon.

Betânia conta para Balaão que confirmou que Emma não é sua filha e cobra ajuda. Adira presenteia Talita com um vestido novo e percebe a marca de nascença em sua coxa.

Zípora desabafa com Joquebede sobre Ada. Os noivos trabalham na Hupá.

Aoliabe fica enciumado. Jaque e Jerusa felizes provando os vestidos.

Miriã observa triste. Jaque diz a Damarina que acha que está grávida.

A irmã a aconselha a contar para Zur. Arão orgulhoso de Josué.

Jaque conta a Zur que está grávida. Ele finge carinho e diz que se casam no dia seguinte, por isso não há o que temer.

Simut faz novas poesias para a Jerusa. Zur conta a Corá que Jaque está grávida e pede ajuda para fugir.

Natan desabafa com Lemuel e diz que precisa chegar ao acampamento e avisar Moisés sobre os planos do rei Seom. Tanya está emburrada e a rainha pergunta se é por causa de Zur.

Ela assente. Zur se despede de Corá e pede que ele faça conforme o combinado.

Enquanto isso, Arão e Moisés recebem os convidados dos casamentos. Simut e Gahiji ansiosos a espera da cerimônia.

Zípora olha emocionada para as irmãs vestidas de noiva e também faz as pazes com Ada. Os convidados chegam ao casamento.

Yarin e Quenaz trocam olhares. Tales olha para Yarin e se encanta, sem ser percebido.

Corá se aproxima de Moisés e conta que Zur sumiu e que a tenda está vazia.
Acontece no capitulo 030, sexta-feira, 13 de maio
Moisés chocado com a informação pede que Arão e os filhos façam buscas ao redor do acampamento, sem alarde.

Zípora, Damarina e Ada ajudam Jaque a se arrumar e depois tentam que Jerusa caiba no vestido. Simut, muito nervoso, é ajudado por Gahiji.

Miriã chora muito e é amparada por Joquebede. A mãe diz que ainda há tempo de ser feliz e Miriã sai correndo.

Josué se arruma para o casamento e diz a Calebe que espera por aquele dia desde a primeira vez que viu Ana. Leila radiante e agradecida a Deus.

Moisés conta para Josué sobre a fuga de Zur. As pessoas olham, desconfiadas, sabendo que algo sério aconteceu.

O rei diz a Elda que Zur pode colocar tudo a perder com seu jeito impulsivo, e se acontecer dele abandonar o casamento e Moisés descobrir que ele é um espião, a guerra será inevitável. Natan, quase recuperado, arruma suas coisas para ir embora da cidade dos amorreus.

Ele avisa Lemuel e Siloé que não pode mais esperar. O servo de Oren diz que ele não vai a lugar nenhum sem antes falar com o comandante.

Miriã encontra com Hur, que está andando em um local mais afastado. Ela pede perdão ao joalheiro, que corresponde com um beijo.

Corá e Arão dizem para Moisés que Zur não foi encontrado. Josué chega ali e pergunta se os casamentos serão adiados.

Bezalel conta a Aoliabe que Zur sumiu. Seom diz a Oren que ele deve manter Natan em Hesbom, pois é a arma que eles possuem contra os moabitas.

Ana, impaciente, com o atraso no casamento. Betânia enfrenta Balaão e diz que se ele não procurar logo por sua filha, vai contar ao rei tudo sobre seus planos.

Moisés pede a Zípora que dê a notícia para Jaque. Miriã chega com Hur, toda feliz, para se juntar aos outros noivos.

Todos comemoram e Miriã começa a se preparar como noiva. Joquebede ajuda a filha.

Aoliabe lamenta para Bezalel que Jaque deve estar arrasada. Zípora chega a tenda das irmãs, muito sentida, e conta a Jaque que Zur fugiu.

Ela não aguenta a emoção e desmaia. Balaão diz a Betânia que se ela revelar algo ao rei, os dois serão mortos.

Aoliabe vai atrás de Jaque. Betânia conta a Elda que teve uma filha na época que era sacerdotisa e não teve coragem de sacrifica-la.

A rainha diz que Balaque precisa saber da história. Jaque ainda imóvel, tentando absorver a notícia que seu noivo fugiu.

As irmã a consolam e Zípora diz que os demais casamentos vão acontecer. Damarina fica a sós com Jaque e ela se desespera, pergunta o que será dela e de seu filho.

Os convidados já estão no local e alguns comentam o sumiço de Zur. Aoliabe entra apressado na tenda e pede para Damarina deixá-lo a sós com Jaque.

Ele se declara, diz que sabe que não é o melhor momento, mas que pode assumi-la e se casar com ela naquele mesmo dia. Jaque conta que não o merece e diz que está grávida de Zur.

Miriã está radiante e pronta para casar. Jaque pede que Aoliabe não comente com ninguém.

Ele garante que assume a criança e pede que eles se casem naquele dia, para que ninguém saiba de nada. Jaque, emocionada, aceita.

Balaque não gosta de saber que Betânia e Balaão esconderam o assunto de sua filha e pergunta quem é o pai. Zípora entra no quarto com as irmãs e se depara com Aoliabe de mãos dadas com Jaque, os dois sorrindo.

Ele avisa que pretende se casar com Jaque. Moisés diz a Aoliabe que ele é um homem de coragem e concorda com o matrimônio.

As noivas começam a entrar, os noivos já posicionados. Surpresa entre os convidados ao perceberem a troca de maridos de Jaque.

Aoliabe olha apaixonado para Jaque, que está sem graça. Moisés inicia a cerimônia.

Acontece no capitulo 031, segunda-feira, 16 de maio
Todos felizes e ansiosos com o casamento. Abigail, muito emocionada, é abraçada por Zelofeade.

Ada que lança olhares invejosos para Ana e Josué. Joquebede, emocionada, é abraçada por Arão.

Sob a hupá, os noivos ficam diante de Moisés. Jaque com o olhar muito triste ao lado do feliz Aoliabe.

Simut muito nervoso e Jerusa tensa. Moisés se dirige diretamente aos casais e olha para cada um ao nomeá-los.

Simut fica tonto e que cai ao chão. Balaão conta que Betânia era sacerdotisa de Aserá.

Elda lança um olhar fulminante para Balaão. Betânia não se aguenta e dá um passo na direção do rei, em súplica sincera.

Elda agora lança um olhar para Balaque. Ana se aproxima de Joana e a puxa para a dança.

Arão com Joquebede observa Joana dançar sem cobiça, apenas admirando a graça da moça. Os casais passam entre os convidados, rumo às suas tendas sob os gritos de “mazel tov” e palmas.

Gahiji e Leila estão apaixonados e felizes. Simut e Jerusa deitados sem saber muito o que fazer.

Miriã surpreende Hur, puxa-o contra si e derruba-o na cama. Josué e Ana estão ansiosos, é a primeira vez dos dois.

Josué diante de Moisés termina de passar um relatório das buscas. Moisés decepcionado, mas seguro de sua decisão.

Balaque finge interesse e preocupação com a dor de Betânia. Zípora conversa com Jaque que reage com leve surpresa ao que ouve da irmã.

Oren voltando do palácio, nervoso e chateado após o encontro com Natan. Betânia deitada de costas numa maca é massageada por Emma.

Zur chega e assusta Betânia.
Acontece no capitulo 032, terça-feira, 17 de maio
Betânia fica pasma diante de Zur e quer partir pra cima dele, mas é contida por Emma.

Elda repreende Zur. Rei Balaque fica furioso com a volta de Zur ao palácio.

Zur revela que tem um filho. Betania está enfurecida e Emma tenta acalmá-la.

Hur trabalha na bacia de bronze enquanto Eldade, Gahiji e Simut trabalham nos moldes. Miriã e Hur trocam olhares.

Rafina Noemi e Yarin vêem Hur e Miriã. Chibale desabafa sobre a falta que sente dos tempos que cozinhava no palácio.

Moisés concentrado em suas tabuletas e entra Zipora, ela dá um beijo nele, mas ele a puxa para seu colo. Bezalel esculpe os querubins com Aoliabe e Arão.

Nababe e Abiú chegam bêbados e Arão fica arrasado. Ana e Josué se beijam.

Corá e Abirão negociam com comerciantes. Zípora pastoreia o rebanho com Jaque e Damarina.

Zur caminha pelo corredor do palácio e Tanya surge por detrás de uma pilastra. Eles se beijam.

Zípora fica chocada ao saber que Jaque estava grávida de Zur. Zípora conta a verdade para Aoliabe sobre o estado de saúde de Jaque.

Na tenda, Arão conversa com Joquebede preocupado com a presença dos filhos embriagados no trabaho. Zur janta com Balaque, Elda e Balaão que recebe a missão de procurar por um homem chamado Natan e o matar.

Acontece no capitulo 033, quarta-feira, 18 de maio
Durante um banquete servido pelo rei, Zur fica sabendo que Natan não foi morto por Corá. A rainha Elda revela que Oren ameaça levar Natan até Moisés para que conte tudo o que sabe o que pode desencadear uma guerra.

Zur diz que acha arriscado entrar em Hesbom sem um plano bem traçado. O rei Balaque diz que precisa recuperar as terras que os amorreus roubaram e ameaça matar Natan.

Betânia pergunta a Balaque se seus sobrinhos estão bem e ele responde que estão em segurança. Seom tranquiliza Natan dizendo que vai tirá-lo da prisão e que ele poderá voltar a morar na casa do general.

Natan tenta escapar. Adira ajuda Natan a se esconder.

No acampamento, Joquebede vai até a tenda de Arão para aconselhar seus netos. Joana avista a comitiva que veio buscar Radina.

Zípora conta a Moisés que sua irmã Jaque estava grávida de Zur. Moisés fica espantado com a notícia.

Zípora elogia Aoliabe por ter aceito se casar com Jaque mesmo sabendo que estava grávida. Moisés chega cortês, mas reservado, sem saber ainda as intenções dos recém-chegados.

O encontro é tenso, com cada lado aguardando qual será a postura do outro. Abukar olha para Moisés, analisando-o.

Acenos de cabeça de um lado e outro enquanto Radina faz as apresentações. Zur e cerca de 20 oficiais fortemente armados chegam a Hesbom.

Acontece no capitulo 034, quinta-feira, 19 de maio
Oficiais amorreus pedem para pararem e verificam o que tem na carroça. Por conter apenas frutas, liberam a entrada de Zur e os demais na cidade.

Começa a luta com os oficiais amorreus. Entram na casa de Lemuel e Siloé a procura de Natam mas não o encontram.

Natam se esconde em uma carroça com frutas. A luta continua entre os oficias midianitas e amorreus.

Moisés e Josué se despedem de Abukar, que voltará para Núbia. Radina se despede das amigas Leila, Abigail, Deborah e Jaque.

Aija se despede de Chibale. Seom fica sabendo que Natam fugiu.

Datã está feliz com a gravidez de Ada. A luta continua entre Zur e os soldados midianitas contra o exército de Oren, que também entra na briga.

Alguns meses depois, nasce o bebê de Deborah e Bezalel. Moisés, Arão, Josué e Joquebede comemoram o fim da construção do tabernáculo.

Moisés diz a Josué da importância das duas tábuas com Os Dez mandamentos e o orienta que o que está escrito alí é o que se precisa para ter uma vida boa, próspera e abençoada. Todos se arrumam para ir ao tabernáculo.

Moisés entra no tabernáculo com as tábuas dos Dez Mandamentos e um recipiente de ouro, onde está o óleo da unção. Moisés vê a Arca da Aliança e se emociona, umedece o dedo e unge a Arca da Aliança.

Moisés derrama óleo da unção na cabeça de Arão, para santificá-lo.
Acontece no capitulo 035, sexta-feira, 20 de maio
Moisés divide as 12 tribos.

Balaque fica furioso com Zur, que perdeu a guerra. Zur revela que Natan não está morto.

Balaão comemora que seus planos estão como planejados. Rishon é chantageado pelo mercador.

Seon comemora a vitória. Moisés convoca os sacerdotes e o Sumo Sacerdote de Israel para permanecer no Tabernáculo por sete dias.

Balaque propõe a Betânia para que tenham um filho. Betânia pede ao Rei para que traga seus sobrinhos de volta a Quir.

Elda tenta convencer Zur a seduzir Betânia. Gahiji fica eufórico com a notícia que será pai.

Miriã se irrita com Hur. Joana diz que não consegue esquecer Arão.

Corá reclama de Moisés. Safira está irritada com Ada.

Jerusa e Damarina horrorizadas com Ada. Ada comemora o amor de Datã.

Passam os sete dias. Termina o período de reclusão dos sacerdotes.

Agora eles estão consagrados ao Senhor. Arão entra no Santo Lugar e acende as sete lâmpadas.

Arão também faz uma oferta ao Senhor. Uma nuvem de fogo cobre o tabernáculo.

Arão abençoa o povo de Israel. Fogo sai da nuvem e lança labaredas enormes no altar do holocausto, acendendo o altar.

Moisés se emociona. O acampamento fica em festa.

Zur tenta seduzir Betânia.
Record estreou segunda temporada da novela

.

Fonte: TV Foco