O ator mexicano Rubén Aguirre, conhecido por interpretar o Professor Girafales em “Chaves”, morreu nesta sexta-feira (17) aos 82 anos. A informação foi publicada no Twitter por Edgar Vivar, que fazia o Senhor Barriga no mesmo programa.

“Meu professor favorito, descansa em paz… Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta”, escreveu Vivar.

A causa da morte ainda não foi divulgada.

Doente e sem dinheiro

Em julho do ano passado, Aguirre estava vendendo duas de suas propriedades para pagar por despesas hospitalares. Um dos imóveis é uma casa de férias que ocupa 8.500 m² em Tepetlaoxtoc, no México. Ele também vendeu um terreno rural.

Ele divulgou um vídeo no Youtube com as características dos imóveis em busca de um comprador e pediu sete milhões de pesos mexicanos pela casa e três milhões de pesos pela área rural de 1,4 hectares. A imprensa mexicana afirmou, na época, que o valor seria para pagar uma dívida com o hospital onde o ator passou por uma cirurgia na vesícula, mas a filha do ator garantiu que ele não estava falido.

Chaves morreu em 2014

O ator mexicano Roberto Bolaños, conhecido por criar os personagens “Chaves” e “Chapolin Colorado”, morreu aos 85 anos, em 28 de novembro de 2014. Ele faleceu em sua casa em Cancún, onde morava com a mulher, a também atriz Florinda Meza, que faz o papel da Dona Florinda no programa.

Ator, escritor e produtor de televisão, ele sofria de problemas respiratórios há anos por ter fumado durante muito tempo. Em março de 2012, foi internado em hospital na Cidade do México devido a uma insuficiência respiratória.

O programa

A série “Chaves”, criada e protagonizada por ele na década de 1970, tornou-se um fenômeno internacional, sendo exibida no Brasil, Tailândia e Rússia, além de ser o programa mais visto na televisão mexicana. A emissora de TV mexicana foi a responsável pela produção dos programas do humorista.

OTEMPO