Alice (Giovanna Antonelli) e Mario (Bruno Gagliasso) em cena de ‘Sol Nascente’(Foto: Globo/Ramón Vasconcelos)Nova novela das seis, ‘Sol Nascente’ estreia nesta segunda-feira (29) com um elenco recheado de grandes nomes da dramaturgia brasileira.
A trama de Walther Negrão, Júlio Fischer e Suzana Pires, com direção artística de Leonardo Nogueira e direção geral de Leonardo Nogueira e Marcelo Travesso, conta a história de um homem e uma mulher de temperamentos opostos ligados por uma forte amizade de infância: Mario (Bruno Gagliasso) e Alice (Giovanna Antonelli). Duas famílias de culturas bem distintas unidas por uma cumplicidade que atravessa gerações.

Uma cidade que inspira paixões e aguça os sentidos, convidando visitantes e moradores a desfrutar do melhor da vida. Esse é o cenário para o surgimento de um amor improvável que conduz a trama de ‘Sol Nascente’.

+ Resumo de “Sol Nascente” – capítulos de 29/08 a 03/09/16
Perfil dos personagens
 
Família De Angeli
Gaetano de Angeli (Francisco Cuoco) – Patriarca dos De Angeli, Gaetano é um eterno apaixonado pela mulher, Geppina (Aracy Balabanian). É ativo e está à frente da padaria da família junto com o filho Vittorio (Marcello Novaes).

Conselheiro e respeitado por todos, ele mantém uma grande amizade com o japonês Tanaka (Luis Melo) há mais de 50 anos. 
 
Geppina (Aracy Balabanian) – Matriarca da família italiana, Geppina chegou ao Brasil junto com seu grande amor, Gaetano (Francisco Cuoco), fugida da Itália depois que abandonou um mafioso para quem estava prometida em casamento.

 Os dois guardam este segredo da família e mantêm acesa a chama da paixão até hoje.
 
Vittorio (Marcello Novaes) – Filho de Gaetano (Francisco Cuoco) e Geppina (Aracy Balabanian), Vittorio criou sozinho os três filhos, Mario (Bruno Gagliasso), Milena (Giovanna Lancellotti) e Peppino (João Côrtes) depois que Loretta (Claudia Ohana), sua mulher, foi embora.

 Com a mudança para Arraial do Sol Nascente vai conhecer e se interessar por Lenita (Letícia Spiller).
 
Mario (Bruno Gagliasso) – Filho de Vittorio (Marcello Novaes) e de Loretta (Claudia Ohana), irmão de Milena (Giovanna Lancellotti) e Peppino (João Côrtes), Mario é regido pela emoção — é intenso, passional, além de mulherengo.

Seu lema é curtir a vida de forma descompromissada. Motos e mulheres são suas grandes paixões.

Vive de bicos consertando motos e motores, além de ajudar na padaria da família. Melhor amigo de Alice (Giovanna Antonelli) desde a infância, vai se apaixonar por ela — e essa paixão.

vai transformá-lo profundamente.
 
Milena (Giovanna Lancellotti) – Filha de Vittorio (Marcello Novaes) e Loretta (Claudia Ohana), Milena é uma moça tímida, desprovida de qualquer vaidade.

Trabalha no caixa da padaria da família e nunca namorou. Mantém contato com a mãe pela internet e sente falta da figura materna, apesar de ser muito querida por toda a família.

No seu íntimo, atribui ao pai a culpa pela mãe ter abandonado a família.
 
Peppino (João Côrtes) – Caçula da família italiana, Peppino (João Côrtes) é irreverente e tem na figura do irmão Mario (Bruno Gagliasso) seu “mentor para conquistar garotas”.

 Melhor amigo de Hideo (Paulo Chun).
 
Loretta (Claudia Ohana) – Mãe de Mario (Bruno Gagliasso), Milena (Giovanna Lancellotti) e Peppino (João Côrtes) e ex-mulher de Vittorio (Marcello Novaes), Loretta foi embora de casa quando os filhos ainda eram pequenos.

Tem um passado misterioso, mas ainda mantém contato com a filha Milena pela internet. 
 
Família Tanaka
Kazuo Tanaka (Luis Melo) – Kazuo Tanaka, neto de um americano e de uma japonesa, chegou ao Brasil há mais de 50 anos.

De família humilde, se estabeleceu em Arraial do Sol Nascente e com muito trabalho construiu a Arraial Pescados, empresa referência na área da pesca de sardinhas. No Brasil, também conheceu e se apaixonou pela caiçara Rosário (Karolina Albertassi), mãe de Alice (Giovanna Antonelli), então com 4 anos.

Os dois se casaram, Tanaka assumiu Alice como filha e os três formaram uma família muito feliz até a morte de Rosário, quando a menina tinha 12 anos. A partir de então, a relação pai-filha, que já era marcada por um profundo amor, se estreitou ainda mais.

É grande amigo do casal De Angeli desde a chegada dos três ao Brasil.
 
Alice Tanaka (Giovanna Antonelli) – Filha adotiva de Tanaka (Luis Melo), Alice tem uma grande gratidão pelo pai que a acolheu e que deu a ela uma criação pautada pelos valores, costumes e a cultura nipônica – a ponto dela ser fluente no idioma japonês.

Melhor amiga de Mario (Bruno Gagliasso) desde a infância, os dois têm muitas afinidades, apesar de cada um ser regido por um “signo” diferente: ele, pela emoção e ela, pela razão. Quando vai estudar no Japão, Alice conhece César (Rafael Cardoso) com quem se envolve e começa um relacionamento.

 
 
Mieko (Miwa Yanagizawa) – Irmã de Tanaka (Luis Melo), Mieko vem para o Brasil com os filhos Hirô (Carolina Nakamura), Yumi(Jacqueline Sato ) e Hideo (Paulo Chun) depois de ficar viúva no Japão. Todos vão morar com Tanaka e Alice (Giovanna Antonelli) em Arraial do Sol Nascente.

 
 
Hirô (Carolina Nakamura) – Hiromi, mais conhecida como Hirô, é a filha mais velha de Mieko ( Miwa Yanagizawa). Ciumenta e um pouco invejosa da prima Alice, ela sonha em se casar seguindo as tradições japonesas, e vive desprezando as investidas de Ralf (Henri Castelli).

 
Yumi (Jacqueline Sato) – Designer e artista plástica promissora, Yumi é melhor amiga e confidente de Alice (Giovanna Antonelli). Descoberta pelo marchand Bernardo (Marcio Kieling), ela trilha uma carreira profissional de sucesso.

Já o lado pessoal não segue na mesma sintonia. A filha de Mieko (Miwa Yanagizawa) busca um grande amor para realizar o sonho de se tornar mãe.

 
Hideo (Paulo Chun) – Nerd, Hideo é expert em games e informática. Melhor amigo de Peppino (João Côrtes), o filho caçula de Mieko ( Miwa Yanagizawa) também é parceiro de Peppino nas investidas para conquistar as garotas, mas seu maior interesse é criar um game de sucesso no mercado dos jogos eletrônicos.

 
Rota 94
Lenita (Leticia Spiller) – Proprietária do bar Rota 94, Lenita é uma mulher forte e batalhadora. Com a morte dos pais em um acidente de carro fica ainda mais unida ao irmão Ralf Tattoo (Henri Castelli).

Namora Felipe (Marcelo Faria) e mantém uma amizade com Vittorio (Marcelo Novaes), o que deixa Felipe inseguro e irritado. Principalmente porque Lenita é um espírito livre e já deixou claro que não nasceu para ficar presa a homem nenhum.

 
Ralf Tattoo (Henri Castelli) – Irmão mais novo de Lenita (Leticia Spiller), Ralf é ciumento e já se envolveu em muitas brigas no passado. Seu estúdio de tatuagem, dentro do Rota 94, é referência local.

Motociclista experiente, já viajou sobre duas rodas por toda a América Latina. É mulherengo assim como o melhor amigo, Mario (Bruno Gagliasso), mas vai se apaixonar por Hirô (Carolina Nakamura).

 
 
Felipe (Marcelo Faria) – Melhor amigo de Ralf (Henri Castelli), Felipe é namorado de Lenita (Leticia Spiller). Amante à moda antiga, é romântico e gosta de compromisso tradicional para desespero de Lenita, cujos sonhos caminham na direção oposta, defendendo que preza, acima de tudo, a sua liberdade.

 
Kika ( Flavia Guedes) – Funcionária e braço direto de Lenita (Leticia Spiller) no bar Rota 94, Kika é pau pra toda obra. Além de atender os clientes, também é confidente de Lenita e tem uma queda pelos homens bonitos que frequentam o Rota.

 
Pousada Marseille
Ana Clara (Silvia Bandeira) – Mãe de Carol (Maria Joana), ex-socialite carioca,  proprietária da pousada Marseille, Ana Clara é sofisticada e fluente em vários idiomas.  Após uma separação traumática, ela conhece Patrick (Jean Pierre Noher) durante um cruzeiro e a atração entre eles é imediata.

Os dois vivem um casamento maduro e muito apaixonado.  
 
Patrick Lambert (Jean Pierre Noher) – Mestre barqueiro da traineira de Tanaka na Arraial Pescados, o  capitão Patrick, nascido em Marseille, França, trabalhou durante muitos anos como comandante de transatlânticos.

  Foi num desses cruzeiros que conheceu a então recém-separada Ana Clara (Silvia Bandeira) e ali mesmo os dois começaram um romance tão apaixonado que fez  o capitão abandonar o glamour dos cruzeiros e se estabelecer com ela em Arraial do Sol Nascente.
Carol (Maria Joana) – Interesseira e manipuladora, Carol é movida a dinheiro.

A filha de Ana Clara (Silvia Bandeira) conhece Cesar (Rafael Cardoso) em Arraial e se torna aliada do vilão para afastar Mario (Bruno Gagliasso) de Alice (Giovanna Antonelli). 
 
Cesar (Rafael Cardoso) – Ganancioso, calculista e manipulador, César é um tipo sem nenhum caráter mas, hábil dissimulador que é, se faz passar por bom moço.

  Neto de dona Sinhá (Laura Cardoso), ele vê em Alice (Giovanna Antonelli) o alvo perfeito para dar um grande golpe. Formado em economia, ele se aproxima da filha de Tanaka (Luis Melo) durante o curso de MBA que fazem no Japão e a envolve de maneira irresistível.


 
Dona Sinhá (Laura Cardoso) – Avó de Cesar (Rafael Cardoso), Dona Sinhá é uma senhora mineira craque na arte de cozinhar.

Batalhadora, sempre incentivou a educação do neto e fez das tripas coração para que ele pudesse cursar sua especialização no Japão. Isso porque sonha um grande futuro para o neto.

 
 
Elisa (Luma Costa) – Assistente de Damasceno (Emilio Orciollo Neto) na investigação sobre o paradeiro de Geppina, Elisa é uma jovem religiosa, que conhece a história de todos os Santos. Ao chegar a Arraial, ela consegue um emprego na recepção da pousada Marseille em troca da hospedagem por lá.

Não dá chance para as investidas de Damasceno.
 
Paula (Anna Lima) – Curtir a vida e os homens é o lema de Paula.

Descompromissada, a jovem é o que se pode chamar de “pegadora”. Já teve um affair com Mario (Bruno Gagliasso) no passado.

 
Caiçaras
 Chica (Tatiana Tibúrcio) – Líder das caiçaras, Chica se criou nas águas do mar e tem um conhecimento intuitivo dos mistérios e humores da “Senhora das Águas”, como ela diz. Sua sensibilidade, muito afinada com as forças da natureza, vez por outra a leva a ter visões sobre o caráter das pessoas e fatos que vão acontecer.

Tem um duradouro romance com o pescador Quirino (Val Perré).
 
Dora (Juliana Alves) – Irmã mais nova de Chica (Tatiana Tibúrcio), Dora é casada com Tiago (Marcello Melo Jr).

Apaixonada pelo marido, os dois vivem um clima de paixão. Mulher bonita, fogosa e muito alegre, além de hábil na pesca com arpão, tem o grande sonho de engravidar.

 
Tiago (Marcello Melo Júnior) – Casado com Dora (Juliana Alves) por quem é apaixonado, Tiago é um experiente pescador e um artesão autodidata que se dedica à fabricação de móveis de bambu. No início não quer ter filhos, mas acaba cedendo ao desejo da mulher e se enchendo de entusiasmo e expectativa quando Dora engravida.

 
 
Vanda (Cinara Leal) – Irmã de Júlia (Erika Januza), Vanda é casada com Nuno (Pablo Morais) e mãe do pequeno Cauã (Lucas Sapucahy).
 
Júlia (Erika Januza) – Irmã mais nova de Vanda (CinaraLeal), Júlia teve um romance no passado com o cunhado, Nuno ( Pablo Morais).

Quando ele chega a Arraial, vindo do Sul, Júlia fica balançada.
 
Nuno (Pablo Morais) – Pescador, casado com Vanda (Cinara Leal), os dois são pais de Cauã (Lucas Sapucahy) e a família vive em grande harmonia.

 Antes de casar com Vanda, Nuno foi namorado de Julia, a irmã dela.
 
Quirino (Val Perré) – Pescador experiente, Quirino tem um romance duradouro com Chica (Tatiana Tibúrcio), a líder das Caiçaras, apesar dos dois passarem longos períodos separados.

Situação que vai mudar completamente quando Quirino resolve se estabelecer em Arraial do Sol Nascente para ficar perto do seu bem-querer.
 
Cauã (Lucas Sapucahy) –  Menino esperto e amável, Cauã é filho de Vanda (Cinara Leal) e Nuno (Pablo Morais).

 
Outros personagens
Damasceno (Emilio Orciollo Neto) – Detetive trapalhão, é enviado ao Brasil pelo italiano Don Manfredo (filho de um grande chefão da máfia) para descobrir o paradeiro de Geppina (Aracy Balabanian). Nessa missão, ele conta com a ajuda da beata Elisa (Luma Costa).

Ao encontrar a matriarca dos De Angeli, Damasceno finge ser seu sobrinho italiano e é acolhido pela família. 
 
Sirlene (Renata Dominguez) – De origem simples, ex-namorada de Cesar (Rafael Cardoso), é abandonada quando o rapaz consegue a bolsa de estudos para o Japão.

 Sua mágoa maior, porém, é César não ter dado a menor importância quando ela anunciou que estava grávida de um filho dele.
 
Bernardo (Marcio Kieling) – Bonito, requintado e sedutor, Bernardo é marchand e empresário ligado ao mundo das artes.

Ele vai descobrir o talento e Yumi (Jacqueline Sato) e lançá-la no mercado.
 
Wagner (Felipe Mago) – Pescador e assistente do capitão Patrick (Jean Pierre Noher) na Arraial Pescados, tem o desejo de estudar para subir na vida.

 
Akira (Fabio Yoshihara ) – Dono de uma loja na cidade, Akira é amigo de Tanaka e se candidata como pretendente de Hirô ( Carolina Nakamura), que não abre mão de se casar com um homem da colônia japonesa.
 
Takeshi ( Ken Kaneco) –  Casamenteiro da comunidade japonesa, Takeshi é acionado pela família Tanaka para encontrar candidatos a marido para Hirô (Carolina Nakamura).

 
Massao (Marcos Tumura) – Empresário sem escrúpulos, ligado ao ramo da exportação, quer convencer Tanaka (Luis Melo) a enviar dinheiro ilegalmente para fora do país. Tanaka recusa, mas César vai se aliar a ele.

 
Pescoço (Rick Garcia) –  Barbeiro que trabalha no Rota 94, Pescoço é também um dos motociclistas da turma de Ralf. Irmão de Nanda (Roberta Piragibe ), ele está sempre se metendo onde não é chamado – daí o apelido.

Nanda (Roberta Piragibe) – É da mesma turma de Hideo (Paulo Chun) e Peppino (João Côrtes) na escola. Irmã de Pescoço (Rick Garcia), ela é do tipo CDF e grande amiga de Milena ( Giovanna Lancellotti).

 
Flavinha (Marina Brandão) – Garçonete na hamburgueria da cidade também faz parte da turma dos jovens de Arraial.
 
João Amaro (Rafael Zulu) – Afilhado de dona Sinhá (Laura Cardoso) é atencioso e prestativo.

 
Ciça (Caroline Verban) – Atendente da loja de roupas femininas em que Paula vai trabalhar.
 
Miranda (João Carlos Barroso) – É o delegado da cidade.

.

Fonte: TV Foco