Bento (Irandhir Santos) mostra os documentos da secretaria para Beatriz (Dira Paes)(Foto: Globo/João Miguel Júnior)Nos próximos capítulos de ‘Velho Chico’, novela das nove da Globo, Bento (Irandhir Santos) vai descobrir documentos comprometedores contra a prefeitura de Grotas de São Francisco.
Bento está cansado de cobrar do prefeito Raimundo (Saulo Laranjeira) uma obra decente que resolva os problemas da escola da Gameleira. Cansado de ser ignorado pela autoridade, vai até a Secretaria de Educação para entender o motivo da demora em solucionar a questão.

O vereador se apressa em cobrar do secretário (Xando Graça) respostas imediatas, e ele alega não ter recebido verba para executar o serviço. Sensibilizada com a causa de Bento, a secretária Dona Santina (Fatima Patricio) mostra ao vereador documentos comprometedores e sugere que ele faça cópias para avaliar o conteúdo do mesmo: “Olhe vereador, eu não sei ao certo o que acontece.

Mas coisa boa eu sei que não é. Esses documentos deveriam ser públicos, mas o senhor sabe que eles não deixam.

E o senhor só está aqui porque entrou sem eu ver! Assim como eu não vi aquela copiadora lá.”
Mesmo com medo, Dona Santina despista o secretário e ajuda Bento a não ser visto.

Com o material em mãos, ele pula pela janela e estuda os documentos ao lado de Beatriz (Dira Paes). “Veja isso! Tá falando de uma reforma na escola da Gameleira no ano passado!”, exclama.

Eles separam os papéis e identificam a primeira folha: uma planilha com o nome da escola da Gameleira, o que deixa a professora espantada. “Mas isso nunca que foi na nossa escola!”, contesta Beatriz.

Bento explica a jogada da prefeitura e ela pede que faça uma denúncia. “Beatriz! Essas cópias eu tive que tirar na surdina! Jamais imaginei que eu teria que fazer uma coisa dessas na vida.

Além do que, vão querer anular qualquer denúncia falando que isso é ilegal”. O pedido só instiga ainda mais Bento, que promete pesquisar as verbas federais que chegaram à cidade de Grotas.

As cenas estão previstas para irem ao ar a partir desta quarta-feira, dia 29. ‘Velho Chico’ é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, com direção artística de Luiz Fernando Carvalho.

.

Fonte: TV Foco