Em “Velho Chico”,novela das 21h da Rede Globo, Tereza (Camila Pitanga) vai ficar desesperada e super furiosa com todos após a suposta morte de Santo (Domingos Montagner). O primeiro a quem a filhado coronel vai acusar é Cícero (Marcos Palmeira) que tem um histórico de ódio contra o fazendeiro.
Antes de acusar o jagunço, Tereza vai se voltar contra Afrânio (Antônio Fagundes), que também alimenta maus sentimentos contra Santo.

Obcecada para saber a verdade sobre o amado, ela vai relembrar que Cícero nunca gostou de Santo e é apaixonado por ela, tendo um motivo real para querer matá-lo.
Tereza mostrará uma bala de revólver ao jagunço e o questionará, emocionada, sobre Santo: “Não minta pra mim! O que você fez com ele?! Você jurou que não ia fazer nada a ele!… Você jurou!”.

A empresária implora para que o amigo de infância lhe diga a verdade. Mas o jagunço continua a jurar por Deus que nada fez ao dono da cooperativa.

“Não jure por Deus porque quem faz o que você fez não tem direito de tocar no nome de Deus!”, dispara.
Nesse momento, Dalva (Mariene de Castro) chega super furiosa e encara Tereza.

“Quem a patroa pensa que é pra falá com Cícero dessa manêra?!?”. Tenso, Cícero manda que a empregada vá embora, mas ela diz que não sairá e enfrentará Terê.

Sem dar importância à presença de Dalva, Maria Tereza continua: “Diga olhando nos meus olhos que você não matou Santo, Cícero! Me diga (…) Coronel mandou você atrás de mim e você fez isso com gosto! Você tá feliz agora? Me diz? Você é o culpado por isso, você não me engana!”, insistirá.
“Não recebi orde nenhuma, nem fui atrás d’ocê! Tive ele nas mão, disse nos olho dele que não ia ficá no caminho d’ocês dois e num fiquei!”, afirma o jagunço.

Tereza acusa Cícero de mentiroso e ele segue tentando se defender, mas a filha do coronel diz que não adianta ele mentir e pergunta onde ele esteve por toda a manhã. O capataz garante que foi coisa dele, que estava cuidando dos erros do passado.

”Você é o culpado por isso, você não me engana!”, insiste Tereza.
Insatisfeita com a situação, Dalva novamente intervirá e deixará o clima ainda mais tenso na fazenda dos de Sá Robeiro.

“Ele pode tê as culpa dele, mais nunca vai sê maió que as de sua famía! Já que corage de fazê ocês num tem, mais tem covardia de mandá!”, provocará.
Logo depois, Martim (Lee Taylor) chegará ao local para acalmar os ânimos da irmã, na tentativa de apaziguar a briga.

.

Fonte: TV Foco