(Foto: Renato Rocha Miranda/Globo)Em “Velho Chico”, novela das 21h da Rede Globo, os dias de Encarnação (Selma Egrei) estão contados, mas antes, a matriaca da família dos de Sá Ribeiro, dará um jeito de acabar com Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) e fará um aliança com ninguém mais e ninguém menos que Bento (Irandhir Santos).
O deputado consegue o posto de coronel após ameaçar Afrânio (Antonio Fagundes) e conseguir ser o novo herdeiro dele. Encarnação fica inconformada e jura derrubar Carlos Eduardo: “Eu lhe destruo, deputado, nem que tenha que carregar junto tudo que construí, mas esse gosto a vida não vai me tirar! Não sei o que você fez para Afrânio, ainda, mas qualquer que tenha sido sua ameaça, não vai funcionar comigo!”.

A ideia é de se juntar com Bento para acabar de vez com o deputado é de Iolanda (Christiane Torloni). “Se a senhora quiser mesmo derrubá-lo, como diz que quer, talvez seja melhor buscar ajuda fora dessa casa.

Precisamos de novos aliados, aliados onde nem Carlos imaginou que pudéssemos encontrar”, diz ela para a sogra.
Encarnação marca um encontro com Bento na igreja e diz que eles têm um interesse em comum: derrubar o novo Saruê.

“Meu interesse é muito maior do que esse”, diz o vereador. “Eu sei.

Você quer acabar com o mando dos de Sá Ribeiro, mas esse mando já acabou, você sabe! Afrânio está velho e nenhum dos meus vai continuar o que ele começou…”, fala ela. “E a senhora quer derrubar o novo coronel?”, pergunta Bento, incrédulo.

“Prefiro que todo patrimônio de minha família se acabe a deixar um tostão nas mãos desse um!”, explica ela.
Bento não mostra desconfiança nas palavras de Encarnação e ela tenta mais uma vez firmar o acordo: “Não gosto mais do senhor que você de mim! Não quero um amigo, quero um acordo… temos mais a ganhar juntos do que a perder”, fala ela.

Bento logo diz que não pode correr o risco de ajudar a família dela, que é inimiga declarada. “Você e Martim (Lee Taylor) não sabem mais onde procurar… Sei que vocês investigaram o esquema na prefeitura.

E sei que não foram adiante porque não sabem mais onde procurar”, fala ela.
Bento pergunta porque ela não procura o ministério público.

“Não quero o nome de minha família ligado às falcatruas desse um!”, responde. “E qual o preço para essa informação?”, pergunta ele.

“Que preserve minha família, inclusive Afrânio (Antônio Fagundes)”, diz ela. “É um preço alto”, responde Bento.

“O ganho vai ser ainda maior!”, diz a matriarca.

.

Fonte: TV Foco