Maria Tereza (Julia Dallavia) e Afrânio (Rodrigo Santoro)(Foto: Globo/Caiuá Franco)Maria Tereza (Julia Dalavia/Camila Pitanga) não volta a procurar Santo (Renato Góes/Domingos Montagner) depois da tragédia com o pai. Já está conformada com seu destino. Uma troca de favores define o futuro da mulher natureza.

Carlos Eduardo (Rafael Vitti/Marcelo Serrado) vai com o pai até a casa do coronel para uma conversa. Ele deseja que o filho siga a carreira política.

Em troca de um cargo em Brasília, Afrânio sugere que Carlos Eduardo se case com Maria Tereza e assuma Miguel (Gabriel Leone) como filho.
Para todos, Miguel é filho de Maria Tereza e Carlos Eduardo (Marcelo Serrado).

O segredo é guardado com cautela por Iolanda (Christiane Torloni), Afrânio (Antonio Fagundes), Maria Tereza e o marido. Miguel não tem ideia que seu pai biológico é Santo (Domingos Montagner).

Santo também não sabe que tem um filho com Maria Tereza. As cartas interceptadas por Luzia (Lucy Alves) o impediram de viver essa paternidade e o amor proibido.

Com o caminho livre, a filha de criação de Eulália (Fabíula Nascimento) acaba conquistando o que queria: casa-se com Santo. Mas não conquista seu coração por inteiro.

Ainda assim, dessa união nascem Olívia (Giulia Buscaio) e Isabel (Ana Raysa).
Eles ainda moram em Grotas e a fazenda, que era só de algodão, agora cultiva frutas.

Seguindo os ideais humanistas de capitão Rosa (Rodrigo Lombardi), Santo funda uma cooperativa e luta pelos interesses dos pequenos produtores.Maria Tereza e Carlos Eduardo mantêm um casamento de aparência, afinal, ela nunca deixou de amar Santo.

Em Salvador, ela comanda a empresa de exportação do pai, que continua morando na fazenda com Iolanda. Carlos Eduardo segue carreira política em Brasília e está sempre metido em acordos que beneficiam o sogro.

Miguel herda do pai biológico a paixão pela terra. Embora tenha crescido longe da fazenda, foi estudar agronomia fora do país e volta com o intuito de colocar em prática sua tese de doutorado.

Cada vez que fala com o filho, Maria Tereza se lembra de Santo e de como os dois são parecidos. Nem o tempo nem a distância são capazes de anular esse amor.

.

Fonte: TV Foco