(Foto: Inácio Moraes/Gshow)Em “Velho Chico”, novela das 21h da Rede Globo, Santo (Domingos Montagner) sofre um atentado e é dado como morto, mas será encontrado por índios e levado até uma aldeia para ser cuidado pelo pajé, mas não resistirá aos ferimentos e acabará morrendo. Mas, os autores da trama promoverão um encontro de almas, e o espírito de Tereza (Camila Pitanga) trará Santo de volta a vida.
Enquanto ainda estava vivo, sendo cuidado pelo Pajé e pela curandeira, Santo chama por Tereza.

“Homem quer ficar… Chama nome de mulher… precisa vivê!”, diz a curandeira. “Espírito dos mortos tem canto mais forte…”, fala o Pajé.

Tereza sonha com o ritual feito para resgatar o espírito de Santo. Enquanto dorme escuta a canção do pajé e, dormindo, a repete na língua nativa, como se fizesse parte daquilo.

 Tereza começa a arder de febre e suar bastante, já sua alma, ao que tudo indica, está longe dali, fazendo parte do ritual de cura. Seus gritos trazem Iolanda (Christiane Torloni) e Martim (Lee Taylor) até o quarto, assustados.

“Ela não está doente… está buscando Santo… longe daqui”, fala Martim para Iolanda, que quer acordar Tereza.
No roteiro da trama, Tereza ajuda a trazer Santo de volta à vida: “A alma de Santo caminha pelo breu do mato.

Tem os olhos parados e fixos à frente. No peito e no ombro, as roupas ainda manchadas de sangue.

Nas margens do caminho, vultos o acompanham. Ouve-se longe o canto do pajé que, aos poucos, entoado por Tereza e pelo índio, vem se aproximando.

Ao fim uma figura encoberta pela noite espera por Santo. Estica os braços para recebê-lo.

 É nesse momento que o canto forte do pajé e de Tereza chega aos ouvidos de Santo”.
Tereza acorda do transe após um médico trazido por Afrânio (Antonio Fagundes).

“Eu o vi, Iolanda. Deitado no chão em uma… cabana… ou uma oca.

Ele está muito ferido! Santo precisa de mim!”, “, diz ela, nervosa. O médico, no entanto, manda a jovem ficar em repouso.

Martim, então, pede que Ceci (Luci Pereira) vá ver Tereza. A mãe de Beatriz (Dira Paes) dá uma infusão para Tereza beber e faz os seus procedimentos.

Ela conta a Ceci o que viu e decide procurar por Santo.
Terê foge da fazenda e acaba encontrando a aldeia onde ele está.

Ao ver Santo morto no chão, ela se desespera: “Volta pra mim… Pelo amor de Deus… volta pra mim!”. O beija e o abraça, tentando trazer o amado de volta.

O pajé se cala enquanto Tereza abraça Santo e começa a murmurar o cântico que ouviu tantas vezes em sonho. “Se coração dela não deixa homem ir ainda… homem tem motivo pra ficar!”, diz o Pajé.

Os índios retomam o ritual, e fazem uma roda em torno de Santo, enquanto Tereza o abraça bem forte e chora em seu peito. No entanto, os passos dos índios e as cantigas vão cessando, até que se finalizam de vez e todos aceitam a morte de Santo, menos Tereza, que chora e grita: “Volta, Santo! Não vá embora… por favor, volta pra mim!… Volta pra mim!…”.

Todos saem da oca e o pajé arrasta a terra com pé e apaga o fogo que iluminava tudo por ali e Tereza continua abraçada a Santo. O Pajé vai seguir para fora quando escuta a brasa estalar na fogueira debaixo da terra outra vez.

Torna e vê o fogo voltar a arder aos poucos.Tereza olha o fogo também e, ao instante que as chamas ganham força Santo abre os olhos e desperta para a vida outra vez.

“Santo!”.

.

Fonte: TV Foco