Afrânio (Antônio Fagundes) em cena da segunda fase de “Velho Chico”(Foto: Globo/Caiuá Franco)“Dona Encarnação mandou avisar que hoje o dia é de festa”, diz Afrânio (Antônio Fagundes). A celebração da matriarca marca a virada de fase de ‘Velho Chico’ .
Encarnação (Selma Egrei) faz 100 anos e a festa vai dar o que falar na mansão dos Sá Ribeiro.

A solidão em que vive a matriarca é evidente no seu comportamento e nas relações com as pessoas. Mesmo depois de tantos anos, Encarnação  acredita que ainda vai rever o primogênito, que perdeu para as águas do rio São Francisco quando ele ainda era criança.

Ela também aguarda ansiosa a chegada de Martim (Lee Taylor) para a comemoração de seu aniversário. Para ela, é só isso que importa e admite para quem quiser ouvir que só morre depois desses reencontros.

Encarnação (Selma Egrei)(Foto: Globo/Caiuá Franco)Indiferentes aos sentimentos que habitam o coração da aniversariante, coronéis, políticos e amigos de longa data da família chegam à fazenda para celebrar. Estão todos atentos e curiosos, principalmente as esposas dos coronéis e dos políticos, que reparam tudo e todos.

“E Maria Tereza, onde é que ela tá?”, pergunta um convidado. “Martim?! Cadê ele que não vi?”, pergunta outro.

Só se vê Afrânio e seu genro, Carlos Eduardo (Marcelo Serrado), que recebe os convidados como se fosse um legítimo Sá Ribeiro. “O amigo não conhece meu genro? Carlos Eduardo, deputado federal, cabra bom, de competência! Não demora muito ele ainda chega a Senador”, conta o coronel, orgulhoso do rapaz que escolheu para casar com sua filha.

Maria Tereza (Camila Pitanga)(Foto: Globo/Caiuá Franco)Enquanto isso, Maria Tereza vai em busca de suas lembranças, do tempo em que vivia por aquelas terras e andava livre por toda aquela natureza.  Ao passear pela fazenda, ela não resiste ao encontro com os empregados, que comemoravam a data dançando e cantando, e se embrenha no meio deles.

Assim que fica sabendo, Afrânio tenta tirar a filha da roda de dança e cobra uma atitude de Carlos Eduardo com a esposa, exigindo que coloque limites em Maria Tereza.  Quem gosta do que vê é Cícero (Marcos Palmeira), que ansiava pela volta de seu grande amor.

Afrânio (Antônio Fagundes) e Carlos Eduardo (Marcelo Serrado)(Foto: Globo/Caiuá Franco)Iolanda (Christiane Torloni) também não passa despercebida. Nota-se até a ausência de uma aliança na mão esquerda, fazendo todos se questionarem sobre seu casamento com Saruê.

“Nós não somos casados… Pelo menos não na igreja, nem no papel. Mas estamos juntos sob as normas do amor”, explica ela.

Só que as esposas não deixam barato e se referem à Iolanda como  “a tal cigana que o Saruê arrumou depois que a esposa dele morreu, e que dona Encarnação tanto odeia!”.
As cenas estão previstas para irem ao ar a partir de segunda-feira, dia 11.

‘Velho Chico’ é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, com direção artística de Luiz Fernando Carvalho.

.

Fonte: TV Foco