O Independência será o palco do primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro 2016. Lá, jogam América-MG e Atlético-MG, justamente os finalistas desta edição do Estadual. O primeiro duelo acontece neste domingo, às 16h (de Brasília).

Por ter feito melhor campanha na primeira fase, o Galo tem a vantagem do empate na soma dos resultados dos dois jogos. O Coelho, no entanto, entra com moral por ter eliminado, nas semifinais, o Cruzeiro, equipe que mais pontuou na fase de classificação.

Embalado pela vitória de 2 a 0 e o empate sem gols com a Raposa, que lhe garantiram na decisão, o América-MG cresceu bastante desde a fase de classificação, em que terminou em quarto lugar, até a final. O time eliminou o Cruzeiro e, em seguida, confirmou a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, ao bater o RB Brasil, por 3 a 2, quinta-feira, no Horto.

O técnico Givanildo Oliveira não terá o meia Tony, que se lesionou no último jogo, e não anunciou quem será o substituto. Precisando de pelo menos uma vitória nos dois jogos, a tendência é que o jovem MatheusinhoEm meio à disputa das oitavas da Libertadores, o Atlético-MG
muda o foco e vira a chave para o Campeonato Mineiro, onde busca o bicampeonato
seguido.

O técnico Diego Aguirre não confirmou time principal para o jogo de
domingo, mas quer contar com força máxima para aumentar a vantagem. Uma vitória para ir tranquilo para o duelo
de quarta-feira, contra o Racing-ARG, pelas oitavas de final da Libertadores (0 a 0 no jogo de ida, em Buenos Aires).

Para a final do Mineiro, Aguirre não terá Luan, lesionado, além de Dátolo, que ficou fora da relação por causa de dores na coxa. O volante Júnior Urso também é desfalque, preservado.

Apita o jogo Dewson Fernando Freitas, (Fifa-PA), auxiliado por Eduardo Gonçalves (MS) e Rodrigo Correa (RJ), ambos da Fifa. A partida tem transmissão, ao vivo e em alta definição, pela TV Globo Minas para todo estado de Minas Gerais.

A narração será de Rogério Corrêa, com comentários de Bob Faria e Márcio Rezende Freitas. O PFC transmite o jogo para todo o Brasil, com narração de Jaime Júnior e comentários de Henrique Fernandes.

E o GloboEsporte.com vai acompanhar tudo em Tempo Real a partir das 15h30, com toda a movimentação antes da partida, além de vídeos exclusivos.

América-MG:O técnico Givanildo Oliveira não terá Tony, machucado. Por isso,
o treinador americano pode optar por uma escalação ofensiva, já que precisa do
resultado.

O Coelho pode ir a campo com: João Ricardo; Pablo, Alisson, Sueliton
e Bryan; Leandro Guerreiro, Claudinei, Danilo e Rafael Bastos; Osman;
e Victor Rangel.Atlético-MG: O técnico Diego Aguirre deve poupar alguns jogadores, entre eles o atacante Robinho.

No entanto, o time será quase todo titular.

Provável equipe alvinegra para o primeiro jogo da decisão: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Rafael
Carioca, Leandro Donizete, Cazares e Robinho (Hyuri); Lucas Pratto e Clayton (Carlos).

América-MG: O meia Tony, que sentiu fisgada na coxa direita, desfalca o
Coelho. O zagueiro Adalberto, com estiramento, também é ausência.

O
lateral-direito Jonas segue em recuperação de lesão e permanece fora.Atlético-MG: O goleiro Giovanni e o atacante Luan se
recuperam de lesões e não jogam.

Dátolo, com dores na coxa esquerda, também não foi relacionado. Júnior Urso, com cansaço muscular, será poupado por Diego Aguirre.

América-MG:

Adalberto, Artur, Bryan, Danilo Barcelos, Osman e Victor
RangelAtlético-MG: Dátolo, Edcarlos, Eduardo, Leonardo Silva, Pablo e Rafael
Carioca
.

Fonte: Globo Esporte