Rafael Carioca acabou de completar dois anos de Atlético-MG. No Galo desde agosto de 2014, o volante rapidamente caiu nas graças da torcida. Na maior parte desse tempo, independentemente do treinador – Levir Culpi, Diego Aguirre ou Marcelo Oliveira -, foi titular absoluto do time.

Na escalação ideal do torcedor atleticano, dificilmente ele fica fora. A eficiência na marcação e no posicionamento e, principalmente, a categoria e qualidade na saída de bola fazem de Rafael Carioca um aspirante a uma vaga na seleção brasileira já há algum tempo.

Em 2015, fez um Brasileirão brilhante e formou a dupla de volantes da seleção do campeonato com Elias, do Corinthians, mas não foi chamado por Dunga para vestir a amarelinha. Agora, com Tite, a oportunidade pode surgir.

Tudo indica que Carioca apareça na lista do novo treinador da Seleção, que já foi enviada para a Fifa, mas será divulgada apenas na próxima segunda-feira, dia 22. Caso a convocação venha, será a primeira vez que o volante vai vestir a camisa da seleção principal – ele já foi chamado para a sub-18.

Se depender dos companheiros, desta vez não passa. Fábio Santos, lateral recém-chegado ao Galo, por exemplo, fez grandes elogios ao jogador e garantiu que está na torcida para sua convocação.

– Todo bom jogador a gente apoia que vá para a Seleção. Tenho
certeza que a comissão técnica vem observando.

O Rafael é um jogador que, hoje, a Seleção vem pedindo. Bom passe, bom posicionamento, vem vivendo um momento
muito bom.

Tenho que elogiar, porque ele está fazendo por merecer essa
convocação.No Galo, Carioca está fora da próxima partida.

Isso porque recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Santos, na Vila Belmiro, e vai desfalcar a equipe no jogo contra o Atlético-PR, neste domingo, às 11h (de Brasília), no Independência. O substituto natural é Júnior Urso, outro que também fez grandes elogios ao companheiro.

O Rafael é um jogador que, hoje, a Seleção vem pedindo. Bom passe, bom posicionamento, vem vivendo um momento muito bom.

Tenho que elogiar, porque ele está fazendo por merecer essa convocação.- É um jogador que a gente torce bastante para
que isso aconteça (ir para a Seleção).

Falar da qualidade dele é ser
repetitivo, mas é importante estar sempre falando, porque chama a atenção para que possam olhar para ele e ver o quão qualificado ele é para
atuar na seleção brasileira. Eu espero que, desta vez, venha a convocação, porque
ele já vem merecendo há um tempo.

Muitos estão tendo oportunidades, de vários
estados, vários lugares do Brasil, então, eu acho que está na hora dele ir.
Espero que aconteça com ele para que a gente se sinta realizado e saiba que
estão olhando pra gente também.

Rafael Carioca chegou ao Atlético-MG por empréstimo, vindo do Spartak Moscou, da Rússia. Devido ao bom futebol apresentado no primeiro ano no clube, o Galo optou pela compra dos direitos do jogador, que assinou contrato por quatro anos.

Para o clube, a convocação também seria excelente, já que geraria uma valorização no atleta, de 27 anos. Se for convocado, Carioca ficará à disposição de Tite para as partidas contra Equador e Colômbia, dias 1 e 6 de setembro, pelas Eliminatórias da Copa 2018.

Neste caso, ele provavelmente ficaria fora do jogo entre Atlético-MG e Vitória, dia 7 de setembro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Independência.
.

Fonte: Globo Esporte