Eles não têm apenas o primeiro nome e, também o do time, em comum. O técnico Diego Aguirre se inspira no futebol do Atlético de Madri, comandado pelo xará Diego Simeone, para transformar o Atlético-MG, em 2016. Neste domingo, o treinador da equipe mineira tenta o segundo título no clube.

Campeão do Torneio da Flórida, em janeiro, o Galo encara o América-MG, às 16h (de Brasília), no Independência, no primeiro confronto da decisão do Estadual.Ano passado, quando se desligou do Internacional, Aguirre aproveitou o período sem clube e foi à Espanha, onde passou uma semana acompanhando o trabalho de “Cholo”, como é conhecido o treinador do time madrilenho.

O uruguaio aproveitou para conhecer a estrutura da equipe espanhola e os métodos de trabalho do treinador argentino.Os preparadores físicos Fernando Piñatares, do Galo, e Oscar Ortega, do Madri, são uruguaios e amigos de longa data.

Daí surgiu o convite para a interação entre os membros das duas comissões técnicas.Aguirre é um admirador confesso do trabalho de Simeone.

Tanto que tenta aplicar no Galo alguns conceitos do treinador argentino, entre eles, o espírito da marcação coletiva, característica principal do Atlético de Simeone. A equipe de Madri sofre pouquíssimos gols em casa, sendo que das últimas 14 partidas no Vicente Caldeirón, não sofreu gol em 11.

Diante do Racing, na última quarta-feira, em Buenos Aires, pelas oitavas de final da Libertadores, o Galo se aproximou do que Diego Aguirre espera da equipe. O que se viu em campo foram todos os jogadores em campo sendo solidários na marcação.

Robinho, Clayton, Pratto e Dátolo, jogadores do setor ofensivo, foram vistos na recomposição por diversas vezes no El Cilindro.”Desejamos êxito”Na última sexta-feira, Aguirre aproveitou a rede social para homenagear a boa campanha do xará, Diego Simeone, à frente do Atlético de Madri.

O treinador argentino está em vantagem na semifinal da Liga dos Campeões e briga pelo título espanhol. O comandante do Galo postou foto, por intermédio de sua assessoria, do período em que esteve acompanhando o trabalho de “Cholo”.

Confira o texto que Diego Aguirre dedicou ao amigo Diego Simeone:- “Com muita alegria, eu e minha comissão registramos o grande trabalho feito por Diego Simeone e seu preparador Oscar Ortega na atual Liga dos Campeões e Campeonato Espanhol. Estivemos com eles em 2015 e foi um prazer a convivência.

Suas vitórias provam o quanto foi bom aquele período. Desejamos êxito a todos!”.

.

Fonte: Globo Esporte