A queda precoce da seleção brasileira na Copa América Centenário, que está sendo disputada nos Estados Unidos, foi muito boa para o técnico Marcelo Oliveira. Com a derrota da Seleção para o Peru, o Atlético-MG ganhará um importantíssimo reforço para buscar a sua primeira vitória nesta nova passagem pelo clube: Douglas Santos. Titular absoluto do Galo, ele chega ao Brasil nesta terça-feira e volta ao time contra o Internacional, na quinta, às 19h30 (de Brasília), no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Com a Seleção, Douglas Santos participou apenas do amistoso com o Panamá, quando Filipe Luís ainda não tinha se apresentado. Em jogos oficiais, não foi usado por Dunga.

Enquanto isso, no Brasileirão, o Atlético-MG não venceu nenhuma partida e, no mesmo dia que o Brasil foi eliminado, o Galo amargou uma derrota para o rival e caiu para a 17ª posição, voltando a zona de rebaixamento após dois anos.Jogos do Galo durante o período da Olimpíada 2016: Palmeiras (F), Santa Cruz (C), São Paulo (F), Chapecoense (C), Santos (F) e Atlético-PR (C)Douglas é apenas um dos desfalques da extensa lista de ausências do Atlético-MG, mas os números mostram a sua importância para o time, uma vez que é o lateral-esquerdo titular desde o final de 2014.

Com o camisa 6 em campo, o Galo tem 13 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Sem Douglas, o desempenho cai para uma vitória, quatro empates e duas derrotas.

Mais do que os números, a presença de Douglas Santos em campo aumenta o equilíbrio do time atleticano, defensivamente e ofensivamente. Seguro na marcação e eficiente no apoio, o lateral aparece muita vezes como válvula de escape quando o jogo pelo meio está truncado, além de ser uma boa opção em chutes de fora da área (Veja o gol contra a URT, em chute de fora da área, no vídeo abaixo).

Neste Brasileirão, o Atlético-MG usou o lado direito para jogadas laterais em 29 oportunidades, contra apenas 14 do outro lado, sendo o quarto geral no quesito.O retorno de Douglas é bastante aguardado no Atlético-MG, até porque o clube sabe que não contará com ele por mais algumas rodadas do Brasileirão.

Presença constante na seleção olímpica, o jogador defenderá o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio e desfalcará o Galo em mais seis rodadas, além das cinco que já perdeu, totalizando 11 jogos – quase metade de um turno do Campeonato Brasileiro.Pensando nessa ausência de Douglas Santos durante a Olimpíada, o Atlético-MG correu atrás e buscou Fábio Santos, do Cruz Azul, do México.

Ele já está em Belo Horizonte, onde fez exames e deve assinar contrato ainda nesta terça-feira. Outro motivo para a chegada de um novo lateral é uma possível negociação de Douglas para a Europa.

O Valência enviou um olheiro para observar o jogador.As constantes boas atuações quando ainda estava emprestado pela Udinese, da Itália, fizeram o Atlético-MG contratar o jogador pagando 2,9 milhões de euros (cerca de R$ 10 milhões) ao clube italiano.

Pelo Galo, Douglas Santos atuou em 91 jogos, anotando três gols. 
.

Fonte: Globo Esporte