O árbitro do clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, neste domingo, às 11h (de Brasília), está definido e será de Minas Gerais, assim como desejava a Federação Mineira de Futebol e era contrário o clube celeste. Emerson de Almeida Ferreira será o responsável por comandar a partida, tendo o auxílio de Guilherme Dias Camilo e Marcos Vinícius Gomes. O árbitro mineiro esteve no clássico do ano passado, também pela primeira fase do Campeonato Mineiro, em jogo que terminou empatado por 1 a 1, no Mineirão, e em que teve boa atuação.

Emerson de Almeida Ferreira concorreu ao posto de árbitro do clássico deste domingo com Delson Fernando Freitas, árbitro vinculado à Federação Paraense e também à Fifa. A decisão agrada à FMF, que queria um árbitro de Minas para prestigiar nomes locais.

Já o Cruzeiro havia protocolado um pedido que o árbitro da partida fosse de outro estado. O Atlético-MG tinha desejo de árbitro de Minas, mas informou que não iria se opor a quem fosse sorteado.

O pedido foi protocolado pela Raposa durante o arbitral que define os processos da partida, na Federação Mineira de Futebol, na tarde da última terça-feira. Emerson de Almeida Ferreira também esteve no segundo jogo da final do Campeonato Mineiro entre Caldense e Atlético-MG, em Varginha, no ano passado.

O gol da vitória no jogo que terminou em 2 a 1, naquela decisão, foi feito por Jô, em posição irregular.Emerson de
Almeida Ferreira (árbitro) é fisioterapeuta e árbitro da Federação
Mineira de Futebol  desde 2002.

Em 2009,
conquistou o título da CBF. A partida acontece neste domingo, às 11h (de Brasília), no Independência, em jogo válido pela nona rodada do Campeonato Mineiro.

O Cruzeiro é o líder com 20 pontos, três a mais que o mandante Atlético-MG.
.

Fonte: Globo Esporte