destaques positivos 
Depois de construir uma boa jogada e chegar na área cara a cara com o goleiro, todo jogador tem apenas um objetivo: marcar o gol. Uma tarefa que não é tão simples assim, convenhamos, mas que, aparentemente, tem sido um problema maior para alguns times no Campeonato Brasileiro, como Botafogo, Cruzeiro e Fluminense. O Espião Estatístico**, do GloboEsporte.

com, fez o levantamento do número de finalizações (com o jogo em andamento e bolas paradas) das últimas seis rodadas, e constatamos que algumas equipes realmente tem sofrido para balançar as redes. O Botafogo é de longe o time com a pior média de finalizações e gols, não à toa o time está na lanterna da competição.

Em seis jogos, o Alvinegro chegou no gol 73 vezes, e só marcou 3. Uma média de 24,3 chutes para fazer um gol.

Também lá na zona de turbulência, na 18º colocação, o Cruzeiro não anda bem de pontaria. Com cinco gols, a Raposa já chutou 89 vezes, uma média de 17,8 tentativas.

 No Fluminense, por exemplo, constantemente o elenco lamenta a falta de pontaria na hora de finalizar em momentos cruciais. E eles não estão errados.

O Tricolor carioca é um dos times que chega com mais frequência na área, foram 78 tentativas nas seis primeiras rodada do campeonato, e um dos que menos faz gols. O Flu balançou as redes cinco vezes até agora.

Colado na equipe das Laranjeiras, o Atlético-PR aparece na quarta posição do ranking de times que finalizam, mas não acertam as redes. 77 chutes para cinco gols – média de 15,4.

 Ao todo já foram contabilizadas 1.363 finalizações até a sexta rodada do Campeonato Brasileiro e os times, todos juntos, marcaram 140 gols.

Vale lembrar, que a primeira rodada da Série A registrou o recorde negativo de gols marcados desde o início da disputa por pontos corridos, em 2003. Foram apenas 14, a metade dos 28 gols registrados em 2015.

Até então, o ano com menor número de gols marcados na primeira rodada era 2014, com 16. 01destaques positivos Enquanto alguns torcedores sofrem com a má pontaria de seus times, outros não têm do que reclamar.

O Santa Cruz tem a melhor média do Campeonato Brasileiro até a sexta rodada. O time de Recife marcou 11 vezes e só precisou de 48 tentativas para isso.

É importante ressaltar que o atacante do Santa Cruz, Grafite, é o artilheiro da competição ao lado de Bruno Rangel, da Chapecoense, com seis gols. O Grêmio figura em segundo com média de 5,4.

O time do técnico Roger Machado finalizou contra a meta adversária 54 vezes, e conseguiu ser efetivo em 10 ocasiões. O Palmeiras é a equipe que mais balançou as redes no Brasileirão até a sexta rodada: 13 gols.

Além disso, o Verdão é o terceiro time com a melhor média de finalizações (5,8) e possui a maior quantidade de gols entre os times que mais deram arremates.*estagiária sob supervisão de Leandro Silva.

** A equipe do Espião Estatístico é formada por: Eduardo Aires, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Rafael Chimelli, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Wilson Hebert.
.

Fonte: Globo Esporte