Coritibafigueirensesanta cruzamérica-mgbotafogoO Cruzeiro é o 18º colocado do Campeonato Brasileiro, após o término do primeiro turno. A campanha não foi nada boa, bem abaixo das tradições do clube e do que o time costumeiramente faz na competição. Em 19 jogos, foram cinco vitórias, quatro empates e 10 derrotas.

Os cinco primeiros jogos do returno são fundamentais para o time definir o que quer no restante do Brasileirão. Coincidentemente, enfrenta os cinco times mais próximos de si na tabela.

Desde o Coritiba, 15º colocado, adversário deste domingo, no Independência, até o lanterna América-MG, o time de Mano Menezes tem pela frente toda a parte de baixo da tabela. O aproveitamento do Cruzeiro até o momento é de 33,33% dos pontos.

Caso consiga as cinco vitórias, atingirá 47,22%, índice superior ao do São Paulo, nono colocado hoje. Caso o Cruzeiro perca as cinco partidas, o aproveitamento fica na casa dos 26,38%, melhor apenas que o do América-MG atualmente.

Por isso, a importância de largar bem no segundo turno. O time ainda tem condições de sonhar com algo maior no Campeonato Brasileiro, mas o que está mais perto é o pesadelo do rebaixamento.

O pior pode ser evitado se o desempenho nos cinco primeiros jogos for bom.Confira abaixo a sequência do Cruzeiro no returno do Brasileirão:14/08 – Independência, BH – Cruzeiro x Coritiba21/08 – Orlando Scarpelli, Florianópolis – Figueirense x Cruzeiro28/08 – Mineirão, BH – Cruzeiro x Santa Cruz08/09 – Independência, BH – América-MG x Cruzeiro11/09 – Mineirão, BH – Cruzeiro x BotafogoRelembre os confrontos diretos no primeiro turno:01CoritibaA estreia do Cruzeiro no Brasileirão foi contra o Coritiba, no Couto Pereira.

O técnico naquela partida foi o interino Geraldo Delamore, e a escalação cruzeirense foi: Fábio; Lucas, Léo, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Lucas Romero, Henrique,
Élber (Bruno Ramires), Pisano (Ariel Cabral) e Allano (Douglas
Coutinho); Willian. O time paranaense jogou melhor e mereceu a vitória por 1 a 0, gol de Kléber.

O Cruzeiro terminou a partida com dois a menos, já que Lucas e Lucas Romero foram expulsos. Veja abaixo os melhores momentos daquele jogo.

 01figueirenseO jogo com o Figueirense, no Mineirão, marcou a estreia do português Paulo Bento no comando do Cruzeiro. O time catarinense começou melhor e abriu 2 a 0, com dois gols de Rafael Moura.

O Cruzeiro reagiu e empatou, com gols de Élber e Douglas Coutinho. A reação quase se transforma em virada, mas o 2 a 2 ficou no placar até o final do jogo.

Relembre como foi no vídeo abaixo. 01santa cruzUm dos pontos baixos na temporada, a partida diante do Santa Cruz, no Recife, foi terrível para o Cruzeiro.

O começo foi até razoável, com o time mineiro melhor em alguns momentos. O atacante Grafite, no entanto, desequilibrou e fez três gols, contribuindo em muito para a goleada por 4 a 1 do time pernambucano.

Veja os melhores momentos abaixo. 01américa-mgO clássico com o América-MG, na quarta rodada, deixou claro que o Cruzeiro iria ter problemas no Campeonato Brasileiro.

Teve mais posse de bola, dominou o jogo, mas saiu atrás no placar, com um gol de Victor Rangel, no primeiro tempo.Só conseguiu o empate aos 36 minutos do segundo tempo, com Arrascaeta, depois de muito tentar.

Reveja os melhores momentos no vídeo abaixo. 01botafogoA primeira vitória do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro saiu num jogo fora de casa.

A partida foi disputada no Mané Garrincha, em Brasília, e o Cruzeiro dominou totalmente o primeiro tempo. Fez 1 a 0 com Élber e foi para o intervalo com a sensação que poderia estar vencendo por muito mais.

No segundo tempo, o panorama do jogo se inverteu totalmente e o Botafogo tomou conta da partida. A vitória acabou sendo muito mais suada do que parecia pelo início do jogo.

Relembre como foi. 
.

Fonte: Globo Esporte