Que fase! Se nos últimos anos o Mineirão foi um grande aliado do Cruzeiro, na atual temporada o “fator casa” não tem feito a diferença positiva para o time celeste. Muito pelo contrário: o Cruzeiro é o pior mandante do Campeonato Brasileiro, com apenas 25% de aproveitamento jogando em Belo Horizonte. Na competição, foram oito jogos no Mineirão, e a equipe venceu apenas um.

Houve ainda três empates e quatro derrotas. LEIA MAIS>> Dedé vai passar por nova cirurgia no joelho e só volta a jogar em 2017Neste caso, que tal uma mudança de ares? Não é o que o clube queria, claro, mas a nova – e provisória – casa do Cruzeiro no mês de agosto é o Estádio Independência.

E é lá que o time vai buscar resgatar um bom aproveitamento como mandante para sair da incômoda zona de rebaixamento do Brasileirão.A “mudança” da Pampulha para o Horto é devido à Olimpíada.

Durante o mês de agosto, o Mineirão será palco de partidas do futebol feminino e masculino dos Jogos do Rio. Por isso, o estádio está cedido ao Comitê Olímpico Internacional e não pode receber partidas do Brasileirão.

O Independência, até pela questão da proximidade, é a opção mais viável. Jogar como mandante no Horto não é novidade para o Cruzeiro.

Desde que o estádio foi reinaugurado (em 2012), o time celeste já jogou lá 14 vezes como mandante. O aproveitamento não é dos melhores, mas é bem superior ao conquistado pelo time no Mineirão na atual temporada.

Dos 14 jogos – pelo Brasileirão 2012 e 2013, o Cruzeiro venceu sete, empatou dois e perdeu cinco, com um aproveitamento de 54,76%. Uma dessas derrotas foi marcante.

No Horto, o Santos venceu o Cruzeiro por 4 a 0, pela 34ª rodada do Brasileirão de 2012, com show de Neymar (reveja os gols no vídeo acima). A situação do time celeste naquela ocasião não era boa no campeonato, já que a Raposa estava no meio da tabela e longe da briga por vaga na Libertadores, e a torcida não perdoou.

Após resolver a partida para o time santista com três gols e uma assistência, Neymar foi aplaudido pela própria torcida do Cruzeiro.Mas o Cruzeiro também viveu bons momentos no Horto, e nem precisa fazer uma busca muito grande para encontrar.

Este ano mesmo, no clássico contra o Atlético-MG pelo Brasileirão, o time comandado por Paulo Bento bateu o rival por 3 a 2, com gols de Alisson, Riascos e Bruno Rodrigo (reveja os gols no vídeo abaixo). O meia Marcos Vinícius, que está recuperado de lesão e deve ser relacionado para a partida contra o Internacional, quinta-feira, 21h (de Brasília), no Independência, demonstra estar otimista em relação à recuperação dos bons números do Cruzeiro como mandante.

– Quanto mais a gente tiver perto do nosso
torcedor, melhor para nós. Sei que a gente não está com um retrospecto bom em
casa, mas tenho certeza que vamos voltar a ser fortes em casa.

Cruzeiro sempre
foi forte em casa. Vamos buscar uma nova etapa a partir de quinta-feira.

Na situação que a gente está, temos que ganhar todos os jogos dentro de casa pra dar
uma tranquilidade maior. Perto da nossa torcida, quando a gente começar a
ganhar, teremos uma tranquilidade maior na tabela.

Além do jogo contra o Inter, a partida contra o Coritiba, dia 14, também deve ser confirmada para o Independência.
.

Fonte: Globo Esporte