Loteca ge: o vexameGuia: os critérios de cada umVOCê, TORCEDORA GAROTADAAS RESPOSTASE A SÉRIE B?Começou o Brasileirão 2016 e, com ele, nosso esporte favorito. Futebol? Não, não: resenha. Essa, sim, é a verdadeira paixão nacional, e não pode faltar aquela dose cavalar de zoeira e corneta.

Diga aí: você já entrou nas redes sociais e fez aquela piadinha pessimista (e batida) do “agora faltam 42 pontos para escapar do rebaixamento”? Sacaneou o rival dizendo que, se o campeonato acabasse hoje, o time dele estaria rebaixado? Soltou aquele famoso “pintou o campeão” após a vitória magra e sem-vergonha do seu time? Se não fez nada disso, ainda dá tempo. E de resto, deixa com a gente, porque é hora da autozoação.

Hora de pegar os produtos de apresentação do Brasileiro e checar o que deu certo e o que deu errado com a bola rolando. Ainda é cedo? É.

Mas já dá para zoar? Dá. Então relaxa e vem, nós sabemos que a nossa desgraça é a sua alegria.

Agora, cá entre nós, nem tudo foi vergonha, hein, também demos nossas cacetadas.01Loteca GE: o vexameAntes da rodada, 48 jornalistas de redações do GloboEsporte.

com em todo o país fizeram suas apostas para os 10 jogos da Série A. Na manhã de sábado, publicamos o balanço com as porcentagens.

E o resultado foi..

. patético.

Acertamos apenas quatro dos 10 resultados: as vitórias do Flamengo, do Palmeiras e do Santa Cruz, além do empate entre Figueirense e Ponte. Pode zoar aí nos comentários, a gente merece.

Mas se prepara, na segunda rodada tem mais.01Guia: os critérios de cada umO Guia do Brasileirão ranqueou os 20 times de acordo com vários critérios.

E sabe como é critério, né? O Corinthians, por exemplo, ganhou cinco estrelas no quesito Casa, levando em conta o retrospecto na Arena em Brasileiros. Mas a estreia foi mais parecida com o estilo das eliminações que o Timão acumula em seu quintal: empate sem gols com o Grêmio.

Do nosso G-4 e do nosso Z-4 na lista, só acertamos por enquanto Palmeiras entre os quatro primeiros (na zona de rebaixamento, “cerca de nenhum” acerto). Mas nem tudo é derrota.

Dos nove últimos colocados no ranking, só um conseguiu vencer na estreia: o Coritiba, que bateu o Cruzeiro.01VOCÊ, TORCEDOREstá achando que só nós passamos pela avaliação? Você também, amiguinho.

No aplicativo Meus Palpites no Brasileirão, você montou o G-4 e o Z-4. Pela estatística geral, as escolhas do G-4 incluíram Atlético-MG, Corinthians, Palmeiras e São Paulo (só o Palmeiras está lá, pelos critérios de desempate).

No Z-4, vocês foram um pouquinho melhores que nós: acertaram o Vitória. Ah, mas tudo isso ainda é muito vago porque só temos uma rodada? É, e daí? 01A garotada QUE VEM POR AÍ: DOIS já apareceRAMNo blog Na Base da Bola, o jornalista Pedro Venancio listou 20 candidatos a revelação do Brasileiro.

E olha, um deles deu as caras logo na primeira rodada. Lucas Fernandes, meia do São Paulo, brilhou com o gol da vitória sobre o Botafogo, fora de casa.

O Tricolor entrou em campo com os reservas e nem assim tomou conhecimento dos titulares da equipe carioca. Em Volta Redonda, Lucas fez sucesso – dá uma olhada na foto.

Quem também fez bonito foi Dodô, do Coritiba. O garoto jogou bem na vitória sobre o Cruzeiro e já está de olho na vaga de titular.

Então é bom ficar atento aos outros nomes da lista do Venancio, porque muita gente boa ainda vem por aí.01As respostas que você queriaLevantamos por aqui oito perguntas para este início de campeonato.

Vamos então cometer a imperdoável precipitação de responder todas agora, com apenas uma rodada. Pronto?1) Atlético-MG e São Paulo serão prejudicados pela Libertadores? Não, né? Os dois venceram com times reservas.

Tá bom para você? E o Cazares, além de fazer o gol da vitória sobre os titulares do Santos, ainda mandou o recado: essa história aí de festa na noite é lenda, viu?2) Como será a largada dos cariocas sem Maracanã e Engenhão? Flu e Fla na Série A, Vasco na B, todos ganharam. Só o Botafogo perdeu em Volta Redonda.

3) O Atlético-PR começará a se consolidar como principal candidato a surpresa? Pelo visto, não, com esses 4 a 0 para o Palmeiras.4) Corinthians e Grêmio terão ânimo e futebol recuperados depois da eliminação dupla na Libertadores? Médio.

O jogo não foi ruim, mas foi 0 a 0.5) O Santa Cruz, no retorno à Série A, já mostrará força para se manter? Já mostrou, né? Bem que o pessoal do jornal inglês “The Guardian” estava certo naquela reportagem da semana passada.

6) Os três atacantes de Muricy no Flamengo começarão a mostrar que podem resistir à dureza do campeonato? Hum. Everton fez o gol da Vitória, mas Guerrero foi mal, e Cirino correu mais do que jogou.

7) A gurizada do Inter será capaz de lidar com o clima de festa no Beira-Rio? Não foi. O favoritismo contra a Chape virou um 0 a 0 decepcionante.

8) As três semanas de treinos do Palmeiras terão reflexo em campo? Ô, se tiveram! Cuca animou a torcida logo de cara.01Série B: tudo misturadoA Segundona também entra no maravilhoso terreno da zoação.

Antes de a bola rolar, o GloboEsporte.com dividiu os 20 times em quatro categorias: favoritos, na briga, correndo por fora e sob risco.

Aí pegamos a classificação após a primeira rodada e separamos com o mesmo número de times em cada bloco. Nessa comparação meio surreal (porque só temos um jogo para cada, e os nove primeiros estão empatados), só acertamos sete dos 20.

Acha pouco para zoar? Então anota essa: o Vila Nova foi o último citado no nosso grupo sob risco, e lá está a equipe goiana como vice-líder, após atropelar o Bragantino por 3 a 0. Chega, né? Até semana que vem.

.

Fonte: Globo Esporte