Quando entrarem em campo, neste sábado, Botafogo e Flamengo estarão há 13 meses  e um dia se enfrentarem. Por conta da participação do Alvinegro na Série B, o último clássico aconteceu em 1º de março do ano passado. Na ocasião, o Botafogo venceu por 1 a 0, com gols de Tomas Bastos, no Maracanã, pela Taça Guanabara.

Esse período sem jogos é o segundo maior na história entre os clubes. A única vez que Botafogo e Flamengo ficaram mais tempo sem se enfrentaram aconteceu na década de 30.

Na época houve uma cisão entre amadores e profissionais, e os dois clubes disputaram ligas diferentes entre 1933 e 1937. O Rio de Janeiro ficou cinco anos sem o “Clássico da Rivalidade”.

No último encontro, os clubes celebraram no Maracanã os 450 anos do Rio de Janeiro. Desde então, muita coisa mudou.

Do time que entrou em campo, naquele 1º de março de 2015, pelo Botafogo, apenas Renan Fonseca e Jefferson seguem no elenco. Sassá, que entrou no segundo tempo, está no departamento médico.

Hoje em alta no rival, Willian Arão ainda defendia as cores alvinegras. Do atual elenco do Flamengo, Wallace, Pará, Márcio Araújo, Canteros, Gabriel e Marcelo Cirino estiveram no Maracanã no último encontro com o Botafogo.

 – Aquele jogo ficou marcado na minha vida. Era aniversario do Rio de Janeiro.

Foi especial demais. Tá louco.

No Maracanã, um estádio que eu conheci aos 12 anos, quando criança. E voltar defendendo um grande clube como o Botafogo e marcar contra o Flamengo.

Nossa..

. Tive outros momentos marcantes no Botafogo, mas esse foi muito especial, até porque nos ajudou a conquistar a Taça Guanabara.

Teve muita badalação, amigos, família, todos me ligaram. E foi um golaço – recorda Tomas Bastos, autor do único gol da partida.

Apesar do gol, Tomas não vingou no Botafogo e hoje defende o J. Malucelli.

O meia, porém, deixou amigos no clube e aposta em uma nova vitória alvinegra neste sábado. – Assisto a muitos jogos do Botafogo.

Deixei muitos amigos no clube. O Luis Ricardo é um cara muito especial.

Um cara que sempre me aconselhou. Estou sempre torcendo pelos meus ex-companheiros.

E vejo o momento do Botafogo muito melhor do que o do Flamengo. Estou na torcida e acredito na vitória – disse Tomas.

Botafogo e Flamengo já se enfrentaram 226. O Rubro-Negro levou a melhor em 84 oportunidades, enquanto o Alvinegro venceu 76 vezes.

Foram 66 empates. As duas equipes se enfrentam neste sábado, às 16h, em Juiz de Fora.

.

Fonte: Globo Esporte