Ainda há quem acredite que já viu de tudo no futebol. Eis que o esporte mais popular do planeta cisma em parafrasear Compadre Washington: ”Sabe de nada, inocente”. No Amazonas, por exemplo, a Associação dos Clubes Profissionais do Estado do Amazonas (ACPEA) fugiu dos formatos tradicionais de disputa e, assim como ocorreu no Campeonato Paulista de 2001, criou novas regras de pontuação no Estadual de Juniores.

No novo formato, um empate, além do ponto tradicional aos adversários, pode valer dois pontos para uma das equipes. Como? Em outra inovação: disputas por pênaltis em pontos corridos.

O time vencedor nas disputas penais leva um ponto a mais do tradicional para a tabela de classificação. A mudança ocorreu após aprovação de todos os 11 clubes que participam do torneio.

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) apenas acatou a decisão unânime.Para o presidente da ACPEA, Cláudio Nobre, a ideia é dar mais emoção ao Campeonato Amazonense de Juniores.

No entanto, caso o projeto seja satisfatório, é possível que ocorra também no campeonato profissional.- Foi uma ideia que tivemos para dar mais emoção ao final das partidas empatadas.

O projeto inicial foi aperfeiçoado e aprovado pelos clubes. Nós acreditamos que será uma disputa satisfatória, e o Campeonato sub-20 é o laboratório  Se for bem motivador, poderá ser usado, inclusive, na disputa profissional – disse Nobre.

Questionado se a inovação foi baseada em alguma outra competição, principalmente no Paulistão de 2001, Nobre negou. A constatação faz sentido, haja vista que os regulamentos, apesar de semelhantes, não são idênticos.

Um exemplo que explica a diferença é: no Campeonato Paulista daquele ano um empate encerrado em 0 a 0 dava ao time vencedor nos pênaltis apenas um ponto. Já o perdedor não somava ponto algum.

Entenda o regulamentoO Campeonato Amazonense de Juniores de 2016 será dividida em quatro fases. Na fase inicial, são 11 equipes dividas em apenas um grupo.

Elas duelam entre si, no sistema de pontos corridos, apenas com jogos de ida. Os oito melhores classificados avançam a fase seguinte.

Na 2ª fase, os oito adversário jogam entre si, no formato de pontos corridos, em jogos de ida. Os quatro melhores vão para as semifinais.

Nessa fase, se enfrentam 1º contra 4º e 2º contra 3º, em jogos de ida e volta. Os vencedores disputam a final, que também duelam em jogos de ida e volta.

.

Fonte: Globo Esporte