favorávelintermediáriopéssimoA duas rodadas para o fim da primeira fase do Campeonato Paulista, o XV de Piracicaba é o 15º colocado, com 13 pontos, e não depende somente de si para garantir a permanência na elite pelo sexto ano consecutivo. Esse cenário, porém, ainda pode mudar. No domingo, às 11h, o Nhô Quim encara o Linense, no Barão da Serra Negra, enquanto que na rodada final terá pela frente o Oeste, em Itápolis.

Mesmo em caso de duas vitórias, será necessário torcer por alguns outros resultados, mas o que torna a situação um pouco menos pior são os confrontos diretos entre times que também lutam para não jogar a Série A2 em 2017.>> TABELA DE GRUPOS DO PAULISTÃO>> CLASSIFICAÇÃO GERAL DO ESTADUALO Linense, que soma 18 pontos, por exemplo, depois de encara o XV, fora de casa, ainda terá um duelo contra a Ferroviária, em casa.

O time de Araraquara, que tem 16 pontos, antes vai receber o Botafogo, que tem 13 pontos e na rodada final vai duelar diante do Capivariano, que soma dez pontos e tem o rebaixamento praticamente certo. Com 17 pontos está o São Bernardo que em casa pega o já classificado RB Brasil e, depois, sai para duelar diante do Água Santa, que aparece com 16 pontos e, antes, encara a Ponte Preta, que também tem 16 pontos.

O GloboEsporte.com fez um levantamento que indica alguns cenários para o Nhô Quim.

Veja abaixo os cenários para o XV nas duas últimas rodadas do Paulistão:01favorávelXV vence o Linense, e o jogo entre Ponte e Água Santa tenha um vencedor (de preferência a Macaca, por conta do saldo de gols do Netuno ser quase igual ao do Nhô Quim). Neste caso, o time piracicabano deixa a zona de queda ao término da 18ª rodada com uma vitória simples aliado ao revés simples da equipe de Diadema, em Campinas.

E fica ainda melhor caso o RB Brasil vença o São Bernardo, no ABC, ou se a Ferroviária não vencer o Botafogo, em Araraquara. Desta maneira, o XV chegaria aos 16 pontos, assim como o Água Santa e Ferroviária, mas a um ponto do São Bernardo, que ainda seguiria com 17 pontos, e a dois do Linense.

Mesmo assim, bastaria ao XV somente vencer o Oeste, em Itápolis, para confirmar a permanência. Isso porque Bernô e Netuno duelam na rodada final, bem como terá o confronto entre Elefante e Ferrinha, em Lins.

 01intermediárioXV vence o Linense, e o jogo entre Ponte e Água Santa termina empatado. Com isso, o Nhô Quim chegaria aos 16 pontos, enquanto os adversários iriam aos 17 pontos.

A equipe piracicabana, porém, passaria a torcer para que a Ferroviária não vença o Botafogo-SP e, ainda, para que o São Bernardo supere o já classificado RB Brasil, no ABC. Caso os times empatam, a Ferrinha chegaria aos 17 pontos e o Bernô aos 18 pontos, enquanto o Bota estaria rebaixado.

 Se isso acontecer, o XV chegaria a rodada final da primeira fase precisando somente de uma vitória simples contra o Oeste, fora de casa, e que possivelmente pode estar com o rebaixamento consumado, pois na penúltima rodada visita o São Paulo, no Morumbi. Isso porque a Ferroviária vai enfrentar o Linense e ainda terá mais um duelo direto entre São Bernardo e Água Santa, em Diadema.

Ou seja, o Nhô Quim, vencendo, ultrapassaria pelo menos dois destes rivais.01péssimoO XV também pode ser rebaixado no domingo.

Para isso acontecer, o Nhô Quim terá que perder do Linense, em casa, aliado a um empate entre Ponte Preta e Água Santa, além de um empate ou vitória da Ferroviária na partida contra o Botafogo, em Araraquara. Desta maneira, o time piracicabano chegaria à última rodada com 13 pontos, chegando ao máximo a 16 pontos em caso de vitória sobre o Oeste, em Itápolis.

Enquanto isso, Macaca e Netuno já estariam com 17 pontos, bem como a Ferrinha em caso de empate diante do Pantera.Caso o Nhô Quim empate contra o Elefante da Noroeste, domingo, será preciso torcer para que a Macaca vença o Netuno (justamente por conta do saldo de gols do time de Diadema ser quase igual ao do XV), além disso, o time terá que torcer por uma derrota da Ferrinha para o Botafogo e, ainda, por um revés do São Bernardo diante do RB Brasil.

Assim, na última rodada, o XV teria 14 pontos, enquanto o Água Santa ficaria com 16 pontos, assim como Botafogo e Ferroviária. O Bernô, com 17 pontos, também não estaria livre da queda.

.

Fonte: Globo Esporte