A Série B do Campeonato Cearense 2016 chegou à sua metade nesta quarta-feira (6). Após 11 rodadas, quase dois meses de jogos e com onze times na disputa, a maioria do interior, poucas surpresas na atual classificação. Horizonte, Ferroviário e Floresta são os três primeiros na tabela.

Para além do futebol jogado, a competição começou com um W.O e já soma três.

Outra marca da Segundona este ano são as goleadas. 10 a 0, 9 a 0, além das comemorações inusitadas.

>>> Confira tabela da Série B do CearenseRebaixado da série A em 2015, o Horizonte chegou forte para voltar à elite do Cearense. Dos 10 jogos disputados, o time garantiu nove vitórias e um empate.

A equipe encerra a primeira fase com 17 gols marcados, com a defesa menos vazada e é líder do campeonato. Os adversários balançaram apenas cinco vezes a rede do goleiro horizontino.

O time que demorou a “dar as caras” no campeonato, mas venceu os principais adversários (Ferroviário e Floresta) e abrui vantagem na liderança. Com um jogo a menos, o Galo do Tabuleiro pode ampliar vantagem se vencer jogo atrasado da nona rodada contra o Maracanã, na próxima quarta-feira (13).

Reestruturado, com nova comissão técnica, o Ferroviário está na cola pela vaga na Série A. O time é vice-líder da competição com 22 pontos com sete vitórias, um empate e duas derrotas.

Sob comando do técnico Fernando Filho, o time tem maior saldo de gols da competição. A equipe protagonizou o 10 a 0 diante do Campo Grande, ainda na primeira rodada.

Nesse embalo, o time marcou 36 vezes e levou 12 gols. Roney, Diego e Valdeci foram os que mais marcaram.

Os três somam 21 gols para o Tubarão da Barra.O Floresta é um dos times que vem incomodando.

A equipe somou os três primeiros pontos sem jogar, quando venceu o Crato por W.O, no jogo de abertura da Segundona, em fevereiro.

Bem estruturado, o grupo tem o experiente Moré, um dos destaques do grupo. Equipe tem poder ofensivo concentrado nos pés de Expedito Jacinto, artilheiro do torneio com dez gols, seguido pelo mesmo Moré, que tem nove.

Com seis vitórias, quatro empates e uma derrota, o time está colado no Ferroviário, mas na terceira posição.Crato (19), Alto Santo (16) e Itapajé (13), que chegou a brigar judicialmente por vaga na elite do futebol cearense, são equipes que correm por fora na disputa.

Com campanha cheia de altos e baixos, torcem por tropeços dos três primeiros para tentar encostar na zona de classificação para a Série A do estadual.Depois deles, vem a caravana que ocupa a parte de baixo da tabela e que lutam bem mais contra o rebaixamento para a Série C do que para postular uma vaga na 1ª divisão.

O Maracanã, com 11 pontos, é o mais folgado neste luta contra o descenso. Em seguida, vem ainda o Iguatu, com 10 pontos, sendo o primeiro fora da zona de rebaixamento.

Dentro do Z-3, as três piores equipes, do ponto de vista técnico, da Série B do Cearense: Barbalha (7), Campo Grande (4) e Nova Russas (2), que correm sérios riscos de queda para a 3ª divisão, em 2017.>>> Reveja nossas previsões e as compare com a tabela do momentoA disputa pelas duas vagas na segunda fase da competição promete esquentar.

Horizonte precisa manter regularidade para seguir líder e ficar com o título. Ferroviário e Floresta têm chances reais de desbancar o time e ficar com o troféu.

A segunda fase da competição começa no sábado (9), com Iguatu x Maracanã, no Agenorzão.
.

Fonte: Globo Esporte