200420052011201220142015Nesta quarta-feira, o Cuiabá inicia sua sétima disputa de Copa do Brasil na história. As melhores campanhas vieram nos anos de 2014 e 2015, quando o time chegou à segunda fase e acabou sendo eliminado por Internacional e Vasco, respectivamente. Na edição 2016, o Dourado enfrenta o Juazeirense, em Juazeiro (BA), às 19h30 (de MT), pelo jogo de ida da primeira fase.

A vaga na competição nacional veio pelo título mato-grossense, conquistado em 2015. Exceto em 2011, quando conquistou a vaga pelo título da Copa Mato Grosso, as participações do Dourado no torneio nacional vieram pelos títulos estaduais.

Relembre as participações012004A equipe
estreou na competição em 2004 contra o Goiás. No dia 18 de fevereiro,
derrota por 1 a 0, no estádio Verdão.

Já no dia 03/03, o clube foi até o
estádio Serra Dourada, em Goiânia e perdeu por 3 a 1.  Equipe base – Júlio César, Elias, Mauricio, Leandro Cardoso, Paulinho e Filhão; Ataliba, Ewerton, Ademir e Elthron; Tita e Robinho.

Técnico – Oscar Conrado.012005No dia 02 de fevereiro, a equipe recebeu o Vila Nova-GO e
empatou por 1 a 1.

No jogo da volta, disputado no dia 16 de fevereiro,
vitória dos goianos por 2 a 0, no Serra Dourada. Equipe base – Júlio César, Giovani, Kall, Mauricio, Ataliba e Ewerton; Léo, Jader, Simônio e Ado; Bibiu e Buiu.

Técnico – Oscar Conrado.012011Vindo do título invicto da Copa Mato Grosso 2010, que garantiu a equipe
no torneio, o Cuiabá recebeu o Ceará, no estádio Dutrinha.

Os cearenses levaram a melhor e saíram de
campo com a vaga já no primeiro jogo ao vencerem por 2 a 0, no dia 23 de
fevereiro.Equipe base – Fabiano Heves, Marquinhos, Yuri, Reinaldo, e Natanael; Natan, Jean, Bogé e  Edu Amparo; Fernando e David Neto.

Técnico – Ary Marques. 012012O Dourado recebeu a Portuguesa no dia 08 de março, no estádio Dutrinha.

O placar ficou em 1 a 1, com gol de Fernando em cobrança de pênalti. Na partida da volta, em São Paulo, o time da capital paulista acabou vencendo por 4 a 0, no estádio Canindé.

Equipe base – Gatti: Niel, Lombardi, Marcelo e Natanael; César Romero, Bogé, Jean e Fredson; Fernando e Leandro Cearense. Técnico – Ary Marques.

 012014No ano da Copa do Mundo, o Cuiabá conquistou pela primeira vez uma vaga na segunda fase. Depois de eliminar o Barbalha (CE), com um empate sem gols no Ceará e a vitória por 2 a 0 no Dutrinha, em Mato Grosso, a equipe recebeu o Internacional.

O jogo de ida foi histórico, já que era apenas a terceira partida da história da Arena Pantanal. Com gol de Washington, o Dourado saiu na frente do Colorado, mas cedeu o empate no finalzinho do duelo disputado no dia 05 de maio.

Na volta, o Inter venceu por 4 a 1 e levou a vaga. Equipe base – Willian Alves; Éder Sciola, Diego Macedo, Samuel e Ruan; Mirita, Bosco,
Washington, Diego Torres e Gilsinho; Cleverson.

Técnico – Luciano Dias. 012015Pelo segundo ano seguido, o Dourado passou à segunda fase do torneio.

Na primeira, eliminou o Murici-AL. Depois de perder por 3 a 2 em Alagoas, o time mato-grossense venceu por 2 a 0 na Arena Pantanal, no dia 18 de março e avançou para enfrentar o Vasco.

Em casa, na Arena Pantanal, o Dourado jogou bem, mas deixou o campo com empate de 1 a 1, com gol de Maninho e ótima atuação do goleiro André Luis. Em São Januário, o empate em 0 a 0 deu a vaga ao time carioca, pelo gol marcado em Mato Grosso.

Equipe base – André Luís; Gean, Egon, Ricardo Braz e Maninho; Bogé, Felipe Blau, Raphael Luz  e Gilsinho; Nino Guerreiro e
Kaique. Técnico – Fernando Marchiori.

 
.

Fonte: Globo Esporte