O Barcelona realizou recentemente um torneio mundial entre as 26 escolinhas oficiais do clube. Foram 1.200 crianças divididas em 107 times e representando 19 nacionalidades diferentes.

Ícone do futebol bem jogado, o Barça está espalhando seu estilo pelo mundo. E não tem tido dificuldade para ganhar adeptos.

O GloboEsporte.com acompanhou o campeonato de perto na cidade de Barcelona – assista à reportagem no vídeo acima.

– O objetivo é fazer a marca Barcelona ser conhecida mundialmente e ensinar nossa metodologia. O Barça se caracteriza por ter um sistema de jogo ofensivo, criativo, de posse de bola, e queremos ensiná-lo para todo o mundo – disse Oscar Grau, diretor das escolinhas, admitindo ainda que o chutão, por exemplo, é algo “proibidíssimo” nas escolinhas.

O clube catalão está pegando pesado no marketing e, por meio de suas escolinhas, está presente em todos os continentes, exceto a Oceania. No Brasil, por exemplo, existem unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Mas o objetivo do Barcelona neste caso não é descobrir futuros craques, novos Messis, ou novos Iniestas. Por isso, não é normal um menino de escolinha ser “pescado” para as categorias de base de La Masia.

A ideia vai além disso: é formar cidadãos, ensinando-lhes valores como respeito, espírito de equipe e humildade.Ainda assim, a metodologia fala bem alto.

O Barça só abre uma escolinha a partir do envio de um coordenador técnico formado no próprio clube. E este é responsável por transmitir esses conhecimentos para os treinadores locais que quiserem fazer parte do projeto.

Com planos ambiciosos, o Barcelona também está levando o estilo culé para países onde o futebol não é muito popular, como República Dominicana e Índia. Com isso, vai abrindo cada vez mais seu leque de influência no futebol mundial.

Para saber mais detalhes, assista à reportagem completa no vídeo no topo desta matéria.
.

Fonte: Globo Esporte