Em dia de brasileiros em campo pela Libertadores, o Grêmio entra em campo pelo Campeonato Gaúcho. Apesar de também estar na disputa continental, o clube gaúcho só joga na outra quarta-feira, contra a LDU, motivo pelo qual antecipou para estar quarta-feira o duelo com o Brasil de Pelotas, pelas quartas de final. A vaga na semifinal do Estadual será definida em jogo único, às 19h30, na Arena do Grêmio, jogo que pode ter reflexos na Libertadores, na opinião do jornalista Diogo Olivier.

 – São duas decisões que estão absolutamente ligadas uma à outra. Se o Grêmio é eliminado, por exemplo, é um abalo de confiança terrível ir para um jogo decisivo, na altitude de Quito, sem a classificação no Campeonato Gaúcho.

E o contrário vale também: se vence com alguma naturalidade o Brasil de Pelotas e se classifica, sobrando como está sobrando e se credencia para o título, vai jogar com muito mais tranquilidade – avaliou, no “Redação SporTV”. Marcelo Grohe é um dos principais nomes do elenco gremista (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)Para o jornalista, apesar da preocupação com a Libertadores, o Tricolor também vê o Gauchão como uma decisão importante, especialmente pelo jejum de títulos (não vence o Estadual de 2010) e pela rivalidade – se vencer, o Internacional chegará ao hexacampeonato.

Após conseguir antecipar o jogo e ganhar tempo para se preparar para o jogo contra a LDU, o cuidado é para evitar problemas e lesões.- Tem outras questões, o Grêmio tem hoje dois jogadores insubstituíveis: o Marcelo Grohe e o Geromel.

Esses dois, se o Grêmio perder eventualmente no jogo como o de hoje (quarta), que é complicado, pegado, fica difícil substituir. O clube antecipou a partida porque já na madrugada vai viajar para Quito para tentar se aclimatar à altitude de alguma maneira.

São dois jogos que estão muito ligados – completou. Contra o Xavante, o time de Roger Machado deve entrar em campo com Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Bobô.

Depois do jogo, viaja ao Equador onde encara a LDU na outra quarta, dia 13, às 21h40, em jogo da quinta rodada da fase de grupos. A equipe gaúcha é a segunda colocada do Grupo B com cinco pontos e pode até voltar classificado caso vença e conte com um tropeço do San Lorenzo diante do Toluca (confira a tabela).

LEIA MAIS> Grêmio dá largada a série decisiva e duela com Brasil-Pel por vaga na semi> Brasil-Pel já eliminou Grêmio de Roger e Ronaldinho no Olímpico; vídeo
.

Fonte: Globo Esporte