O Coritiba terminou a primeira fase do Campeonato Paranaense com os melhores números ofensivos entre todas as 12 equipes. Foram 26 gols anotados nas 11 primeiras rodadas do estadual, o que rendeu ao time alviverde o posto de melhor ataque da competição e com nove gols a mais que o segundo melhor artilheiro, o JMalucelli, que fez 17. O destaque da equipe comandada pelo técnico Gilson Kleina ficou por conta do atacante Kleber Gladiador, artilheiro do estadual com 9 gols em 7 jogos.

Na vitória de 3 a 1 sobre o Maringá, no último domingo, Kleber marcou seu nono gol. O Coxa começou o campeonato mostrando pontaria afiada e estreou com goleada de 4 a 0 sobre o Cascavel, no Couto Pereira.

Venceu ainda os dois clássicos, diante do Paraná, por 3 a 0 e contra o Atlético-PR, por 2 a 0. Em terceiro lugar na primeira etapa do campeonato, o Coxa só não balançou a rede na derrota para o JMalucelli por 1 a 0, na nona rodada.

 Como comparação, o Alviverde encerrou a primeira fase do Paranaense de 2015 com 17 gols marcados, nove a menos do que a atual edição. O time foi finalista e perdeu na decisão para o Operário-PR, rebaixado com o Maringá neste ano.

Kleber tem a melhor média; Dudu e Juan se destacamO nome dos gols do Coritiba na atual temporada é Kleber Gladiador, artilheiro isolado do Paranaense, com 9 gols, e responsável por 34.61% dos assinalados pelo time no torneio regional.

Os bons índices do camisa 83 se destacam quando é levado em consideração os números de jogos do atleta no campeonato. O atacante participou de 7 dos 11 jogos da equipe alviverde, ficando fora de quatro rodadas por conta de uma lesão na coxa.

Mesmo ausente, o jogador terminou a primeira fase como o principal goleador do Coxa no estadual.- Feliz pelo momento, por poder contribuir.

Nosso grupo é muito bom e cada um tem dado a sua parcela de contribuição. Os gols estão saindo e isso é importante, mas fico ainda mais feliz com as boas atuações e com as vitórias.

Não adianta marcar gol e ver o time perder. Eu quero fazer gol e comemorar vitória – disse o atacante via assessoria de imprensa.

Apesar de Kleber ter sido o centro das atenções quando o assunto é bola na rede, a responsabilidade de marcar gols tem sido dividida na equipe, com todos os setores contribuindo para o Coritiba terminar a primeira fase com o maior número de gols. Na vice-artilharia está o meia Dudu, com quatro gols, seguido do companheiro Juan, com três, e de Leandro, com dois.

Outros sete jogadores possuem um gol marcado, casos do zagueiro Luccas Claro, do lateral-esquerdo Carlinhos, do volante Amaral, do meia Thiago Lopes e dos atacantes Evandro e Vinícius. O destaque fica por conta do goleiro Wilson, que marcou o terceiro gol no empate em 3 a 3 com o Rio Branco-PR, no Couto Pereira, pela sexta rodada (relembre no vídeo abaixo).

 Confira tambémClassificação e jogos do ParanaenseAtaque afiado no segundo tempoDono do melhor ataque do estadual, o Coritiba tem se destacado por assinalar gols nas etapas finais das partidas. Dos 25 gols anotados pelos jogadores alviverdes (um deles foi marcado contra por Marcão, no empate em 3 a 3 com o Rio Branco-PR), 17 foram no segundo tempo e oito no primeiro.

Dez gols do Coxa saíram depois dos 30 minutos do segundo tempo. Destes, três foram anotados nos acréscimos, na vitória por 3 a 0 sobre o Foz do Iguaçu, no empate em 3 a 3 com o Rio Branco-PR e na vitória por 3 a 1 sobre o Maringá.

Veja abaixo os gols marcados pelo Coritiba na primeira fase do Paranaense 2016:1ª rodada – Coritiba 4×0 Cascavel Gols: Kleber (2x), Juan e Dudu 2ª rodada – Foz do Iguaçu 0x3 Coritiba Gols: Kleber (3x)3ª rodada – Coritiba 1×1 LondrinaGol: Amaral4ª rodada – Toledo 3×2 CoritibaGols: Kleber e Evandro5ª rodada – Coritiba 4×0 Operário-PRGols: Luccas Claro, Kleber (2x) e Dudu 6ª rodada – Coritiba 3×3 Rio Branco-PRGols: Carlinhos, Marcão (contra) e Wilson7ª rodada – PSTC 2×1 Coritiba Gol: Leandro8ª rodada – Coritiba 3×0 ParanáGols: Juan e Dudu (2x)9ª rodada – JMalucelli 1×0 Coritiba10ª rodada – Atlético-PR 0x2 CoritibaGols: Thiago Lopes e Juan11ª rodada – Coritiba 3×1 MaringáGols: Vinícius, Leandro e KleberConfira mais notícias do esporte paranaense em globoesporte.com/parana
.

Fonte: Globo Esporte